segunda-feira, maio 10, 2010

Tesouros Infantis 2°Trim. - Lição 9



O Jardim da Vitória


Ao final da lição a criança deverá:
SABER que Jesus escolher o sofrimento para que nós fôssemos salvos.
SENTIR tristeza porque seus pecados trouxeram sofrimento a Jesus e gratidão pela escolha dEle.
RESPONDER, abandonando seus pecados.

PENSAMENTO CENTRAL: AGRADECEMOS A JESUS POR ESCOLHER NOS SALVAR.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. Mateus 26:41.                 
LEITURA AUXILIAR: Mateus 26:36-66; O Desejado de Todas as Nações, 685-706
ENRIQUECIMENTO DO PROFESSOR:  Getsêmani, significa “Prensa de Azeite”, e era um pomar de oliveiras no monte das Oliveiras. Pode-se associar esse nome à grande pressão que os pecados de todo o mundo e a separação de Deus exerceram sobre Jesus, a ponto dEle suar sangue.

RECURSOS NECESSÁRIOS:  Memorizando: visual preparado conforme instrução abaixo ;


Conquistando a Atenção: Opção A - copos, suco ou chá adoçado, chá sem doce, pequeno brinde; Opção B - copo com chá amargo; 
Lição: taça, chá amargo, gravura da cruz e do Céu; 
Revisando: figuras dos jardins


Aplicando: copos descartáveis, chá amargo, taça ou jarra vazia com a figura de Jesus colada por fora; Contando aos Outros:  cópia da figura do discípulo e da tira  para cada criança.


COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Memorizando:  Ampliar as figuras  A  e B, págs. 105 e  106 para o tamanho que desejar. Pintar, colar em cartolina ou papel cartão. Recortar a parte A e cortar com estilete nas linhas pontilhadas. Recortar a figura B retirando toda a linha  escura. Introduzir a figura B na abertura 2 e depois na abertura 1. Puxar a tira para aparecer o rosto do discípulo dormindo. Movimentá-la para aparecer o rosto dormindo, sonolento e acordado.




SUGESTÃO: Repetir o verso três vezes com todos. Após isso, avisar que as crianças devem acordar o discípulo falando o verso com bastante força, sem gritar. Se falarem forte, depois de umas duas vezes, deixar aparecer o rosto com olhos semi abertos. Se falarem baixinho, movimentar a parte B para que o rosto adormecido apareça novamente. Se continuarem falando forte, deixar que apareça o rosto acordado. Altenar a maneira de falar (forte e baixo), quantas vezes forem necessárias para que as crianças memorizem o verso antes de “acordar” o discípulo.

Revisando: Copiar as figuras . Recortar na borda e colorir. Fixar na lousa ou em um cartaz, uma de cada lado.








Aplicando: Copiar a figura de Jesus , recortá-la, sem o texto, e fixá-la em uma taça ou jarra.




Contando aos outros:
Montar o discípulo da mesma forma que em “Memorizando”. Não é necessário colá-lo em cartolina.



MEMORIZANDO (até 10 minutos): Para melhor aproveitamento do versículo, ele deve ser memorizado depois de “Revisando”.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos). Escolher uma das opções abaixo:
Opção A : Escolhas. Ter um copo com um pouquinho de suco ou chá doce. E outro com um pouquinho de chá sem doce. Chamar uma criança e pedir que escolha um ou outro. Quem escolher o suco ou chá doce vai bebê-lo e sentar-se. Quem escolher o chá sem doce, terá mais uma chance de escolher outra coisa. A criança que escolher o suco, deve bebê-lo e sentar-se. A que escolher o chá sem doce, deixe que beba e dê a opção de escolher entre outro gole de chá sem doce e copo um cheio de suco ou um biscoito ou uma barra de cereais (adesivo, bexiga, caneta - algo que as crianças gostem) e deixar que escolha outra vez.
Perguntar às crianças que participaram se foi fácil ou difícil escolherem, se ficaram contentes com as suas escolhas e porquê. Existem outras escolhas que são desagradáveis na hora, mas que depois mostram que são melhores? Confessar um erro; deixar o brinquedos e vir rápido quando a mamãe chama; não aceitar carona de estranhos, etc. Em nossa lição de hoje, Jesus teve de fazer uma escolha muito difícil. A mais difícil escolha que alguém já teve que fazer.

Opção B: Deixar que as crianças coloquem o dedo dentro de um copo com chá amargo e o experimentem. Perguntar: Se vocês pudessem escolher entre tomar esse chá amargo e não tomar, o que vocês fariam? Nossa lição de hoje fala de um cálice amargo que Jesus precisava tomar. O que será que Ele faria? Tomaria ou não? Vejamos na nossa lição de hoje.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.   APRESENTANDO A LIÇÃO:
Alguma vez, quando seu pai e sua mãe tiveram de sair e deixaram vocês com alguém, vocês se sentiram tristes e sozinhos? Depois da Santa Ceia Jesus sentiu-se muito triste e sozinho. Ele sempre esteve na companhia de Deus, Seu Pai, mas naquele momento Ele sentia como se Deus estivesse longe, numa viagem, e tivesse esquecido completamente de Seu Filho. Jesus também sabia que dentro de pouco tempo homens maus viriam para prendê-Lo, maltratá-Lo e depois crucificá-LO. Imaginem se vocês soubessem que logo uma pessoa má fosse chegar para maltratar vocês. Como se sentiriam? Tristes, nervosos, preocupados. Jesus sabia o que estava para acontecer com Ele, mas isso não era tudo. Havia algo que o fazia sentir-se pior ainda: é que Ele, que nunca tinha feito nada de errado e tinha horror ao pecado, teria que levar o peso dos pecados de todo o mundo. Ele deveria ser tratado por Deus, como cada pecador deveria ser, se tivesse de pagar por seus pecados. E Jesus deveria escolher entre sofrer tudo isso e salvar os pecadores ou voltar para o Céu e nos deixar nas mãos de Satanás. Essa decisão a ser tomada deixou Jesus muito abatido.
Saindo do lugar da Santa Ceia, Ele foi com os discípulos para o Jardim do Getsêmani. No portão Ele deixou oito discípulos e entrou apenas com Pedro, Tiago e João. Lá dentro, Ele pediu que eles ficassem orando e afastou-Se um pouco para orar sozinho. Satanás e seus anjos aproximaram-se de Jesus para tentar fazer com que Ele desistisse de salvar o mundo. Ele dizia (falar com sarcasmo): “Não vai adiantar fazer tanto sacrifício. Para quê sofrer tanto, se o povo que você veio salvar não quer nem saber de você?” Jesus afastava para longe esses pensamentos maus sugeridos pelo tentador, mas o peso dos pecados do mundo inteiro sobre Ele O deixava arrasado. Todo o sofrimento que Ele teria de passar seriam muito dolorosos, e Ele os comparou a tomar um cálice de algo muito amargo. Segurar o cálice com chá bem amargo perto da boca, fazendo expressão de ânsia. Sentindo-se só e com medo de ficar para sempre separado de Deus Ele orou: “Meu Pai, se possível, passe de Mim este cálice”. Afastar o cálice.  E em seguida falou: “Todavia, não como Eu quero, mas como Tu queres”. Aproximar o cálice.  Jesus não queria que nós tivéssemos que sofrer o castigo por nossos pecados. Mas o único jeito de evitar isso seria sendo castigado em nosso lugar. 
Nessa hora de tanta tristeza Jesus foi procurar Seus amigos para receber um pouco de conforto. Mas, sabem como eles estavam? Dormindo. Colocar o cálice sobre a mesa. Vamos fazer como os discípulos estavam? Juntar as mãos embaixo da cabeça e fechar os olhos. Lá estavam Pedro, Tiago e João, os melhores amigos de Jesus, dormindo no momento em que Ele mais precisava de ajuda! Jesus os acordou e disse-lhes: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”.
Novamente Ele voltou para o lugar onde estivera orando e outra vez orou (aproximar o cálice da boca, com expressão de ânsia): “Oh! Meu Pai! Se este cálice não pode passar de Mim sem Eu desobediência. Vamos tentar chegar no jardim da obediência. Chamar as crianças uma a uma para responder às perguntas. Ajudar nas respostas, se necessário. Depois, dizer: Quando você for tentado a desobedecer a seus pais, pense a respeito dos dois jardins e decida ir para o jardim da obediência e ser vitorioso como foi Jesus.


MEMORIZANDO:
              Dizer: Quando somos avisados de que um ladrão virá a nossa casa o que devemos fazer? Dormir ou ficar vigiando? Será que devemos tentar lutar contra o ladrão sozinhos ou devemos chamar a polícia? Jesus avisou Seus discípulos de que Satanás estava chegando para tentá-los. Ele disse (ler o verso na Bíblia, na mesma versão que será ensinado): “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. Mateus 26:41. Infelizmente, os discípulos escolheram não atender ao conselho de Jesus e por isso ficaram muito desanimados diante das dificuldades que vieram.
Esse mesmo aviso serve para nós. Jesus sabe que Satanás está sempre procurando nos fazer cair em suas tentações por isso ele diz a cada um hoje: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. Mateus 26:41. Repitam comigo.  Devemos escolher aceitar esse conselho, estando sempre atentos e nunca deixando de orar, pedindo ajuda dos anjos de Deus. Assim não ficaremos desanimados como os discípulos, que escolheram não vigiar.
Mostrar o visual. Tenho aqui um discípulo adormecido. Cada vez que recitarmos o verso bem forte, mas sem gritar, ele vai acordar um pouco. Se falarmos baixinho ele continuará dormindo. Vamos falar forte até que ele acorde? Recitar com as crianças e ir puxando a tira, conforme a maneira das crianças falarem, até que o “discípulo”seja “acordado”

C. APLICANDO:
Mostrar novamente o cálice com o chá amargo. Dizer: Quando Jesus orou para não beber do cálice, Ele não estava falando de um cálice normal, como esse que está em minhas mãos. Ele estava falando do sofrimento e da morte. Jesus não queria passar pela terrível dor que O esperava e ainda morrer separado de Deus. Mas Ele também não queria que nós passássemos por isso. Seu amor por nós é tão grande que Ele disse a Deus que sofreria tudo que fosse preciso para nos salvar. Distribuir copos descartáveis para todas as crianças. Perguntar: Quem aqui já ficou zangado alguma vez, ferindo alguém ou falando palavras duras? Quem aqui já desobedeceu à mamãe ou mentiu ou zombou de alguém? Imaginem que esse chá amargo sejam nossos pecados. Jesus morreu por causa deles. Colocar o chá amargo nos copos das crianças. Ter um copo com chá para si também.  Ele levou a culpa de todos os pecados do mundo inteiro. Vamos entender isso melhor agora. Mostrar o cálice ou copo com a figura de Jesus. Vejam o copo está vazio. Mostrar que o copo está vazio. Jesus nunca pecou.  Nós pecamos. Mostrar o copo descartável com chá amargo. No jardim do Getsêmane Jesus aceitou tomar o cálice de sofrimento que não era dEle. Foi mais ou menos como se Ele dissesse para que Deus colocasse dentro do cálice vazio dEle (mostrar o cálice vazio) todas as coisas erradas que as pessoas fazem, todos os pecados. E assim Ele morreria pelos pecados dos outros. Colocar o conteúdo do seu copo descartável dentro do cálice e falar para as crianças fazerem o mesmo. Viram o que aconteceu? Nossos pecados encheram a taça de Jesus. E Ele teve de sofrer e morrer por causa deles. Vocês acham que Jesus fez isso porquê?  Que podemos sentir por alguém que nos ama tanto que escolhe sofrer o castigo que merecemos? Como podemos agradecer-Lhe?



D. CONTANDO AOS OUTROS:
 Entregar as figuras do discípulo adormecido, de preferência  já recortadas. Deixar que as crianças pintem e montem seu discípulo. Enquanto trabalham, dizer: Jesus escolheu nos salvar. Essa semana, escolham alguém para ouvir a linda história de hoje e use essa figura para falar de como Jesus fez Sua escolha.






Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!