quarta-feira, março 08, 2017

Tesouros Infantis - V2N4 - Prefácio

Prefácio
            
             Nos próximos três meses um desfile de reis e rainhas de todo tipo passará diante de nossas crianças. Com exceção da última lição, que fala sobre Jó, todas as outras têm pelo menos um rei como personagem e a sala do trono estará presente em praticamente todas elas. Por isso, nossa sugestão é que a sala seja decorada de acordo com o tema da realeza, usando objetos e figuras relacionados a esse isso: coroa, cetro, trono, capa, tapete vermelho e coisas semelhantes. Já seguindo esse tema, oferecemos três sugestões de incentivo de presença e de memorização de versos (aqui).

Mas, não só a realeza inspirará os cenários. Algumas das histórias prediletas das crianças serão contadas neste trimestre: as aventuras dos quatro hebreus na Babilônia, Jonas no ventre do grande peixe, a rainha Ester e muitas outras. Em todas elas, a imaginação e habilidades artísticas terão ampla oportunidade de produzir recursos e cenários lindos, que favoreçam grandemente o aprendizado: a estátua de Nabucodonosor, a fornalha ardente, a cova dos leões, o grande peixe. Neste manual oferecemos várias opções de cenários, algumas simples e outras mais sofisticadas. Fique à vontade para desenvolver esses e outros recursos visuais de acordo com sua criatividade, tempo e orçamento.
Buscando um conteúdo mais abrangente, nos baseamos no texto da lição Tesouros Infantis, volume 2, número 2, de 2009 (a versão antiga), com algumas modificações. Mas algumas histórias são bastante longas. Se sua classe conta com mais crianças de quatro a seis anos, vale à pena suprimir alguns detalhes.

Dentre as estratégias sugeridas aqui, chamamos a atenção para o verso para memorizar. Nas lições 1 e 7, oferecemos uma opção diferente do verso, que se encaixa melhor com a aplicação da lição proposta neste manual. Você, professor(a), deve escolher se vai ensinar o verso da lição ou o proposto pelo manual. Se escolher o verso proposto pelo manual, combine isso com os pais e envie com antecedência qual as crianças devem memorizar durante a semana. Para facilitar, preparamos cartões com os versos à página 11. A lição 2 tem duas histórias importantes. Na própria lição há instruções para quem quer contar as duas ou apenas uma delas.

Para valorizar a lição, todos os sábados um ajudante deve ficar à porta recepcionando as crianças e recolhendo suas lições. Enquanto as crianças participam das atividades do dia, esse ajudante deve verificar se as atividades foram feitas em casa e colar um adesivo ou usar um carimbo pedagógico ou, até mesmo,  dar um “visto” para mostrar que a lição foi corrigida. Pode-se oferecer um brinde no final do trimestre para quem tiver todas as lições completadas.

Todas as lições deste manual, inclusive algumas figuras coloridas adicionais estão postadas em evangelismoinfantil.blogspot.com onde é possível encontrar mais figuras que as desse manual. Basta pesquisar as tags com o nome dos personagens ou colocar TI V2N2, na caixa de pesquisa. Em qualquer necessidade, o professor pode também procurar ajuda no departamento infantil de sua associação, que está preparado para prestar o apoio necessário, bem como os das Uniões Norte e Sul.
Que o Senhor abençoe a cada envolvido na missão de evangelizar e discipular nossas crianças, lembrando sempre que
“Não é vontade de vosso Pai, que está nos céus,
que um destes pequeninos se perca.”


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!