quinta-feira, junho 08, 2017

TI V2N3 - LIÇÃO 10

Visita Secreta


OBJETIVO: Ensinar à criança que Jesus conhece nossos pensamentos e orações, e quer nos atrair a si para sermos transformados. Ao final da lição a criança deverá
SABER que Jesus conhecia Nicodemos e tudo o que ele sentia, por isso lhe mostrou sua necessidade de salvação.
SENTIR confiança em Jesus e desejo de seguir pelo caminho da salvação.
RESPONDER buscando um encontro com Jesus e um novo nascimento.

LEITURA BÁSICA: João 3:1-21; O Desejado de Todas as Nações, páginas 167 a 177.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Antes que clamem, responderei; estando eles ainda falando, os ouvirei.” Isaías 65:24.
Verso Opcional: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: (verso opcional) cartazes com o verso; Conquistando a atenção: figuras de bebês; Lição: lenços longos de pescoço ou tiras de tecido em forma de cachecol (se puder, dê um lenço para cada criança, se não, use apenas você); Contando aos Outros:  cópia da atividade para cada criança (seguir as instruções na própria página).

COMO PREPARAR OS RECURSOS VISUAIS
Memorizando:
Copiar as figuras abaixo. Pintar os desenhos. Colar sobre retângulos maiores de papel color set, em cores variadas, formando molduras.





Contando aos outros: Uma cópia da figura abaixo para cada criança. Fica melhor se impresso em cartolina.





CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Mostrar figuras de bebês e perguntar como eles são, o que precisam para crescer, o que eles já sabem fazer quando nascem. Dizer:] Hoje falaremos sobre gente grande que precisa tornar-se como um recém-nascido.

LIÇÃO: [Estratégia do lenço extraída de “Auxiliar para Diretores e professores da Escola Sabatina - Jardim da Infância, Ano A, 2º trimestre, p. 85. CPB, Tatuí, 2014.]

 [Se as crianças forem obedientes, dar um lenço para cada criança e desafiá-las a fazer com ele os mesmos gestos que você fará. Se forem agitadas, é melhor não lhes dar o lenço.]
[Mostrar a Bíblia e dizer:] Nossa história bíblica de hoje fala de um homem chamado Nicodemos. [Pegar o lenço. Dizer:] Uma noite Nicodemos estava caminhando pelas ruas de Jerusalém em direção ao Monte das Oliveiras numa visita secreta a Jesus. Possivelmente todos já estavam dormindo. [Colocar uma mão sob o rosto, cobrir os ombros com o lenço e fechar os olhos, como quem está dormindo.] E ninguém o via andando pelas ruas. [Colocar o lenço sobre os olhos.] Nicodemos cuidava para não fazer barulho. [Caminhar com cuidado e em silêncio.]
Nicodemos era um homem muito rico e importante. [Fazer um nó em seu lenço e colocá-lo na cabeça como um turbante.] Por isso não queria que seus amigos, os sacerdotes e fariseus, soubessem que ele estava indo ver Jesus. Não é difícil imaginar que ele tivesse escondido a cabeça com uma capa. [Colocar o lenço sobre a cabeça.]
Nicodemos era uma professor que amava muito a Deus e queria fazer o que era certo. Ele estudava muito a Bíblia. [Enrolar o lenço para fazer um rolo como uma Bíblia da época de Jesus.] Naquele tempo os livros eram uns rolos como esse que eu fiz e para ler a Bíblia eles a abriam assim. [Abrir o rolo e mostrar como era lido.] Quando Jesus esteve no templo, Nicodemos viu como Ele expulsou os comerciantes trapaceiros. Viu também Jesus curando os doentes e ouviu os cânticos de louvor deles. Naquele dia Nicodemos pensou: “Talvez Jesus seja o Messias. E se Ele for o Filho de Deus?” Ele teve tanta vontade de falar com Jesus que não resistiu e foi visita-Lo. Mas não teve coragem de contar isso a seus amigos.
Jesus ficou feliz com a visita de Nicodemos. [Abanar o lenço ou dar um grande sorriso.] Nicodemos e Jesus conversaram. [Movimentar uma das pontas do lenço, depois a outra, como se fossem um e outro conversando, face a face.] Jesus sabia tudo que Nicodemos estava pensando e disse o que ele precisava ouvir. [Balançar uma das pontas, como alguém falando:] “Digo-lhe que se uma pessoa não nascer de novo não pode entrar no Céu.” Nicodemos perguntou. [Movimentar a outra ponta:] “Como pode um homem crescido nascer novamente como um bebê?” [Enrolar o lenço e niná-lo como um bebê.] Jesus disse [movimentar a outra ponta do lenço]: “Você precisa nascer da água e do Espírito.” Nicodemos tinha ouvido João Batista pregar e visto muitos homens sendo batizados. Ele sabia que “nascer da água” quer dizer “ser batizado”. [Esticar um pedaço do lenço e dobrá-lo como se estivesse batizando.] Mas ele se considerava muito bom e achava que não precisava ser batizado. Pensava que isso era coisa para pessoas más. E Jesus estava dizendo que ele precisava mudar, vencer seu orgulho e ser batizado. [Repetir o último gesto.] Nicodemos pensava que podia ser salvo do jeito que era, sem precisar mudar nada.
Mas, quanto mais Nicodemos ouvia Jesus [colocar o lenço no ouvido, como quem escuta algo] mais ele desejava ter um novo coração. [Colocar o lenço no coração.] Ele queria ser salvo e Jesus sabia disso. Jesus então lhe explicou que ele precisava acreditar que Jesus era o Salvador prometido por Deus. Depois, Jesus contou para Nicodemos que Ele seria levantado na cruz [levantar o lenço] e quem cresse nEle  seria salvo.
Nicodemos despediu-se de Jesus [abanar o lenço] e se foi. Voltou para casa e estudou a Bíblia. [Enrolar o lenço como Bíblia antiga.] Mas não contou nada para ninguém. [Abanar o lenço, como sinal de não.] Mas ele via Jesus ensinando, pregando e curando.
Os amigos de Nicodemos não gostavam de Jesus e queriam matá-lo. [Colocar o lenço em volto do pescoço.] E Nicodemos sempre os atrapalhava de fazer isso. [Tirar o lenço.] Então seus amigos perceberam que ele era amigo de Jesus. Então, no dia em que se reuniram para julgar Jesus, eles não convidaram Nicodemos. Quando ele descobriu já era tarde demais.
Quando viu Jesus foi crucificado [formar uma cruz com seu braço e o lenço], Nicodemos lembrou-se que Jesus havia dito que seria erguido e creu que Ele era o Filho de Deus. Arrependeu-se e pediu perdão de seus pecados. Depois de Jesus ressuscitar e ir para o Céu [levantar o lenço o mais alto que puder] Nicodemos foi batizado [deitar o lenço] e tornou-se um discípulo. Ele deu todo o seu dinheiro para ajudar a igreja. Ficou pobre, mas muito feliz.
Jesus fez uma grande transformação na vida de Nicodemos e ele realmente tornou-se uma nova pessoa. Ele venceu seu orgulho e tornou-se uma pessoa humilde e bondosa.  Ele realmente nasceu de novo.

REVISANDO: [Fazer as perguntas para todos e pedir que obedeçam à ordem de comando de cada pergunta. Se necessário, repetir pausadamente para que as crianças entendam bem.]
Se Nicodemos foi ter com Jesus quando o sol ainda estava alto bata os pés no chão. [Eles não devem bater, pois Nicodemos foi ter com Jesus à noite.]
Se Deus sabe tudo o que precisamos mesmo ante de pedirmos fique de pé. [Devem ficar de pé porque a afirmação está correta.]
Se o verso que diz que devemos nascer de novo está no livro de Daniel 65:24 bata no peito. [Elas não devem bater. A afirmação está incorreta.]
Se Jesus ficou triste ao encontrar Nicodemos sente-se. [Não devem sentar-se, porque Jesus ficou feliz.]
Se Jesus disse que precisamos nascer de novo, incline a cabeça. [Devem inclinar, porque a afirmação está correta.]
Se podemos ser salvos como somos, sem mudar, dê um passo à frente. [Não devem dar um passo, porque a afirmação está incorreta.]
Se Nicodemos era orgulhoso e se achava bom, levante os braços. [Devem levantar porque a afirmação está correta.]
Se não precisamos crer que Jesus Cristo nos salva e nos transforma, estique os braços para a frente. [Não devem esticar porque a afirmação está incorreta.]
Se Nicodemos estudou mais a Bíblia depois do encontro com Jesus, coloque as mãos na cintura. [Devem colocar.]
Se Nicodemos creu em Jesus como Salvador, quando O viu crucificado, coloque as mãos em posição de oração. [Devem colocar porque a afirmação está correta.]

MEMORIZANDO:
Verso da lição: [Ensinar o verso usando os gestos sugeridos na lição.]
Antes que clamem, responderei - [por as duas mãos na boca, mostrar o público].
Estando eles ainda falando, os ouvirei - [fazer um microfone com a mão e apontar a orelha].
Isaías 65:24 - [juntar as mãos e abri-las como um livro.]

Verso opcional: [Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Explicar o sentido total do verso. Colocar os visuais sobre um suporte ou pedir que quatro crianças os segurem. Recitar o verso inteiro por três vezes com todos. Misturar as partes do verso e pedir para uma criança arrumá-las. Recitar de novo, inteiro. Repetir o processo algumas vezes até que o verso tenha sido memorizado.]

APLICANDO: [Mostrar uma atividade de Contando aos Outros já pronta e usá-la para ilustrar o ensino. Dizer:] Quando estamos com nossos pecados, nossa vida é feia como esta lagarta. Quais são as coisas feias que fazemos? [Nós mentimos, desobedecemos, tratamos mal às pessoas.] Mas se cremos em Jesus e pedimos a Ele o perdão dos nossos pecados e um coração limpo, Ele vai nos atender na hora. E teremos um novo nascimento, como a borboleta que sai do casulo. Vejam como é diferente a borboleta da lagarta. Assim é a diferença de quem nasceu de novo para quem não nasceu. Mencionem coisas bonitas que alguém que nasceu de novo faz. [Dar tempo para as respostas.] Precisamos pedir que Jesus nos faça nascer de novo, para que possamos gostar das coisas boas e não gostarmos mais de pecar. Se vocês sentiram vontade de nascer de novo de serem transformados, peçam a Deus que Ele vai fazer isso por vocês agora mesmo. [Orar pedindo a Jesus uma transformação, um novo nascimento para todos ali.]

CONTANDO AOS OUTROS:
[Entregar uma cópia da atividade para cada criança. Se for para fazerem na sala, entregar já quase pronta, faltando algum detalhe que as crianças consigam fazer com relativa facilidade. Se não houver tempo, deixar que levem para casa e façam a atividade com a ajuda dos pais.  Enquanto trabalham, dizer:] Mostrem esta figura para alguém e expliquem a necessidade que todos temos de nascer de novo. Não se esqueçam de falar sobre as mudanças que acontecem em quem nasce de novo.

ENCERRAMENTO: [Cantar. Orar.]
ENSAIO PARA A APRESENTAÇÃO NO PRÓXIMO SÁBADO (até 10 minutos).



Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!