sexta-feira, junho 09, 2017

TI V2N3 - LIÇÃO 2

Emanuel


 Ao final da lição a criança deverá
SABER que, por nos amar, Jesus deixou o Céu e nasceu em um lugar humilde.
SENTIR-SE admirada de Jesus ter deixado o Céu e vir nascer na Terra.
RESPONDER falando a alguém sobre o nascimento do bebê Jesus.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Porque um menino nos nasceu;... e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6. Para crianças muito pequenas usar apenas: “Porque um menino nos nasceu;... e o Seu nome será: [...] Deus Forte.” Is. 9:6.

LEITURA BÁSICA: Lc. 1:26-56; 2:1-7; Mt. 1:18-25;Hb. 10:5-7; O Desej. de Todas as Nações, pág 22-25.

RECURSOS  NECESSÁRIOS: Memorizando: visual indicado abaixo; Conquistando a Atenção: Opção A. gravuras ou fotos de bebês. Opção B. objetos que bebês usam (mamadeira, fralda, chocalho, etc); Lição: um boneco embrulhado em panos, cenário ou maquete de estábulo, anjo (o mesmo usado na lição; personagens; Contando aos Outros: cópia da manjedoura dobrável ou da atividade para cada criança;

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Memorizando: Imprimir a figura abaixo. Colorir como desejar.








Lição:
Cenário: Escolher um canto da sala para ser Nazaré (pode ser apenas uma plaquinha com o nome da cidade) e outro para ser Belém, onde deve estar o estábulo: colocar palha, uma cestinha e alguns animais de pelúcia, plástico ou papel (ovelha, vaca, jumento) ou, ainda, crianças com máscaras de animais da fazenda. Este estábulo pode também ser montado embaixo de uma mesa coberta com TNT ou papel pedra. Vestir algumas crianças com roupas dos tempos bíblicos para serem os personagens: José e Maria, os anjos, os animais. Ter um boneco embrulhado em panos.
Maquete: Fazer cópias das figuras abaixo e colá-las em cartolina. Colar palitos de churrasco atrás dos bonecos e usar uma caixa com areia ou um pedaço de isopor como suporte. (mais opções em: Orientações para os Recursos Visuais AQUI).



Para quem gosta de trabalhar em papel, vale a pena clicar AQUI e visitar o site www.mylittlehouse.org. O lindo material da foto abaixo está lá.



Mas, se houver dificuldade com o inglês, basta ir ao blog fantástico da Tamara Lima, Investindo nas Crianças. Ela baixou os arquivos e traduziu as instruções. Isso facilita bastante!

Outros materiais do mylittlehouse, ótimos para as crianças fazerem em casa, com a ajuda dos pais.




Clique AQUI para fazer o download dos arquivos em PDF.

Outras figuras lindas para a história, como as que estão abaixo, você encontra AQUI.









Contando aos outros: Imprimir uma atividade ou a manjedoura para cada criança.






CONQUISTANDO A ATENÇÃO : [Levar numa caixa, fotos de bebês (ou pedir com antecedência, fotos das crianças quando eram bebês e mostrá-las nesse momento). Pode-se também levar uma mãe com seu bebê ou uma gestante e fazer uma entrevista com ela. Falar sobre as coisas que os bebês podem fazer e as que não podem. Conversar sobre como a família se prepara para receber um bebê (enxoval, móveis, etc.) e também sobre a alegria que os pais sentem quando recebem a notícia que vão ter um bebê. Depois, dizer:] Antes de você nascer sua mãe e seu pai chamaram suas avós e seus avôs, tias e tios e lhes deram a boa notícia: “Vamos ter um bebê!”. Deus estava tão feliz quando o Menino Jesus ia nascer que enviou o anjo Gabriel para a dar a notícia a uma moça. Vamos ouvir a história?

LIÇÃO: [Mostrar a Bíblia e dizer:] No começo da Bíblia está escrito que Deus prometeu a Adão e Eva que enviaria Seu Filho a este mundo para morrer no lugar do pecador. Um dia Ele cumpriu essa promessa e isso está escrito nos primeiros livros do Novo Testamento.
Há cerca de dois mil anos atrás, havia uma jovem chamada Maria que morava em uma cidade chamada Nazaré e era prima de Isabel. Ela era muito delicada e bondosa. Num dia especial, o anjo Gabriel [Aproximar o anjo de Maria] apareceu-lhe e disse: “Alegre-se, agraciada. O Senhor está com você.” Maria assustou-se [fazer expressão de espanto] e ficou com um pouquinho de medo. Gabriel disse: “Não tenha medo, Maria. Deus lhe dará um filho. Você lhe dará o nome de Jesus. Ele será chamado Filho de Deus. Ele reinará para sempre e Seu reino não terá fim.” Todos os israelitas sabiam que um dia Jesus iria nascer como um bebezinho nesta Terra. Eles esperavam e oravam por isso. E todas as senhoras de Israel desejam ser a mãe dele. Mas Deus escolheu Maria, uma jovem que nunca havia se casado, para ser a mãe de Seu Filho aqui na terra. Maria não duvidou do anjo, como fez Zacarias. Mas, com muita humildade, ela disse [fazer uma voz meiga:] “Eu sou a serva do Senhor. Faça-se assim como disseste.”
Depois disso, Maria foi visitar sua prima Isabel, que estava grávida de João. Quando ela chegou lá, Isabel já sabia que ela seria a mãe de Jesus. Ela recebeu Maria com estas palavras [fazer uma voz alegre]: “Bendita és tu, entre as mulheres, e bendito é o Filho que terás”. As duas primas conversaram e Maria ficou sabendo que o filho de Isabel seria um pregador e prepararia o povo para receber Jesus como seu Salvador. Maria ficou com Isabel por três meses até nascer o bebê João. Então, ela voltou para Nazaré e deu a alegre notícia para José, seu noivo.
José era um bom homem, mas, no começo, ele não acreditou em Maria. Talvez ele estivesse pensando que ela havia inventado a história. Por isso, Deus enviou o anjo Gabriel em um sonho para conversar com José. [Aproximar o anjo de José.] O anjo disse [fazer uma voz solene]: “José, não tenha medo de se casar com Maria. Ela terá um Filho, e você o chamará de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados.” José acreditou na mensagem do anjo e se casou com Maria.
Depois de alguns meses, um mensageiro foi a Nazaré, e também a outras cidades, e avisou ao povo [fazer voz de anuncio]: “O Imperador César Augusto ordena que todos devem ir à cidade de sua família para serem contados.” Maria e José eram da família de Davi, por isso tiveram de ir a Belém para serem contados. Eles fizeram uma longa viagem. E naquela época não havia carro, ônibus ou avião. Tudo o que tinham era um burrinho que levava Maria e a bagagem. [Maria deve sentar-se no burrinho (cabo de vassoura, se Maria for uma criança) e dar uma volta pela classe. Durante o percurso, mencionar que havia uma ladeira bem grande (arfar um pouco), que o sol estava quente (abanar-se) e que o burrinho andava bem devagar.]
Maria estava muito cansada e logo teria o bebê. Por isso, ao chegar a Belém, José procurou imediatamente um lugar para ficar. Belém estava cheia de gente e a hospedaria estava lotada. Maria e José bateram em muitas portas, mas ninguém lhes deu lugar. [Maria e José devem se dirigir a algumas crianças que estão assistindo a história e fingir que estão batendo nas portas. As crianças devem balançar a cabeça, dizendo “não”.] Eles andaram de um lugar para outro durante muito tempo. Mas o único lugar que conseguiram foi um rancho onde os animais passavam a noite. [Maria e José devem dirigir-se ao estábulo.] Maria estava tão cansada que nem se importou. E foi ali que nasceu o bebê de Maria. Ela o embrulhou em panos quentinhos e o segurou junto a si. [Fazer isso com o boneco.] Então ela o deitou em uma manjedoura cheia de palha macia. [Deitar o bebê na manjedoura.] A manjedoura era o lugar onde os animais comiam. Foi o único berço que ela conseguiu para seu bebê. E ele dormiu enquanto sua mãe descansava.
E foi assim que Jesus, o Filho de Deus, deixou seu trono lá no Céu para nascer nesta terra em um estábulo, dormindo numa manjedoura. Mas Ele não se importou com isso. O que Ele realmente queria era mostrar o quanto Deus nos ama.

ATIVIDADE DE REVISÃO: [Usar o boneco embrulhado em panos que foi usado para ilustrar a lição. Colocar as perguntas escritas em papeizinhos dentro de uma cestinha ou caixa. Fazer um círculo com as cadeiras e as crianças. Passar o boneco de mão em mão. Cantar “Vamos criancinhas com muito amor, adorar contentes o Salvador...”, ou outro cântico. Quando a música parar, a criança que estiver com o bebê deve tirar uma pergunta da cestinha e respondê-la. Esta criança já não pega mais perguntas. Continuar até que todas as crianças participem.]

1. Quem era Maria? Prima de Isabel.
2. Onde ela morava? Nazaré.
3. Quem veio visitá-la? O anjo Gabriel.
4. Quem Maria foi visitar? Sua prima Isabel.
5. O que Maria ficou sabendo sobre o bebê de Isabel? Que seria um pregador e prepararia o coração do povo para receber o filho de Maria, Jesus, como Salvador.
6. Quem era José? O noivo de Maria.
7. O que o anjo disse a José em um sonho? Que o Filho de Deus nasceria de Maria.
8. Por que Maria e José tiveram que ir a Belém?  Porque o imperador mandou que todos fossem à cidade de sua família, para serem contados.
9. Por que  não havia lugar para Maria e José na hospedaria?  Porque a cidade estava lotada.
10.  Onde Jesus nasceu?  No lugar onde os animais dormiam.
11.  Por que Deus enviou Seu filho ao mundo? Para mostrar Seu amor por nós.


MEMORIZANDO: [Dizer:] O profeta Isaías soube do nascimento de Jesus muitos e muitos anos antes disso acontecer. Ele ficou muito feliz e disse claramente que Ele não seria um bebê qualquer. Ele seria o Filho de Deus. [Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Explicar as palavras difíceis e o sentido total do verso. Mostrar os visuais na ordem correta e repetir por três vezes com a classe. Chamar uma criança para tirar uma parte do verso. Repetir com todas as crianças o verso inteiro, inclusive a parte que está faltando. Continuar o processo até que todo o verso seja memorizado. Deixar a referência sempre por último.]

APLICANDO: [Mostrar três dedos. Pedir que as crianças façam o mesmo. Dizer:] Vamos contar quantos dedos temos aqui? Um, dois, três. Muito bem. Sabem, Jesus veio a esse mundo por três importantes razões, entre outras. [Mostrar o indicador.] A número 1 é mostrar quem é Deus. Satanás havia espalhado mentiras, dizendo que Deus era mau e que não perdoava ninguém. Então Jesus veio para mostrar a verdade. [Perguntar a algumas crianças com quem elas se parecem: se com o pai, a mãe, o avô ou um tio. Dizer:] Geralmente os filhos se parecem com os pais ou com algum parente próximo. Com quem vocês acham que Jesus se parecia? [Dar tempo para as respostas.] Jesus era o Filho de Deus e se parecia com Seu Pai do Céu. Quando as pessoas viam a maneira de Jesus agir, podiam dizer: “Agora sei como Deus é. Ele é amoroso, paciente e bondoso como Seu Filho.” [Mostrar o número dois com os dedos.]
Jesus também veio nos ensinar como devemos viver para agradar a Deus. Basta agirmos como Ele agia e estaremos trazendo alegria a Deus. [Mostrar o número três com os dedos.] Mas a terceira razão, é que Jesus veio receber o castigo pelo pecado no nosso lugar. Desde lá do Céu, Ele já sabia que sofreria muito. Mas Ele não se importou com isso. Ele queria nos livrar dos pecados. Agora vamos lembrar as razões para Jesus vir a esse mundo. [Pedir que as crianças levantem um dedinho de cada vez, falando em conjunto:] Número 1 – Mostrar como Deus é. Número 2 – Ensinar como viver. Número 3 – Sofrer o castigo pelos nossos pecados.
Não podemos entender como Jesus teve tanto amor por nós. Mas podemos agradecer a Ele. Vamos dizer juntos: “Obrigado, Senhor Deus, por ter enviado Jesus!

CONTANDO AOS OUTROS : [Mostrar gravuras (ou objetos) relacionados a bebês recém nascidos: berço, lençóis e cobertores, mordedores, mobílies, carrinhos, etc. Falar sobre o custo disto e que nem todos podem ter coisas assim. Falar como Jesus escolheu nascer como um nenê pobrezinho e não em um palácio. Escolher uma das atividades fixar esta lição. Pedir às crianças que usem o seu trabalhinho para contar a outros sobre o amor de Jesus. Se não houver tempo, entregar tudo quase pronto. Se não, deixar que as crianças pintem ou enfeitem seus desenhos. Concluir com uma oração, agradecendo a Deus por ter enviado Jesus.]


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!