segunda-feira, maio 10, 2010

Tesouros Infantis 2°Trim. - Lição 11

 Dois Homens Perdidos


Ao final da lição a criança deverá:
SABER que as pequenas ações decidem o caráter e o destino.
SENTIR desejo de obedecer em tudo.
RESPONDER, procurando ser fiel e fazer a vontade de Deus.

PENSAMENTO CENTRAL: O caminho da desobediência não vale à pena.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte ”. Provérbios 14:12.   .                 
LEITURA AUXILIAR: Mt. 27:1-31; Mc 15:1-15; Lc.23:1-25; Jo 18:28-40; O Desejado de Todas as Nações, 721-740.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: fita crepe, duas cadeiras ou caixas (um tecido azul e um tecido escuro, caso não for usar as caixas), flores simples (verdadeiras ou artificiais), galhos secos (representando os espinhos),; Conquistando a Atenção: Opção A – tecido manchado, recipiente com água; Opção B: copo com leite, pano de limpeza, vasilha ou copo; Lição: o mesmo cenário usado em “memorizando”, dois bonecos (de preferência com roupas palestinas), saquinhos de pano com moedas, envelope de carta, bacia com água, toalha de rosto; Revisando: moedas numeradas; Aplicando: mesmo cenário de “memorizando”; Contando aos Outros:  cópias das figuras para cada criança, tesoura, cola, lápis de cor.




COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Revisando: Colar, com fita adesiva, um papelzinho numerado em cada moeda.
Memorizando: Desenhar dois caminhos no chão, usando fita crepe ou giz. Um dos caminhos deve ser mais estreito e reto. O outro deve ser mais largo e torto. No caminho estreito, colocar alguns espinhos e pedras e no final uma caixa de presente com uma gravura do Céu ou uma cadeira coberta com tecido azul claro. Colocar flores ou folhagens no caminho largo e cobrir a cadeira com um pano escuro.

MEMORIZANDO (até 10 minutos): Dizer: Vejam estes dois caminhos. O caminho estreito é o caminho da obediência. O largo é o caminho da desobediência. O que há no caminho da obediência? Como é o caminho largo? Qual deles é mais bonito? Qual deles é mais fácil? Os espinhos no caminho da obediência mostram que às vezes temos de sofrer um pouco ao obedecer, mas o final dele tem uma bela recompensa. Vale à pena seguir por ele. Mas o caminho largo parece mais interessante, não é mesmo? Muitas vezes parece mais fácil e gostoso desobedecer, mas o resultado é muito ruim. O final do caminho da desobediência não é bom. Vejam o que a Bíblia diz. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Isso quer dizer que às vezes pensamos que fazer alguma coisa errada, não vai nos trazer nenhum problema ou que será vantajoso. Mas todo caminho errado, no fim traz tristeza e perdição. Nunca se esqueçam desse verso quando forem tentados a fazer algo errado que parece que vai ser bom, porque no final vocês terão muita amargura. É melhor sofrer um pouco fazendo o que é certo e depois ganhar a vida eterna, não é mesmo? Repetir o verso por três vezes, com as crianças. Depois, convidar uma ou mais crianças para andarem pelos caminhos, enquanto o resto da turma recita o verso. Trocar as crianças e repetir de novo. Continuar o processo até que tenham repetido o suficiente para memorizarem o verso.










CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos).
Opção A: Sujeiras que a água não lava. Mostrar um retalho de tecido manchado com tinta (cuidar para que seja  tinta que não saia com água...). Dizer: Este pano está muito sujo vou lavá-lo. Mergulhar o tecido em uma bacia com água e esfregar um pouco. Torcer bem, abrir o pano e mostrá-lo para as crianças enquanto diz: Terminei. Vejam como ficou limpo. Deixar que as crianças digam que continua manchado. Dizer: Mas eu o lavei com água limpa, porque não ficou limpo? Ah! Tem sujeiras que a água não lava, não é mesmo? Em nossa lição de hoje, um homem pensou que podia limpar seu pecado com água.

Opção B: Coisas que ficam perdidas para sempre. Mostrar um copo plástico de leite ou suco e falar um pouco das vantagens daquela bebida. Colocar o copo sobre a mesa ou chão e enquanto fala fazer o copo virar e derramar o conteúdo. Mostrar-se triste, pegar um pano de chão e limpar tudo enquanto diz: Que pena perder esse leite! Ele é tão importante! Será não há como recuperá-lo? Espremer o pano em um balde e perguntar: Será que dá para beber esse leite que está saindo do pano? Mas ele não é tão bom para a saúde? É. Infelizmente não há como recuperar esse leite mesmo. Ele foi perdido para sempre. Infelizmente há coisas que, por mais que gostemos, não podemos recuperar. Elas ficam perdidas para sempre. Nossa lição de hoje fala de dois homens que Deus amava muito, mas que não puderam ser recuperados. Eles ficaram perdidos para sempre.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO: Usar o mesmo cenário de “Memorizando”. Combinar com as crianças para repetirem o verso memorizado toda vez que você mostrar o caminho largo. Isso deve ser feito quando um dos personagens da história fizer uma má escolha.
Essa história será contada com mais facilidade por duas pessoas: uma contando a história de Judas e outra, a de Pilatos.
Mostrar os bonecos. Nossa história de hoje fala de Judas e Pilatos, os dois homens perdidos.
Segurar apenas um dos bonecos nas mãos. Quando se tornou um discípulo de Jesus, Judas não era tão mal. Ele ouvia Jesus ensinando sobre o amor e a bondade e O ajudava em Seus trabalhos levando os doentes e sofredores para serem curados e confortados. Certa vez, até recebeu poderes para fazer milagres! O problema de Judas é que ele gostava muito de dinheiro. Mostrar moedas. Para ele dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Além disso, achava que era o discípulo mais inteligente e capaz de todos. Ele ficava sempre olhando para os defeitos dos outros e por isso não conseguia enxergar os seus próprios defeitos. Ele não percebia que estava entrando no caminho da desobediência.
Por ser uma pessoa talentosa, Judas ficou encarregado de guardar o dinheiro das ofertas que os discípulos ganhavam. Guardar algumas moedas dentro de uma sacola. E aí os problemas para Judas aumentaram. Uma vez ele recebeu o dinheiro e ficou olhando, olhando para ele. Pegar algumas moedas e olhar para elas de modo cobiçoso. Ele pensou: “Eu sou o mais inteligente e talentoso dos discípulos. Sem a minha esperteza eles se dariam mal. Bem que eu mereço ficar com um pouco desse dinheiro para mim”. Aquele dinheiro era dele? Ele podia pegá-lo para si? Deixar que as crianças respondam. Ele sabia que não podia, mas achou que não faria falta para os outros e assim pegou um pouco de dinheiro e guardou na sua bolsa. Guardar algumas moedas na sacola de Judas. Colocar Judas no caminho largo. As crianças devem dizer o verso. Jesus sabia de tudo que Judas fazia. O Salvador amava muito Judas e não queria que ele seguisse pelo caminho da desobediência. Então Jesus fez tudo que pôde para mostrar o caminho da obediência. Mas Judas continuou roubando.  Ele pensava que nada de mau lhe aconteceria por fazer aquilo. E seu amor ao dinheiro foi crescendo, crescendo, (abrir os braços aos poucos, indicando crescimento) e tomou conta de todo o seu coração. Um dia os sacerdotes ofereceram trinta moedas de prata para que ele os entregasse Jesus. Mostrar as moedas e guardá-las dentro de outro saquinho, balançando-o. E Judas ficou com tanta vontade de ter aquele dinheiro que teve coragem de trair Jesus, levando os homens maus até o Jardim do Getsêmane para prenderem o Salvador. Fazer Judas andar mais um pouco no caminho. As crianças devem dizer o verso. Ele achou que estava sendo muito esperto porque ganharia um bom dinheiro, facilmente. E, quanto a Jesus, era só Ele usar Seu poder para escapar dos sacerdotes e tudo estaria resolvido. Mas as coisas não aconteceram assim.
Aquele dinheiro não trouxe a satisfação que Judas esperava. Pelo contrário, trouxe medo e angústia. Quando Jesus deixou que os sacerdotes O maltratassem sem fazer nada para escapar, aconsciência de Judas começou a atormentá-lo e ele ficou com medo do castigo que merecia receber. Fazer expressão de medo.  Cada vez que caçoavam de Jesus e batiam nEle, Judas lembrava de seu pecado. E se Jesus morresse mesmo? Qual seria o castigo que ele, o traidor, receberia de Deus? O medo dele foi crescendo, crescendo (abrir os braços aos poucos, indicando crescimento), enchendo seu coração com desespero, até que ele não agüentou mais e foi tentar desmanchar o mal que havia feito. Ele foi até o Sumo Sacerdote  e, jogando o saco de moedas no chão (jogar o saco de moedas no chão), gritou (falar alto, com voz desesperada): “Pequei, traindo sangue inocente”.
Só que era tarde demais. Não havia como mudar mais nada. Jesus continuou sendo maltratado e foi condenado a morrer. Judas ficou tão angustiado de remorso que saiu correndo dali e se enforcou. Levar o boneco até a cadeira do caminho largo e escondê-lo embaixo do pano escuro. Parecia ser muito bom roubar e mentir, mas o fim disso foi a morte.
O outro homem perdido foi Pilatos. Ele era o governador daquele país e um preso só poderia ser morto se ele deixasse. Os sacerdotes, disseram muitas mentiras sobre Jesus e O condenaram à morte. Mas eles não poderiam matar Jesus sem a autorização de Pilatos por isso foram bem cedinho até o palácio do governador para que ele desse a ordem para crucificá-Lo.
Quando Pilatos olhou para Jesus, teve certeza de que Ele não merecia morrer. Ele viu a bondade e o amor de Jesus em Seu rosto e percebeu na hora que os sacerdotes estavam falando mentiras a Seu respeito. Ele perguntou várias vezes o que Jesus havia feito de errado para ter de morrer, mas nenhum deles conseguiu mostrar qualquer coisa errada na vida de Jesus.
Ao conversar com Jesus, Pilatos sentiu desejo de saber alguma coisa sobre a salvação. Mas, quando Jesus começou a falar, a gritaria dos sacerdotes e do povo deixou Pilatos impaciente e ele não esperou para ouvir Jesus. E assim ele perdeu a oportunidade de ser salvo. Colocar o boneco de Pilatos no caminho largo. As crianças devem dizer o verso.
Pilatos sabia que Jesus não tinha feito nada de errado e queria libertá-Lo. O problema é que ele tinha medo. Se não agradasse aos judeus, eles não deixariam mais que ele fosse o governador. E ele não queria perder todos os privilégios e honras que possuía. Ele gostava de viver em um lindo palácio mandando em todos. Gostava de ter bastante dinheiro e comprar o que quisesse. Para ele aquela vida parecia ser a melhor. Fazer o boneco de Pilatos andar um pouco mais no caminho largo. As crianças devem dizer o verso. Jesus não queria que Pilatos se perdesse, por isso orou por ele e Deus ouviu sua oração e enviou um anjo à esposa de Pilatos. Ela estava dormindo e teve um sonho onde um anjo mostrava para ela que Jesus era o Filho de Deus. Ela acordou apavorada e mandou um bilhete para Pilatos pedindo que ele não fizesse nada de errado com Jesus. Dobrar um papel e colocar dentro de um envelope.
Abrir o bilhete perto do boneco de Pilatos. Quando Pilatos recebeu o bilhete ficou ainda mais preocupado e sem saber o que fazer. Não queria condenar Jesus à morte, mas também não queria deixar de ser governador.  Ele pensou: “Vou mandar açoitar a Jesus, quem sabe assim o ódio desses judeus passe”. Os soldados bateram muito, muito em Jesus e Ele não fez nada para se defender. Se quisesse, Ele podia destruir aqueles homens maus rapidamente, mas Ele sabia que precisava suportar tudo para que pudéssemos ser salvos. Depois de baterem muito em Jesus eles resolveram se divertir. Colocaram sobre Ele um manto vermelho e uma coroa de espinhos e se ajoelhavam diante dEle rindo e blasfemando. Depois disso, Pilatos O mostrou diante do povo e disse que Ele não merecia morrer. Mas o povo, incentivado pelos sacerdotes, começou a gritar que Jesus deveria ser crucificado. Pilatos então tentou uma última coisa: ele trouxe um homem muito mau que estava preso, chamado Barrabás, colocou-o ao lado de Jesus e pediu para o povo escolher entre Jesus e ele.  Satanás e seus anjos maus estavam junto com a multidão e ajudaram a gritar: “Solte Barrabás! Solte Barrabás!” Erguer os braços com os punhos levantados ao dizer essas palavras.
Pilatos sabia que se mandasse crucificar Jesus estaria fazendo uma coisa muito suja. Mas ele ficou pensando na sua riqueza e poder. Finalmente, pediu a um empregado que trouxesse uma bacia com água e lavou suas mãos na presença da multidão, dizendo: “Lavo as minhas mãos da culpa da morte dEle”. Lavar as mãos em uma bacia e enxugá-las com uma toalha. O povo, sem pensar no que estava dizendo, gritou: “A culpa da morte dEle fique sobre nós!” Lavando as mãos, Pilatos quis dizer que autorizava a morte de Jesus, mas que o povo e os sacerdotes é que seriam os culpados daquele pecado, e não ele. Que engano! Aquela água não podia lavar a mancha do pecado! Quando Pilatos autorizou os sacerdotes de matarem Jesus ele tornou-se tão culpado quanto eles. Fazer o boneco dePilatos andar mais um pouco. As crianças devem recitar o verso.
Depois de ter feito isso, Pilatos achou que tudo ficaria bem outra vez. Mas ele estava enganado. Desde o momento que condenou Jesus, ele começou a sentir um grande remorso e nunca mais teve paz. Pouco tempo depois, ele perdeu o direito de ser governador. Perdeu a riqueza, o poder e também a felicidade. Tudo que não queria perder. Ele tornou-se tão infeliz e tão atormentado de remorsos que não suportou mais viver e, como Judas, acabou se matando. Colocar o boneco de Pilatos embaixo do pano escuro da cadeira. As crianças devem recitar o verso.
Esse foi o triste fim de dois homens que pensaram que valia à pena seguir pelo caminho da desobediência.

B. REVISANDO :
Cada criança deve pegar uma moeda de dentro do saquinho. O professor deve dizer o número 1. A criança que tirou esse número deve responder à pergunta correspondente. Continuar até que todos participem.

C. APLICANDO:
Cada dia temos oportunidade de escolher que caminho vamos seguir. Satanás tenta fazer o caminho do pecado parecer muito gostoso e divertido, com todas as vantagens. Já o caminho da obediência, ele faz parecer muito desagradável e triste. Mas isso é uma mentira muito grande. Vejam porquê.
Pegar um boneco e colocar entre os dois caminhos. Dizer: Tenho aqui uma criança que está passeando com os pais em um shopping. Há muita gente em volta dela. Satanás fala em seu ouvido que não haverá problema nenhum se ela soltar a mão do papai e ir olhar uma loja de brinquedos que ficou para trás. Colocar o boneco no caminho da desobediência. O que pode acontecer com ela se seguir pelo caminho da desobediência? Se perder dos pais, ser raptada. Colocar o boneco no caminho da obediência. O que pode acontecer com ela se seguir pelo caminho da obediência? Ficará segura, poderá ir mais tarde na loja de brinquedos.
Mamãe disse para Joana não mexer na panela de sopa que está fervendo no fogão. Satanás lhe diz que se ela se servir logo vai poder comer antes de todo mundo. Colocar o boneco no caminho da desobediência. O que pode acontecer com Joana se seguir pelo caminho da desobediência? Cair a sopa quente nela e queimá-la, causando dor e cicatrizes feias. Colocar o boneco no caminho da obediência. O que pode acontecer com ela se seguir pelo caminho da obediência? Sentir fome por um pouco mais de tempo, mas comer tranquila.
Papai disse para Junior não ir brincar na beira do lago sozinho porque ele não sabe nadar. Satanás lhe diz que o papai nem vai notar que ele esteve ali. Colocar o boneco no caminho da desobediência. O que pode acontecer se Junior seguir pelo caminho da desobediência? Cair no lago e se afogar. Colocar o boneco no caminho da obediência. O que pode acontecer com ele se seguir pelo caminho da obediência? Esperar até que possa ir ao lago acompanhado e brincar, continuar vivo.
Há uma criação de abelhas perto da casa de Felipe. Seu pai lhe disse para não se aproximar dali. Satanás diz que será divertido. Colocar o boneco no caminho da desobediência. O que pode acontecer com ele, se seguir pelo caminho da desobediência? Ser picado pelas abelha. Colocar o boneco no caminho da obediência. O que pode acontecer com ele se seguir pelo caminho da obediência?Ficar bem, não sofrer.
Todas as crianças foram avisadas para não aceitarem doces de estranhos na saída da escola. Um estranho parou perto de Sofia e lhe ofereceu um chocolate bem gostoso. Colocar o boneco no caminho da desobediência. O que pode acontecer com Sofia se seguir pelo caminho da desobediência? Ser raptada, ficar viciada em drogas. Colocar o boneco no caminho da obediência. O que pode acontecer com ela se seguir pelo caminho da obediência? Estará segura.

CONTANDO AOS OUTROS:
Entregar a atividade  para cada criança, já recortada. Enquanto trabalham, dizer: Sempre que estiverem tentados a fazer algo de errado, lembrem-se desse verso. Também mostrem essa atividade a algum adulto ou criança que esteja tentado a ir pelo caminho da desobediência.










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