terça-feira, maio 14, 2013

Tesouros Infantis - V2N2 - Lição 7


Lição 7
A Oportunidade

Ao final da lição a criança deverá:
SABER que Deus se agrada dos humildes, e que é importante vencer o orgulho;
SENTIR que precisa ser humilde;
RESPONDER procurando ser bondosa e humilde.


VERSO PARA MEMORIZAR (escolher um dos versos abaixo):
Opção 1: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6.
Opção 2: “Os olhos altivos dos homens serão abatidos, [...] e só o Senhor será exaltado naquele dia.” Isaías 2:11.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: vela bem firme em um castiçal, um pedaço de queijo, espetos ou palitos de dentes, papel, fios de cabelo, isqueiro; Lição: balão; maquete ou cenário; Revisando: fornalha e personagem usado na lição;  Aplicando: um balão cheio e um vazio para cada criança; Contando aos Outros: cópia da atividade abaixo para cada criança, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Pode-se contar esta história usando maquete ou cenário.
Opçao 1 - Maquete: Sobre um isopor ou uma caixa de areia, colocar um trono, a estátua e a fornalha. 
Estátua: Usar a figura da lição anterior, mas toda pintada de dourado. Colar em papelão, para que fique em pé. 
Fornalha: Encapar uma caixa de sapato com papel pedra. Dentro dela, colocar alguns palitos (para serem a lenha) e papel celofane amarelo, laranja e vermelho, para simular as chamas.  
Personagens: muitos bonecos ou silhuetas coloridas (ver aqui), para serem o povo, o rei, os soldados, os três amigos e os sábios invejosos. Fazer um boneco ou silhueta diferente (com roupas brancas e brilhantes) para ser Jesus na fornalha.

Opção 2 - Cenário: 
Trono: em um canto da sala, colocar uma cadeira forrada com tecido bonito. 
Estátua: recortar o contorno da estátua em cartolina dourada. Fixar com fita crepe em uma parede da sala. Pode-se também, empilhar algumas cadeiras e cobri-las com um tecido dourado. 
Fornalha: Recortar papel pedra no formato de pedra ou tijolo e usar fita crepe para fixar na parede, formando o desenho da figura abaixo. Fazer algumas chamas com papel celofane e colar na parte de baixo. Deixar algumas chamas prontas para serem fixadas no momento em que o rei pedir para aumentar o fogo da fornalha. 

Fonte: bolinhadenevecampinagrande.blogspot.com.br/2012/01/fornalha-ardente.html


Contando aos Outros: fazer uma cópia da figura abaixo para cada criança. Ou, fazer uma cópia da fornalha acima e pedir que as crianças desenhem os personagens dentro dela. 



CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[O objetivo é mostrar o que acontece , quando as coisas se queimam. Acender a vela e conversar sobre o que acontece com ela. Espetar o pedaço de queijo no espeto ou palito, segurá-lo sobre a vela e comparar o que acontece com ele, com o que aconteceu com a ela. Depois, queimar um pedacinho de papel. Segurar os fios de cabelo sobre a chama. Dizer:] Cabelo queimado tem um cheiro horrível! O cabelo também se estraga todo. A história bíblica de hoje fala sobre fogo. Será que vamos ter cheiro de cabelo queimado? Prestem atenção.
[Adaptado de “96 Atividades Para Ensinar a Criança a Praticar a Bíblia”, livro 2, pág. 18.]

APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Encher o balão, mas não muito. Dizer:] O rei Nabucodonosor havia vencido muitas batalhas e nenhum rei ou reino havia resistido ao seu exército. Cada vez que vencia uma nação, seu exército levava para Babilônia todas as riquezas que encontrava lá. Além disso, esse países pagavam impostos para ele. Assim, ele ficou muito, muito, rico e também muito, muito, orgulhoso.

[Mostrar o balão.] Ele achava que havia conseguido tudo isso com a ajuda dos seus deuses. Quando Daniel revelou para ele o seu sonho e a sua interpretação e falou que tudo aquilo era porque o verdadeiro Deus havia revelado a ele, Nabucodonosor ficou tão admirado que passou a adorar o Criador. Isso o deixou mais humilde. [Murchar um pouco o balão.] Mas, ainda era vaidoso. E quando se lembrava que seu reino era representado pela cabeça de ouro da estátua, pensava [fazer uma voz esnobe]: “Deus mostrou que o meu reino é o mais rico e poderoso. Todos os outros reinos são mais fracos e pobres.”

Mas ele  não gostava nada, nada, de lembrar que o reino dele seria vencido por outro, que tomaria o lugar dele. Ele dizia [fazer voz irritada]: “Não quero que meu reino passe. Quero que ele dure para sempre!” Com o tempo, ele começou a esquecer de Deus e voltou a adorar ídolos. E o seu orgulho começou a crescer de novo. [Encher o balão de novo.]

Então, surgiu a ideia de construir uma estátua igual à que ele viu no sonho. Só que, ao invés de ter apenas a cabeça de ouro, Nabucodonosor decidiu que seria todinha de ouro, para mostrar que o reino dele não seria tomado por nenhum outro. Ele se esqueceu de Deus, que havia dado o sonho da estátua. [Encher um pouco mais o balão.] Ele estava tão orgulhoso que ficou cego para o seu pecado e afastado de Deus.

A estátua foi construída num lugar bem grande e plano, chamado planície de Dura. Quando ficou pronta, Nabucodonosor mandou que todos os homens importantes de seu reino viessem para a vê-la. Essas pessoas vieram de longe e de perto e se juntaram aos milhares diante dela. Entre elas estavam os amigos Misael, Ananias e Azarias. Na momento em que a cerimônia de apresentação da imagem ia começar, um mensageiro do rei disse em voz alta [falar mais alto, em tom de proclamação]: “Esta é a ordem que lhes é dada, ó homens de todas nações, povos e línguas: Quando ouvirem o som dos instrumentos, prostrem-se em terra e adorem a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor ergueu. Quem não se prostrar em terra e não adorá-la será imediatamente atirado numa fornalha em chamas".
[Colocar a música de trombeta.] Quando a música começou a tocar, o rei olhou e viu todo mundo se ajoelhando para adorar a estátua. [Dobrar todos os personagens, menos três.] Ele ficou muito satisfeito, pensando [fazer uma voz arrogante]: “Eu sou mesmo o maior de todos os reis. Ninguém se atreve a me desobedecer.”

Mas, ele continuou olhando e viu que em uma parte da grande planície havia algumas pessoas de pé! Ele não podia acreditar no que via! Alguns príncipes, que morriam de inveja dos sábios judeus, foram até o rei e disseram: “ Ó rei, o senhor mandou que todos se ajoelhassem e adorassem a estátua quando  tocassem os instrumentos.  Mas aqueles judeus que o senhor colocou como governadores de Babilônia,  Sadraque, Mesaque e Abedenego, não fizeram caso da sua ordem. Eles não obedecem ao rei, não adoram aos seus deuses e nem adoram a imagem que o senhor mandou construir.”

O rei ficou muito, muuuuito, zangado! Ele pensou [falar com voz zangada]: “Será que os meus melhores sábios vão me causar um problema desses?” Imediatamente mandou chamar os rapazes. Os sábios invejosos ficaram muito felizes. Eles tinham certeza de que o rei mandaria os três judeus para a fornalha e eles ficariam livres deles de uma vez por todas.  Enquanto isso, todas aquelas milhares de pessoas esqueceram a estátua de outro e só olhavam para aqueles homens corajosos, pensando no que aconteceria com eles.

Misael, Ananias e Azarias foram calmamente até a presença do rei. [Colocar os personagens diante do rei.] Eles não estavam com medo. Quando se aproximaram, o rei perguntou, muito nervoso [fazer voz ameaçadora]: “É verdade que vocês não servem aos meus deuses e nem adoram a imagem de ouro que eu fiz?”  O rei gostava muito daqueles rapazes e resolveu lhes dar uma chance. Ele disse: “Eu vou mandar que toquem a música novamente e se vocês se ajoelharem e adorarem a minha imagem vai ficar tudo bem com vocês.” E, para mostrar que estava falando sério, apontou para a fornalha e disse [fazer voz ameaçadora]: “Se não obedecerem, serão jogados na fornalha. E quem é o Deus que vai salvar vocês da minha mão?”

O que será que os rapazes diriam ao rei? Os pais deles não estavam lá para ajudá-los. Eles poderiam dizer [falar mais baixo, como um segredo]: “Vamos fingir que estamos adorando a imagem, mas no nosso coração vamos adorar a Deus.” Ou poderiam pensar: “Deus não quer que morramos. Portanto, vamos fazer o que o rei manda rapidinho.”. Mas eles não deram nenhuma desculpa para desobedecer ao segundo mandamento que diz: “Não farás para ti imagem de escultura... não te encurvarás a elas nem as servirás.” Aqueles rapazes valentes escolheram obedecer a Deus. Com muito respeito, disseram ao rei [fazer voz respeitosa]: “Ó, Nabucodonosor, o Deus a quem adoramos pode nos salvar da fornalha. Mas se Ele não fizer isso, ainda assim, não serviremos aos deuses do senhor e nem à imagem de ouro que o senhor levantou.”

O rei ficou furioso quando ouviu a resposta dos jovens e, para mostrar sua raiva, disse aos seus soldados [falar com fúria]: “Façam a fogueira ficar sete vezes mais quente e depois joguem estes homens dentro dela.” [Colocar sete troncos na fornalha.]  Ele foi obedecido e os soldados mais fortes do rei amarraram os três amigos e os atiraram na fornalha. O fogo estava tão forte que matou os próprios soldados que levaram os rapazes lá. Mas aconteceu algo muito estranho.

De repente, enquanto o rei olhava para a fornalha, ficou pálido de susto e começou a tremer. Ele perguntou, assustado [fazer voz assustada]: “Nós não jogamos três homens no fogo? Mas, olhem, eu vejo quatro homens, soltos, andando dentro do fogo. E o quarto é como o Filho de Deus!”  Todos ficaram admirados! E o rei estava certo. Jesus era o quarto homem da fornalha. Ele desceu do Céu para salvar os rapazes. Quando Jesus andou no meio do fogo as chamas perderam o poder de queimar seus servos.

Naquele momento o rei se levantou de seu trono. [Murchar o balão] Esqueceu seu orgulho e até que havia milhares de pessoas olhando para ele. Ele foi até a entrada da fornalha e falou humildemente: “Filhos do Deus Altíssimo, saiam e venham!” Os três saíram e se puseram diante do rei. Os príncipes e nobres que estavam ali correram para ver os rapazes e perceberam que nada havia acontecido. [Colocar vários personagens perto dos três rapazes.] Só as cordas que os prendiam tinham se queimado. Suas roupas, seus mantos e cabelos estavam intactos. [Fingir que os está cheirando.] Nem cheiro de queimado eles tinham!

Diante de todos, o rei Nabucodonosor disse [fazer voz de discurso]: “Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abedenego, que enviou seu anjo e salvou os seus servos, porque confiaram nEle. Ordeno que todos adorem ao Deus destes rapazes porque não há outro Deus semelhante que possa salvar.” Esse grande milagre ensinou Nabucodonosor sobre o poder de Deus. Ele se tornou humilde [mostrar o balão] e começou a adorar a Deus novamente.

Mas, infelizmente, pouco tempo depois, ele se tornou orgulhoso outra vez.  [Encher o balão outra vez.]  Daniel o avisou de que ele deveria se tornar humilde ou perderia o juízo. Nabucodonosor não se importou com o aviso e, apesar de Deus ter esperado por algum tempo que ele se humilhasse, isso não aconteceu. Um dia, olhando todas as coisas belas de seu reino, Nabucodonosor ficou muuuito orgulhoso [encher o balão mais um pouco, cuidando para não estourar.] Então se cumpriu o que Daniel havia previsto: Nabucodonosor ficou louco passou a viver como se fosse um animal, comendo capim, andando pelo mato, completamente louco. Depois de sete anos desse jeito, o juízo dele voltou,  ele se humilhou diante de Deus [esvaziar o balão completamente], reconheceu que era orgulhoso e pediu perdão. Deus é tão misericordioso que perdoou o rei. Ele voltou ao palácio e se tornou rei novamente. Só que agora era um rei diferente. Era humilde e bondoso com o povo. Era um seguidor de Jesus e ensinava o povo sobre Deus. Ele disse: “Eu, Nabucodonosor, louvo e honro a Deus, o Rei do Céu. Suas obras são verdade, e Seus caminhos são justos.” E foi assim que Deus conseguiu salvar o grande rei, Nabucodonosor.

MEMORIZANDO:
Opção 1: [Dizer:] Há pessoas que são orgulhosas como era Nabucodonosor. São desobedientes a Deus, pensam que todos devem fazer a sua vontade e ficam furiosas quando são contrariadas. Outras, são humildes como os três hebreus: apesar de serem inteligentes e ocuparem cargos importantes, eles confiavam em Deus e eram obedientes a Ele. Deus não apoia os orgulhosos, mas é misericordioso com os humildes. É isso que a Bíblia diz.

[Ler o verso na Bíblia. Explicar que soberbo é o mesmo que orgulhoso, alguém que quer ser mais do que é. Depois, ensinar o verso usando os seguintes gestos:]
Deus resiste aos soberbos - [fingir que está empurrando alguém.]
Mas dá graça aos humildes  -  [abraçar-se.]
Tiago 4:6 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]

Opção 2: [.Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo, usando os gestos como estão descritos na lição:]
Os olhos altivos dos homens serão abatidos - [apontar para os olhos, fechar a mão direita e bater na outra]
E só o Senhor será exaltado naquele dia - [mostrar o céu, levantar as mãos].
Isaías 2:11 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]

REVISANDO:
[Colocar uma criança ou boneco dentro da “fornalha”. Fazer as perguntas para as outras crianças. Cada vez que a resposta estiver certa, ela dá um passinho para fora da fornalha. Se a resposta estiver errada, ela deve voltar. As crianças devem ajudá-la a sair da “fornalha”.

APLICANDO:
[Dizer:] Crianças orgulhosas são birrentas e desobedientes, como Nabucodonosor era. Crianças humildes, são alegres e obedientes, como os três jovens. Vou falar de algumas situações. Se eu falar de alguém orgulhoso, mostrem os balões cheios. Se eu falar de alguém humilde, mostrem os balões murchos.

a) Marcinha está resfriada, mas quer tomar sorvete. Quando sua mãe diz lhe diz “não” ela aceita e não reclama.
b) Soninha foi ao supermercado com a mãe. Ela quer comprar um doce muito prejudicial. Quando sua mãe lhe diz “não”, ela grita, chora e se joga no chão.
c) Jorge quer brincar de esconde-esconde. Seus amigos querem brincar de carrinho. Ele fica nervoso e chuta os carrinhos.
d) Paulo quer andar de bicicleta. Mas seu amigo chegou trazendo uma pipa. Paulo deixa a bicicleta e vai empinar a pipa com o amigo.
e) Raquel mora em uma casa linda, usa vestidos caros e tem um celular super moderno. Ela não conversa com as meninas pobres de sua escola.
f) Joana tem uma voz linda e gosta cantar hinos para fazer as pessoas pensarem em Deus e não nela.

[Depois, perguntar:] Crianças, como o rei sabia que a quarta pessoa era Jesus? É que os três rapazes trabalhavam para o rei e sempre agiam como Jesus: eram bondosos, prestativos, obedientes e humildes. Quando alguém lhes perguntava sobre sua fé, eles falavam de Deus. Por isso o rei reconheceu Jesus na fornalha ardente. Ele havia visto Jesus antes na vida destes jovens. Se vocês forem como Nabucodonosor, terão que ser muito humilhados para serem salvos. Se forem humildes como os três rapazes, serão abençoados como eles foram. Deus abençoe a todos nós para sermos como eles.

CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar uma cópia da atividade para cada criança colorir. Enquanto trabalham, dizer para usarem aquela figura para contar a alguém sobre o que aprenderam na lição de hoje.


2 comentários:

Jamyle PF disse...

Trabalho maravilhoso. Fui muito edificada e serei multiplicadora.

ass. Jamyle PF

Jamyle PF disse...

Amei seu trabalho, muito abençoador. Fui muito edificada e serei multiplicadora.

Que bom que você veio!

Volte Sempre!