segunda-feira, novembro 21, 2016

Tesouros Infantis - V2N1 - Lição 5

Dá-me sabedoria, Senhor!
Salomão pede sabedoria a Deus

Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que pode ser sábia com a ajuda de Deus;
SENTIR  necessidade de alcançar a sabedoria para fazer boas escolhas;
RESPONDER, buscando a sabedoria de Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Ao homem  que é bom [...] dá Deus sabedoria, conhecimento e alegria.” Eclesiastes 2:26. ARC.



RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: gravuras de profissionais;  Lição: Opção 1 - cenário grande; Opção 2 - maquete;  Contando aos Outros: círculos e tiras de papel, folhas de papel, cola, lápis de cor.
  
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Conquistando a atenção: Preparar um número de gravuras (grandes) de pessoas
vestidas de acordo com suas profissões: carpinteiro, pintor, jardineiro, médico, cozinheiro, pastor.

Lição:
Opção 1 - Cenário grande: Em um lado da sala, colocar um colchonete ou edredon para servir de cama. No outro, fazer uma sala do trono, com uma cadeira coberta por um tecido bonito, e outros enfeites. Colocar roupas dos tempos bíblicos nas crianças que serão Salomão, o capitão e as duas mulheres. Ter um boneco bebê.

Opção 2 - Maquete: Com uma caixa de sapato forrada por dentro, fazer o quarto. Com uma caixinha pequena, encapada com papel diferente, fazer a cama.


http://iurdjapao.com/ebi/?p=204



Fazer um boneco para Salomão, um para o capitão, uma boneca para cada mulher e um bebezinho (ver sugestões de bonecos aqui). Fazer também uma pequena espada de EVA ou papel. Abaixo, algumas sugestões de visuais para a maquete:



blogtiale.blogspot.com.br/2011/02/o-rei-sabio-salomao.html 



escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2009/08/licao-08-o-amigo-de-deus-e-mais.html





Das imagens abaixo não conseguimos os créditos. Se alguém souber, por favor, nos avise. 
Teremos prazer em colocá-los.


Encontramos dedoches muito lindos dessa história. Clique aqui para conhecer o site.
Veja aqui, o passo a passo para o rei Salomão e seu trono. Muito lindo!

Contando aos outros: Cortar papel color set em círculos de 8 cm e tiras de 3x10cm. Um círculo e uma tira para cada criança.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Mostrar as gravuras, uma a uma, e perguntar que ferramentas os profissionais usam em seus trabalhos. Carpinteiro – martelo e prego; cozinheiro - fogão, panelas, talheres; pintor – pincéis e tinta; jardineiro – rastelo; médico – estetoscópio; pastor – Bíblia. Dizer:] Cada trabalho precisa de instrumentos apropriados. Não dá pra ser um carpinteiro de sucesso tendo talheres, panelas e fogão. Esses são equipamentos para cozinheiros.  Que ferramenta é adequada ao trabalho de um rei? [Dar tempo para as respostas.] Na história bíblica de hoje, veremos que instrumento especial o rei pediu para conseguir realizar bem sua tarefa. Depois, quero que me respondam: Qual era o nome do rei? O que ele pediu? Como a ferramenta o ajudou a realizar sua tarefa? [Extraído do livro: 96 Atividades Para Ensinar a Criança a Praticar a Bíblia].

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Dizer:] Davi estava ficando velho e precisava escolher um de seus filhos para ser o novo rei. Mas, com tantos filhos, como escolher? Um dos filhos mais velhos, Adonias, fez de tudo para ser escolhido. Mas ele era desobediente e rebelde e Deus sabia que ele não poderia dirigir Seu povo.


             Salomão era um dos filhos mais novos. Mas era obediente e amava a Deus. Por isso, o Senhor o chamou para cumprir a missão de cuidar de Israel e mostrar aos outros povos quem era o verdadeiro Deus. E Ele disse a Davi que o próximo rei deveria se Salomão. Para todo o povo saber disso, Salomão foi levado a um lugar público e Zadoque, o sacerdote, pegou um vaso com óleo sagrado e o derramou sobre a cabeça do rapaz. [Virar a garrafinha sobre a cabeça de Salomão. Depois, colocar a coroa sobre a cabeça dele.] Os sacerdotes tocaram as trombetas e todo o povo gritou: “Deus salve o rei Salomão!” [Bater palmas e dar vivas, junto com as crianças.]

Depois de se tornar rei, Salomão foi a Gibeom para adorar a Deus junto com seus oficiais e conselheiros. Ele estava muito preocupado porque queria ser um rei bom e justo. Mas muitas vezes ficava em dúvida, sem saber o que fazer. Ele só tinha vinte anos e se sentia sem capacidade para governar direito. Acima de tudo, queria ter uma mente rápida para pensar e ter um coração amoroso e humilde. Ele sabia que só conseguiria ser assim com a ajuda de Deus. Pensando nisso ele foi dormir. [Salomão deve se deitar.]

À noite Deus falou com ele em sonho [fazer voz solene]: “Peça-me o que quiser e Eu lhe darei.” Se Deus fizesse a mesma pergunta para você, o que você responderia? [Dar alguns poucos momentos para as respostas.] O rei Salomão não quis riqueza, fama, beleza, nada disso. Ele pediu a Deus aquilo que estava fazendo falta para ser um bom rei. Ele disse: “Oh, Senhor, dá-me sabedoria e conhecimento para que eu saiba como julgar o Teu grande povo. Porque eu sou apenas uma criança e não sei como governar corretamente.”

Deus gostou muito do pedido de Salomão. Ele respondeu: “Você não pediu uma vida longa, nem grandes riquezas. Como não pediu honra ou vitória sobre os seus inimigos, mas sabedoria, Eu lhe darei tudo isso. Você vai ser mais sábio que todos os reis antes e depois de você. Também vou lhe dar riquezas e honra. Se você for obediente como Davi, seu pai, Eu lhe darei também uma vida bem longa.” [Levantar Salomão da cama.] Salomão acordou emocionado e voltou para casa muito animado, confiante confiou que Deus o ajudaria a cumprir sua missão.

Não demorou muito para aparecer o primeiro teste difícil para a sabedoria de Salomão. [Colocar Salomão no trono ou diante do cenário do palácio. Aproximar as duas mulheres com o bebê.] Duas mulheres vieram vê-lo trazendo um bebê. A primeira mulher disse ao rei [fazer uma voz aflita]: “Nós duas vivemos na mesma casa. Cada uma de nós tinha um bebê. Durante a noite esta mulher deitou-se sobre seu bebê e o matou. Enquanto eu estava dormindo, ela tirou o meu filho de mim e pôs o seu nenê morto sobre minha cama. Quando me levantei de manhã e fui alimentar meu menino, encontrei esse nenê morto. Mas olhando bem de perto eu vi que este era o nenê dela e não o meu.” A segunda mulher também falou: “Não! Ela está mentindo. O nenê vivo é meu, não dela!”

E agora? Como Salomão saberia quem falava a verdade? Como ele havia recebido sabedoria de Deus, não demorou muito pensando. Logo ele chamou o capitão e disse [fazer voz autoritária]: “Traga uma espada, divida o bebê em dois pedaços !” [Pegar o boneco do bebê e erguer a espada.] A primeira mulher falou [fazer voz assustada]: “Ó, meu rei, dê a ela o menino vivo, mas, por favor, não mate o bebê!” A outra mulher não se importou com aquilo e disse [fazer voz indiferente]: “Assim está bem. Não seja meu nem dela.” Com isso Salomão soube quem era a verdadeira mãe do bebê. Então ele disse [fazer voz autoritária]: “Não matem o bebê! Entreguem o menino à primeira mulher, porque ela é a verdadeira mãe!” [Guardar a espada e dar o bebê para a primeira mulher.] Que alegria para aquela mãezinha ter ser filho de volta! Que alegria para Salomão receber sabedoria da parte de Deus.

E assim, Salomão começou seu reinado sendo uma bênção. Ele decidiu honrar a Deus em sua vida. Não era egoísta, nem avarento e gostava de repartir as bênçãos de Deus com os outros. Foi escritor e poeta. Na Bíblia temos três livros escritos por ele: Provérbios, Cantares e Eclesiastes. Durante os primeiros anos de seu reinado, o nome de Deus se tornou respeitado entre as outras nações porque Salomão era missionário entre os reis da Terra. Que bom para ele e para Israel ter pedido sabedoria a Deus para cumprir sua missão!

REVISANDO: [Fazer as perguntas para uma criança. Quando acertar, dizer:] Parabéns! Você é muito sábio! [Perguntar para várias crianças e ajudá-las a acertarem as respostas].

MEMORIZANDO: “Ao homem que é bom dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria.” Eclesiastes 2:26. ARC.
[Ler o verso na Bíblia. Dizer:] Salomão era humilde e obediente e queria ser inteligente para fazer o bem. Deus nos dá poder para sermos bons como Salomão. E, se pedirmos a Ele sabedoria para fazermos o bem, Ele nos dará também conhecimento e alegria. Vale à pena ser bom, não é? Vamos memorizar esse verso para não esquecermos pedir essas bênção a Deus. [Repetir o verso por três vezes com as crianças, usando os seguintes gestos:]

Ao homem: [Mãos abertas apontando para a frente.]
Que é bom: [Mostrar os polegares para cima.]
 Dá Deus: [Indicadores apontando para cima.]
Sabedoria e conhecimento: [Indicadores apontando para a testa.]
E alegria: [Balançar a cabeça sorrindo.]
Eclesiastes 2:26: [Mãos fechadas, abrindo-se como um livro.]

APLICANDO:
[Dizer:] Ser sábio é mais do que ser inteligente. É saber a diferença entre o que é certo e o que é errado e escolher o certo. O contrário de sábio é tolo. O tolo nem sempre percebe a diferença entre o certo e o errado. Outras vezes sabe a diferença, mas escolhe o errado, pensando que vai ganhar vantagem.
Vou falar algumas coisas. Se o que eu falar for uma coisa de tolo vocês devem agachar-se e dizerem: Tolo! Se o que eu falar for uma coisa de sábio, vocês devem ficar em pé e dizerem: Sábio!

a) Mariana deixou seus brinquedos espalhados pelo quarto porque achou que assim fica mais fácil de encontrá-los. Depois, acabou pisando neles e quebrando seus preferidos. [Tola!]
b) Jorge acha trabalhoso guardar os brinquedos depois de brincar, mas mesmo assim os guarda no lugar certo. Seus brinquedos estão perfeitos até hoje. [Sábio!]
c) Márcio quis tomar banho de piscina mesmo com o tempo frio. Depois pegou um grande resfriado. [Tolo!]
d) Joana teve paciência para esperar o verão para tomar banho de piscina. [Sábia!]
e) Pedro quebrou um vaso e o escondeu para sua mãe não ver. Quando ela descobriu o engano ele ficou de castigo. [Tolo!]
f) Felipe deixou cair um vidro de perfume da mamãe. Ele pediu desculpas a ela e pegou o dinheiro do cofrinho para pagar o prejuízo. Mamãe não ficou zangada. [Sábio!]
g) Em seguida ao almoço, Maurício comeu doces, sorvete e refrigerante. Depois ficou com uma grande dor no estômago. [Tolo!]
h) Bruna aprendeu a não comer bobagens e nem entre as refeições, por isso nunca tem dor de estômago. [Sábia!]

CONTANDO AOS OUTROS:
[As crianças farão “cabeças balançantes” para lembrá-las de fazer boas escolhas.  Distribuir os círculos entre os alunos e mandar que desenhem uma carinha feliz nele. Entregar as tiras de papel e instruir os alunos a dobrá-la como uma sanfona. Dizer para colarem uma ponta da tira no círculo, como se fosse um pescoço. Mandar que colem a outra ponta da tira numa folha de papel e façam o corpo para a cabeça. Se quiserem e houver tempo, podem desenhar o corpo abaixo da cabeça. O trabalho, então, ficará assim:]



[Enquanto trabalham, dizer:] Salomão precisava de ajuda para diferenciar o certo do errado, e então pediu que Deus o ajudasse. Deus sabe tudo, e está sempre pronto a nos ajudar a enxergar o que é certo e o que é errado. Quando vocês fazem o que é certo, muitas vezes seus pais fazem um sinal afirmativo com a cabeça. [Balançar a cabeça da figura afirmativamente, para baixo e para cima.] Mas quando vocês fazem algo errado, fazem o sinal de “não”. [Movimentar a cabeça da figura para a direita e esquerda.] Deus quer que façamos as escolhas certas. Usem esse trabalhinho para explicar a alguém o que aprenderam na lição de hoje. [Extraído e ligeiramente adaptado de Enciclopédia Bíblica de Trabalhos Manuais, pág. 88. Clique aqui para entrar no site da Shedd Publicações e comprar o seu.]








Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!