terça-feira, março 12, 2013

Tesouros infantis - V2N1 - Lição 11


Uma Menina Missionária
A cura de Naamã

Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que as maneiras bondosas para com todos são um trabalho missionário de grande valor;
SENTIR  desejo de ter um caráter bondoso e obediente para com todos;
RESPONDER,  sendo bondoso e obediente com todos.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Instrui o menino no caminho em que deve andar; e quando envelhecer, não se desviará dele.” Provérbios 22:6. ARC.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Lição: um dos visuais sugeridos abaixo, envelope de carta, TNT azul, tinta guache branca, lenço umedecido; Revisando: faixa de TNT usada na lição; Aplicando: boneco ou figura de personagem masculino; Contando aos Outros: Opções 1 e 2: cópias das figuras, palitos de sorvete ou churrasco, suporte (opção 2).


COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição: Pode-se contar a história de três maneiras diferentes ou mais:
Opção 1 Bonecos: Usar as SILHUETAS para fazer os personagens. Fazer uma carrocinha usando caixinhas de embalagem e um cavalinho de brinquedo. Para os mergulhos de Naamã, usar uma das figuras de “contando aos outros”.


Opção 2  Cenário grande. Em um canto da sala, montar uma mesa com talheres para ser a casa de Naamã. Em outro canto, colocar uma cadeira coberta com um cetim bonito, para ser o palácio do rei de Israel. Em outro espaço, a porta da casa de Eliseu e, finalmente, de frente para as crianças, o rio Jordão, que será montado somente no momento do mergulho de Naamã. Escolher as crianças que serão os personagens: a menina, Naamã e sua esposa, o servo de Eliseu, o rei de Israel, os soldados de Naamã. Vesti-las com roupas dos tempos bíblicos. O rei de Israel deve ter uma capa de TNT, com um pequeno corte, para facilitar na hora de rasgá-la. As outras crianças serão o povo. Se quiser, pode iniciar a história mostrando as figuras da parte inicial da história (assim, só é necessário fazer o cenário do rio Jordão). Com tinha guache branca, fazer algumas manchas nos braços e mãos do menino que será Naamã. Fazer isso pouco antes de começar a contar a história, para que a tinta não seque. 

Rio Jordão: Usar uns dois metros de TNT azul. Mantê-lo dobrado, enquanto conta a história. No momento do mergulho de Naamã, abrir o TNT e esticá-lo na horizontal, com duas pessoas segurando as pontas.


Opção 3 Figuras.  Copiar e pintar tudo. Mostrar as figuras à medida que conta a história. Para figuras coloridas, clique AQUI

Fonte:  http://ministerioinfantilpequeninosdecristo.blogspot.com.br/2012/01/historia-de-naama.html








Opção 3 Cenário grande. Em um canto da sala, montar uma mesa com talheres para ser a casa de Naamã. Em outro canto, colocar uma cadeira coberta com um cetim bonito, para ser o palácio do rei de Israel. Em outro espaço, a porta da casa de Eliseu e, finalmente, de frente para as crianças, o rio Jordão, que será montado somente no momento do mergulho de Naamã. Escolher as crianças que serão os personagens: a menina, Naamã e sua esposa, o servo de Eliseu, o rei de Israel, os soldados de Naamã. Vesti-las com roupas dos tempos bíblicos. O rei de Israel deve ter uma capa de TNT, com um pequeno corte, para facilitar na hora de rasgá-la. As outras crianças serão o povo. Se quiser, pode iniciar a história mostrando as figuras iniciais (assim, só é necessário fazer o cenário do rio Jordão). Com tinha guache branca, fazer algumas manchas nos braços e mãos do menino que será Naamã. Fazer isso pouco antes de começar a contar a história, para que a tinta não chegue a secar muito e fique difícil de sair.
Rio Jordão: Usar uns dois metros de TNT azul. Mantê-lo dobrado, enquanto conta a história. No momento do mergulho de Naamã, abrir o TNT e esticá-lo na horizontal, com um dos lados maiores encostado no chão e duas pessoas segurando as pontas.


Contando aos outros: 
Opção 1:  Imprimir uma cópia da figura abaixo para cada criança. Ao invés de colar a figura na folha de atividade, ficará mais fiel à história, se colar um palito entre as duas figuras de Naamã, cortar uma fenda no rio e introduzir a figura pelo palito. Ensinar a criança a "mergulhar" Naamã seis vezes aparecendo o lado manchado. Na sétima vez ela deve virar a figura para aparecer o lado limpo.

Adaptado de: http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/07/naama-e-pequena-escrava.html


Opção 2: Imprimir um par de figuras (abaixo) para cada criança. Colar uma na outra, com um palito de sorvete ou de churrasco entre elas. O Rio pode ser o fundo ou o gargalo de uma garrafa PET ou, ainda um copo de papelão (nesse caso, talvez seja necessário reduzir um pouco as figuras).

Fonte: http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/07/naama-e-pequena-escrava.html





Se preferir as figuras já coloridas (só é preciso reduzi-las um pouco): 
Fonte: http://pastoradulcidokids.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html 




Modelos de "rio Jordão"
Fonte: http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/07/naama-e-pequena-escrava.html




Fonte: http://pastoradulcidokids.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html










CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Mandar as crianças realizarem as seguintes atividades: dar 7 pulos numa perna só; correr 7 vezes sem sair do lugar; tocar 7 vezes os pés com as mãos; dar 7 passos segurando os tornozelos; dar 7 pulinhos para frente; dar 7 pulos com os dois pés ao mesmo tempo. Após cada exercício, perguntar:] Foi fácil ou difícil fazer isso? [Quando terminar o último exercício, dizer:] A história bíblica de hoje é sobre alguém que teve de fazer sete coisas.
                                                                                                                                                                                          
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Preparar os visuais com antecedência e usá-los conforme a história é contada. Mostrar a figura 1, o boneco da menina ou a menina. Se as crianças forem bem pequenas, resumir a história, retirando cenas e cenários menos importantes. Dizer:] Em Israel havia uma menina que, desde pequena, foi ensinada por seus pais a obedecer a Deus e ser bondosa com as pessoas. Ela também aprendeu a ser trabalhadeira e caprichosa.

             Naquele tempo, os israelitas haviam abandonado a Deus e feito muitas coisas erradas. Por isso, perderam a proteção de Deus e um dia os sírios invadiram Israel e levaram muitos israelitas para a Síria, para serem escravos. Entre esses, levaram também a menina da nossa história. Não sabemos o que aconteceu com seus pais, só sabemos que ela foi levada como prisioneira para ser escrava da esposa de Naamã, o capitão do exército sírio. Não deve ter sido fácil para ela passar por tudo isso. Para completar, os sírios adoravam estátuas. E Naamã e sua esposa também faziam isso. Eles se ajoelhavam diante da estátua, pedindo sua ajuda. [Mostrar uma figura de ídolo. Ajoelhar-se diante dela e pedir que mande uma boa colheita e que cure suas doenças. Depois, dizer:] Uma estátua pode ver? [Dar tempo para as crianças responderem.] Pode ouvir? Pode falar? Aquela menina sabia disso e não se curvava diante das estátuas: ela adorava a Deus sozinha.

Se alguém obrigasse você a ser um escravo você amaria essa pessoa e faria as coisas com capricho para ela? Difícil fazer isso, não é? Pois a nossa garotinha não deixou o ódio entrar em seu coração. Pelo contrário, perdoou seus inimigos e continuou sendo trabalhadeira e educada, fazendo todo o seu trabalho com capricho, mesmo quando estava muito cansada. Ela sabia que Deus a havia chamado para a missão de contar dEle para seus patrões. [Mostrar figura da menina trabalhando, ou a personagem deve arrumar algumas coisas no cenário.] Por isso estava sempre de bom humor e não reclamava de nada. E, por ser muito obediente e nunca mentir, Naamã e sua esposa aprenderam a confiar nela.

Mas o grande general tinha um problema muito sério [abaixar o tom de voz, como se contasse um segredo]: uma doença terrível chamada lepra. Naquela época, a lepra era considerada uma das piores desgraças que poderiam acontecer com alguém. O corpo do doente ficava cheio de manchas brancas. Com o tempo, ele se deformava todo e, como não havia remédios para essa doença, nenhum leproso escapava da morte.

Quando a menina israelita soube desse problema, lembrou-se do profeta Eliseu e dos milagres que ele fazia. Ela contou tudo que sabia sobre Eliseu para a esposa de Naamã. Como a garota nunca mentia, a senhora acreditou e contou tudo a Naamã. Ele também acreditou e contou para o rei da Síria. O rei não queria que Naamã morresse porque ele conseguia vencer muitas batalhas. Então, ele fez uma carta para o rei de Israel, pedindo que curasse Naamã. [Mostrar um envelope de carta.]

O general viajou até Israel, acompanhado por alguns servos. [Movimentar os personagens até a “sala do trono” do rei de Israel.] Quando o rei de Israel leu a carta ficou muito nervoso. Ele disse [fazer uma voz nervosa]: “Eu não sei como curar a lepra! O rei da Síria está me pedindo isso só para fazer guerra comigo. E agora? Que é que eu faço?” Naquele tempo, quando alguém ficava nervoso, rasgava a própria roupa. E foi isso que ele fez. [Rasgar o manto do rei.] Quando o profeta Eliseu ficou sabendo disso, mandou uma mensagem ao rei dizendo que mandasse Naamã até sua casa.

Naamã era uma homem muito poderoso e admirado. Por onde passava, as pessoas se curvavam em sinal de respeito e lhe ofereciam tudo do bom e do melhor. [O personagem Naamã deve passar, com a cabeça bem erguida, enquanto os outros se curvam diante dele.] Por isso, quando ele chegou à casa de Eliseu, é bem possível que um de seus servos o tenha anunciado [fazer o tom de voz de um arauto]: “Eis aqui, Naamã, o grandiosíssimo general do poderosíssimo reino da Síria. Que venha o profeta para atendê-lo!” Eu imagino que todos os vizinhos tenham parado para ver o que estava acontecendo. [Imitar pessoas bisbilhotando. Pedir que as crianças façam expressão de curiosidade.] Talvez algumas crianças até ficassem espiando pela janela, curiosas para ver aquele homem importante com seu carro e seus cavalos. E Naamã, de cima de seu carro ficou esperando ser honrado pelo profeta. [Cruzar os braços e erguer a cabeça, como alguém orgulhoso.] Mas, imaginem a surpresa dele quando nem foi convidado para entrar! Eliseu apenas lhe mandou um recado por seu servo, dizendo que ele deveria mergulhar no rio Jordão por sete vezes para ficar curado.

O general ficou muito nervoso [fazer uma voz irritada]: “Como aquele profetazinho de Israel teve coragem de nem aparecer? Não se trata assim um homem tão importante como eu! Ele tinha que vir aqui, fazer uma cerimônia, passar as mãos nas manchas e me curar. Os rios da Síria são muito melhores do que esse Jordão lamacento.” Ele ficou tão indignado que se virou e foi embora.

No caminho, seus servos lhe disseram [fazer voz de quem está persuadindo]: “Senhor, pense melhor. Se o profeta pedisse uma coisa difícil e cara, o senhor não a faria? Quanto mais uma coisa tão simples como mergulhar sete vezes!”


Naamã pensou melhor, lembrou-se de que sua escravazinha nunca mentia, e resolveu fazer o que Eliseu mandara. Ele foi até o rio. [Duas pessoas devem segurar a faixa de TNT azul, e o personagem Naamã deve ficar atrás dela, aparecendo o corpo da cintura para cima. Um ajudante deve ficar abaixado ali também, segurando o pano molhado.] Vamos contar comigo quantas vezes ele  mergulhou? [Contar mostrando os dedos das mãos.] Uma. [Naamã deve abaixar-se e levantar-se, atrás da faixa, (repetir o processo cada vez que “mergulhar”).]  Nada.  Os servos o animaram dizendo: “Continue! Não desista!”  Vamos falar como os servos? [Cada vez que ele se levantar, deve observar as manchas e mostrar expressão de desapontamento e as crianças devem dizer: “Continue, não desanime”.] Duas. Manchado ainda. Três, tudo do mesmo jeito. Quatro. Iiih! Continuava doente. Cinco. Seis. Ainda com lepra. Faltava só uma vez. Será que daria certo? Ele mergulhou de novo. [O ajudante deve passar o pano molhado nas manchas rapidamente.] Será que dessa vez ele ficaria curado? Os servos ficaram todos esperando ele aparecer de novo. Nem conseguiam respirar direito de tão ansiosos. Até que ele saiu da água e... [“Naamã” deve levantar-se com expressão feliz no rosto.] Estava curado! Não havia mais nenhuma mancha na pele dele! Os servos davam vivas e batiam palmas. [Pedir que as crianças dêem vivas e batam palmas.] E Naamã erguia as mãos para o Céu agradecendo a Deus pelo grande milagre. Que maravilha!

Ele quis agradecer a Eliseu, dando-lhe ouro e outros presentes caros. Mas Eliseu não aceitou. Ele queria que Naamã agradecesse só a Deus. Então, Naamã voltou para sua casa, convencido de que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus. Ele contou tudo para sua esposa e os dois deixaram aquelas estátuas de lado e começaram a adorar o Deus verdadeiro. E tudo isso aconteceu porque aquela menina aceitou o chamado de Deus e foi bondosa e fiel. Ela ficou muito feliz também.
  

MEMORIZANDO: [Dizer:] A garota da história de hoje aprendeu desde pequeninha a escolher o caminho de Deus. Seus pais a ensinavam todos os dias, no culto da manhã e da tarde, e enquanto trabalhavam. Ela aprendeu a amar a Palavra de Deus e a obedecê-la. Também aprendeu a ser bondosa, trabalhadeira e caprichosa.  Quando ela foi levada cativa, continuou andando no caminho de Deus. Não se desviou dele, mesmo estando sozinha. A Bíblia diz que a criança que aprende o caminho do Senhor desde pequena, não vai se desviar dele. É por isso que estamos aqui, na Escola Sabatina, para que vocês aprendam o caminho de Deus e não se desviem dele quando crescerem. É isso que está escrito na Bíblia. [Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado. Depois ensiná-lo com os gestos propostos na lição:]

Instrui o menino no caminho em que deve andar - [mãos sobre a fronte, mostre um caminho.]
E quando envelhecer, não se desviará dele - [passar a mão direita sobre o rosto, negar com as mãos.]
Provérbios 22:6  [desabrochar uma flor e formar um livro.]

REVISANDO: [Fazer algumas manchas com tinta guache em um garoto. Colocá-lo atrás da faixa de TNT azul (o “rio”) e fazer as perguntas para as crianças. A cada resposta certa ele deve dar um “mergulho” no rio, escondendo-se atrás da faixa. Se a resposta estiver errada, ele não pode mergulhar. As crianças devem ajudá-lo a mergulhar sete vezes, para ficar curado. Na sétima vez, enquanto ele está abaixado atrás do TNT, passar o paninho úmido para retirar as manchas. Quando ele se levantar, dar vivas e bater palmas, agradecendo às crianças por terem ajudado “Naamã” a ficar curado.]

APLICANDO: As crianças que aprendem o caminho de Deus desde pequenas são sempre amáveis, prestativas e obedientes. Como aquela menina cativa, elas ficam felizes quando podem ajudar alguém a conhecer o verdadeiro Deus. [Mostrar o boneco para as crianças e apresentá-lo como Sr. Maneira. Dizer:] O Sr. maneiras vai falar frases educadas, que crianças cristãs fazem, e coisas grosseiras, que crianças cristãs não fazem. Quando ele falar uma frase educada vocês devem fazer um gesto ou mímica mostrando o que ele disse. Se ele falar uma frase grosseira, vocês devem ficar paralisados como estátuas. Por exemplo, o Sr. Maneiras disse para apertar as mãos e sorrir quando conhecer alguém novo. Essa é uma frase educada, vocês devem apertar as mãos uns dos outros e sorrirem. [Dar tempo para que as crianças apertem as mãos.] Agora,  Sr. Maneiras disse para dizer à mamãe que odeia a comida que ela fez. Essa é uma frase grosseira. Vocês devem ficar paralisados, como estátuas. [Dar tempo para que fiquem paralisadas.] Vocês só poderão se mexer quando eu falar uma frase educada de novo. Quem fizer o gesto grosseiro, sai do jogo por um tempo. Vamos começar?

1. O Sr. Maneiras disse para engraxar os sapatos do papai, e deixá-los brilhando, sem ele pedir.
2. O Sr. Maneiras disse para secar a louça para a mamãe, sem reclamar.
3. O Sr. Maneiras disse para choramingar e reclamar quando não ganhar o que quer.
4. O Sr. Maneiras disse para fazer a lição de casa de qualquer jeito.
5. O Sr. Maneiras disse para visitar o vizinho doente e orar com ele.
6. O Sr. Maneiras disse para rir da colega que caiu um tombo e se machucou.
7. O Sr. Maneiras disse para secar a louça com muito capricho.
8. O Sr. Maneiras disse para deixar a cama desarrumada quando você acordar.
9. O Sr. Maneiras disse para brigar com o colega.
10. O Sr. Maneiras disse para repartir o lanche com um amigo.
11. O Sr. Maneiras disse para dar um folheto a um amigo.

[Ao terminar, dizer:]  Naamã só foi curado por causa da menina cativa. Se vocês andarem no caminho de Deus, como ela andou, vocês também poderão ajudar as pessoas a conhecerem o Deus verdadeiro. Que Deus as abençoe para isso.
   
CONTANDO AOS OUTROS: [Tanto na opção 1, como na 2, entregar os desenhos para as crianças pintarem. Depois, ajudá-las a montarem tudo. Lembrá-las de usar o material para contar a outros a história bíblica de hoje.]




Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!