quarta-feira, junho 12, 2013

Tesouros Infantis - V2N2 - Lição 11

Lição 11

O Banquete da Rainha
Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que Deus protegerá seus servos fieis durante a perseguição;
SENTIR  confiança na proteção de Deus;
RESPONDER,  sendo fiel a Deus e confiante em Sua proteção.


VERSO PARA MEMORIZAR: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8:31.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Lição: usar o mesmo visual usado para contar a história na lição anterior, acrescentar uma mesa montada para um banquete, roupas reais para Mardoqueu e um cavalo (miniatura ou cabo de vassoura), desenho de forca; Aplicando: figura da volta de Jesus; Contando aos Outros: cópia da atividade abaixo para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
Mesa para banquete: ao lado, uma sugestão para a mesa do banquete, para quem usar a maquete.

 http://salinhaebd.blogspot.com.br/2012/09/o-banquete-da-rainha-ester.html


Fonte: http://pequenosdiamantesdeboragianeli.blogspot.com.br/2015/05/ester-uma-historia-emocionante.html


Contando aos outros: Imprimir a atividade abaixo, de preferência, em cartolina. Entregar já recortada.


Outras opções:

Fonte: https://blogdaebi.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html




CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
             [Fazer uma brincadeira da forca, usando um quadro negro ou cartaz. Depois que terminar, dizer:] Hoje teremos uma forca em nossa história. Prestem atenção.
                                                                                                                                                                                          
APRESENTANDO A LIÇÃO:
             [Mostrar três dedos e dizer:] Durante três dias a rainha Ester, suas moças e todos os judeus da cidade de Susã oraram e jejuaram. Eles pediam assim [fazer voz de súplica:] Ó, Deus, por favor, seja com a rainha Ester quando ela for falar com o rei, ajude para que ele não a mate.”  Deus respondeu as suas orações, dando a Ester inteligência para saber o que  fazer. Quando passou o jejum, Ester colocou suas vestes reais e foi ver o rei. [Colocar a coroa e uma capa em Ester e levá-la até a sala do trono.] Vagarosamente ela andou até a entrada do enorme salão onde estava o trono do rei. Quando o rei viu sua bela rainha chegando, seu coração foi tocado. Ele sorriu e estendeu o cetro de ouro. [O rei deve estender o cetro.] Amavelmente lhe perguntou [fazer uma voz amável]: “Que desejas, rainha Ester? Eu te darei até metade do meu reino.”

Ester era uma rainha sábia. Ela sabia que ele a amava, mas ao invés de exigir o que queria, procurou agradar ao rei convidando-o para um banquete, juntamente com Hamã. O rei ficou feliz em poder fazer isto. Os servos deram a mensagem a Hamã para estar lá também. Assim, naquela tarde, o rei e Hamã foram jantar com a rainha Ester. O rei ficou tão feliz com o jantar, que prometeu dar a ela qualquer coisa que pedisse. Ester não pediu nada naquele dia, mas convidou os dois para que voltassem outro dia, para outro jantar e, então, o seu pedido seria feito. Hamã, também, sentiu-se muito contente com o jantar dado pela rainha e pensou [fazer voz indignada]: “Se, até a rainha me respeita, como Mardoqueu não quer se ajoelhar quando eu passo?” Então mancou construir uma forca para matar Mardoqueu. [Mostrar a forca.]
[Movimentar os personagens conforme a história.] Mas Deus tinha outros planos para Mardoqueu. Naquela mesma noite o rei Assuero ficou sem sono e foi ler o livro do seu reinado, então viu que não tinha agradecido a Mardoqueu por ele ter salvo a sua vida. O rei pensou... Pensou... mas não conseguiu ter uma boa ideia sobre como agradeceria Mardoqueu. Então resolveu consultar Hamã, que tinha vindo justamente para pedir ao rei que mandassem enforcar Mardoqueu. Assim que Hamã entrou, o rei perguntou-lhe: “Que devemos fazer ao homem a quem o rei deseja honrar?” Hamã pensou: “O rei com certeza está querendo me homenagear”. Então respondeu: “Vista o tal homem com as vestes reais e ponha a coroa real sobre a sua cabeça. Passeie montado no cavalo do rei pelo meio da cidade, sendo guiado por um príncipe que deve dizer em voz alta: ‘Este é o homem a quem o rei deseja honrar.’ ”

O rei gostou da ideia e disse a Hamã: “Rápido! Faça tudo isso a Mardoqueu, o judeu, que está sentado próximo ao portão do palácio!”. Que humilhação para Hamã! [Colocar as vestes, a coroa e o personagem sobre o cavalo.] Ele mesmo teve que vestir as vestes reais em Mardoqueu, colocar a coroa em sua cabeça, ajudá-lo a subir no cavalo e passou o dia guiando-o pela cidade, gritando: “Este é o homem a quem o rei deseja honrar!” Que humilhação!

O rei estava muito curioso para saber o que Ester realmente desejava e quando chegou ao jantar, perguntou: “Qual é o teu desejo, rainha Ester? Dize-me e eu te darei até metade do meu reino.” Agora a corajosa rainha contou toda a verdade sobre o plano de Hamã para acabar com os judeus. O rei ficou tão zangado que se levantou da mesa e saiu para o jardim do palácio. Enquanto ele saiu, Hamã ajoelhou-se perante a rainha e pediu a sua ajuda. Quando o rei voltou e o viu assim, pensou que estava querendo ferir a rainha e mandou que seus servos o tirassem dali. Um dos servos disse ao rei que Hamã havia feito uma forca para pendurar Mardoqueu. O rei deu a ordem para que enforcassem Hamã nela. Assim, ele recebeu nele mesmo todo mal que havia planejado para Mardoqueu.

Apesar de Hamã estar morto, a lei que ele escreveu para matar os judeus ainda existia e não podia ser mudada. E a rainha implorou ao rei que fizesse alguma coisa. Ele colocou Mardoqueu no lugar de Hamã e disse para ele fazer o que fosse necessário. Mardoqueu escreveu uma nova lei dizendo que os judeus poderiam se defender de quem fosse atacá-los. Com essa nova lei, os inimigos dos judeus ficaram com medo e os judeus conseguiram escapar. Assim, no dia marcado para matarem os judeus eles se reuniram para agradecer a Deus pelo livramento. E até hoje eles comemoram essa data com uma festa especial chamada Purim. E na festa sempre leem a história de Ester e Mardoqueu. 

MEMORIZANDO: [Dizer:] Ester sabia que corria perigo. Por isso, procurou a ajuda de Deus e isso lhe deu coragem para enfrentar qualquer coisa. Ela sabia que se Deus estava com ela ninguém poderia impedi-la de salvar seu povo.

Nós também podemos ter essa certeza. Quando enfrentarmos algum perigo, precisamos nos lembrar que, se Deus está conosco, podemos ter paz de que ninguém vai nos impedir de fazer a vontade dEle. Vamos memorizar um verso que nos ajuda a lembrar disso? 

[Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado. Depois ensiná-lo com os gestos propostos na lição:]
Se Deus é por nós -  [apontar para o céu, mostrar o público]
quem será contra nós? -  [expressão de interrogação com os braços]
Romanos 8:31  [desabrochar uma flor e formar um livro.]

REVISANDO: [Fazer algumas afirmações corretas e outras falsas, à respeito da história. Quando for verdadeira, as crianças devem levantar-se. Quando for falsa devem sentar-se.]

APLICANDO: [Dizer:] Vocês sabem que o que aconteceu nos dias da rainha Ester acontecerá novamente? Por que Hamã odiava Mardoqueu? Porque Mardoqueu não fazia o que ele queria e era fiel a Deus. Toda vez que Hamã via Mardoqueu sentado à porta ficava incomodado.

Hoje, as pessoas que não são fieis aos mandamentos de Deus também se incomodam com aqueles que procuram fazer a vontade de Deus em tudo. E, por isso, exatamente antes da volta de Jesus essas pessoas que não amam a Deus procurarão destruir os fieis. Farão uma lei como a de Hamã, para matar todos os guardadores do sábado. Do mesmo jeito que Hamã, eles marcarão um dia especial para se livrarem de nós.

Mas você sabe o que acontecerá quando eles tentarem nos matar? De uma hora para outra tudo ficará muito escuro, como se fosse meia-noite. Ninguém será capaz de ver coisa alguma. Depois, um lindo arco-íris aparecerá no Céu. O povo ímpio ficará apavorado, mas nós ficaremos felizes porque saberemos que Jesus está chegando. Ouviremos uma voz dizer: “Olhem para cima”. Quando levantarmos nossos olhos para o céu veremos Jesus sentado em Seu trono. Veremos os sinais dos pregos em Suas mãos e ouviremos quando Ele disser ao Pai: “Quero que onde Eu estiver eles estejam também”. Sim, Jesus falará de nós a Seu Pai. De novo ouviremos Sua bela voz dizendo: “Eles vêm! Eles vêm! Santos, inocentes e puros. Eles pacientemente obedeceram à Minha Palavra. Andarão com os anjos.” Jesus ficará muito contente quando nos vir, porque seremos como Ele, perfeitos no caráter. Ele esperou tanto tempo que estivéssemos prontos. Finalmente chegará o dia e Ele ficará muito feliz.

Meninos e meninas, vocês desejam ser perfeitos e puros para que Jesus possa levá-los para o Céu? Eu desejo e sei que vocês também desejam. Sejamos corajosos como a rainha Ester. Escolhamos obedecer cada dia. Ficaremos muito felizes ao ver Ester e Mardoqueu e havemos de contar-lhe que seu exemplo nos animou a sermos corajosos por Jesus. Eu quero estar lá! Estejamos lá!

CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar a cópia da atividade para cada criança. Deixar que pintem e montem tudo. Explicar que, assim como Deus estava com Ester, Mardoqueu e seu povo e não deixou que seus inimigos os destruíssem, também estará conosco, quando perseguidos.]


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!