sexta-feira, maio 21, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 8 - 2º Trim. 2010

Ao final da lição o juvenil deverá
SABER Deus envia seus anjos à Terra.
SENTIR segurança de que, necessário, Deus enviará um anjo para ajudá-lo.
RESPONDER vivendo como na presença dos anjos.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.” Hebreus 13:2.

LEITURA AUXILIAR: Patriarcas e Profetas, 148 e 156.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando:  visuais preparados conforme instruções abaixo; Conquistando a Atenção:  pessoa conhecida vestida como um estranho; Aplicando: cópia da tabela abaixo (em Aplicando) para cada aluno; Contando aos Outros:  cópias das figuras abaixo para cada aluno


COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Memorizando:
Ampliar as figuras A, B e C (abaixo). 
Colar a figura A em cartolina e cortar na linha pontilhada. Recortar a figura do anjo. 
Pintar todas as gruvuras. Colar C no anjo, no local indicado.
Dobrar a asa para escondê-la atrás do corpo. Introduzir C na linha recortada em A.
Deslizar a figura para entrar na casa. Ao sair, tirar a asa de trás do corpo para mostrar que é um anjo.

Contando aos outros: Copiar as figuras A,B e C sem ampliá-las. Montar como descrito acima.





MEMORIZANDO (até 10 minutos): Para melhor aproveitamento, o verso será memorizado após a lição.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
 Começar uma conversar qualquer com os alunos. Alguém deve bater à porta.  Com antecedência, combinar com um irmão ou irmã que apareça neste momento vestido com roupas simples e rotas, chapéu na cabeça e óculos escuros (de tal forma que não seja reconhecido facilmente). Combinar também que a pessoa mude a voz ao falar. Pedir que os alunos recebam a pessoa. Deixar que sejam naturais (talvez não dêem muita atenção ou talvez sejam calorosos). Fazer algumas perguntas simples para que o “estranho fale pouco”. Oferecer um assento, mostrar onde fica o bebedouro, convidá-lo para almoçar. O estranho deve então se despedir e sair. O professor deve conversar um pouco com a classe sobre aquela visita inesperada e depois a “visita” deve voltar sem o chapéu e o óculos escuro. Perguntar aos alunos se eles sabiam quem era e como teriam tratado o “estranho” se soubessem quem realmente era. Dizer: Em nossa aula de hoje veremos um “estranho” que era mais importante que parecia.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.   APRESENTANDO A LIÇÃO:
Você convidaria irmãos que você não conhece para almoçar em sua casa, mesmo sabendo que eles não teriam outro lugar para comer? Você se importaria com eles?
        Num dia quente de verão Abraão estava sentado à porta de sua tenda quando viu três viajantes aproximando-se. Antes que chegassem na tenda pararam como se estivessem decidindo que caminho tomar. Abraão não esperou que viessem até ele. Levantou-se rapidamente e correu a encontrá-los. Com grande bondade e cortesia ele disse: “Por favor, senhores, venham hospedar-se em minha casa. Darei água para lavarem os pés, enquanto descansam à sombra do carvalho. Eu lhes darei também alguma coisa para comer, e, depois de descansarem, poderão ir.”
Quem eram os visitantes e de onde vieram? Abraão não sabia, mas foi bondoso e hospitaleiro. Enquanto comiam, os visitantes se identificaram. Sabem de onde eram? Isso mesmo: do Céu. Um deles era Jesus, e os outros dois eram anjos. Os três mensageiros vieram trazer uma notícia muito especial: Abraão e Sara teriam um filho. Quanta alegria para aquele casal ter como hóspede o próprio Filho de Deus e Seus anjos e ainda receber a notícia mais desejada! Corrigir a questão de domingo.
Os anjos saíram da tenda de Abraão e se dirigiram a Sodoma, enquanto Jesus ficava conversando com Abraão. Ao chegarem lá foram gentilmente acolhidos por Ló. Ele não sabia que eram anjos, mas havia aprendido com Abraão a ser hospitaleiro e por isso se esforçou em ser cortez.
        As pessoas que viviam em Sodoma eram muito más. Havia muita riqueza e pouco trabalho, então o povo só pensava em se divertir. Quando viram os visitantes na casa de Ló, resolveram maltratá-los e foram pedir a Ló que os entregasse. Ló se recusou a fazer isso e eles ficaram com muita raiva dele e decidiram machucá-lo. Neste  momento os anjos feriram aqueles homens de cegueira e eles não puderam achar a casa de Ló. Mesmo assim não se arrependeram de ter tido uma intenção tão má. Mas aquela situação serviu para Ló descobrir que seus hóspedes eram anjos. Corrigir as questões de segunda-feira.
Ló ficou triste porque as pessoas, e mesmo seus familiares, não quiseram aceitar o aviso. Eles zombaram da mensagem e não quiseram sair da cidade. Com isso Ló começou a demorar para sair dali. Os anjos, percebendo a demora de Ló, tomaram sua esposa e suas filhas pela mão e levaram todos às pressas para fora da cidade. Se os anjos não houvessem feito isto eles teriam sido destruídos. Corrigir a questão de terça-feira.
Alguns anos antes de receber a visita dos anjos, houve um problema muito sério na casa de Abraão. Sara não tinha filhos e deu sua escrava Hagar para Abraão gerar um filho dela. Foi um pecado muito grande. Quando Hagar viu que estava esperando um filho começou a zombar de Sara e as duas começaram a se desentender. A situação ficou tão crítica que Hagar teve de fugir da presença de Sara. Quando estava bem  longe do lar de Abraão, Hagar sentou-se muito triste junto a uma fonte no deserto. Então um anjo aproximou-se dela e perguntou-lhe de onde vinha e para onde ia. Ela explicou que estava fugindo de sua senhora. O anjo lhe disse que ela deveria voltar e fazer as pazes com Sara. Corrigir as questões de quarta-feira.
Ismael, o filho de Hagar e Abraão, já era um rapazinho quando os anjos visitaram seu pai avisando no nascimento do filho de Sara e Abraão. Depois de um ano desta visita, nasceu Isaque, o filho da promessa. E novamente começaram os problemas na casa de Abraão. Hagar e Ismael estavam sempre perturbando Sara e Isaque. E as brigas nunca terminavam. Foi quando Sara sugeriu que Hagar e seu filho fossem embora. Apesar de triste, Abraão concordou que aquilo seria melhor para todos. Eles saíram antes do nascer do sol e caminham no deserto por bastante tempo. Como fazia muito calor, logo acabou a água que levavam. Fraco e desorientado, Ismael deitou-se debaixo de alguns arbustos do deserto e Hagar afastou-se para não ver o sofrimento do filho. Ali ela sentou-se e chorou, em desespero. Ismael aprendera com Abraão a orar ao Deus do Céu. E ali, em sua grande necessidade, Ismael abriu se coração a Deus. E a Bíblia diz que o Senhor ouviu a sua oração e enviou Seu anjo para acalmar a Hagar. Corrigir a questão de quinta-feira.

C. REVISANDO:
Dividir a classe em dois grupos. Na questão número 1 de sexta-feira, um grupo deve dizer a pergunta e o outro completá-la. Na questão número 2, um grupo diz a mensagem e o outro o nome dos personagens.

MEMORIZANDO:  Com antecedência, preparar os visuais do verso. Abraão e Ló foram grandemente abençoados pela presença dos anjos. Mas imaginem agora o que teriam perdido se não fossem hospitaleiros? Deixar que os alunos digam o que poderia ter acontecido. Quando recebemos em casa alguém que está em necessidade, com certeza seremos grandemente abençoados por isso. Pode ser que seja um anjo ou não, mas com certeza Deus tem um propósito com tudo. Por isso vamos memorizar este verso, para que nos lembremos da hospitalidade sempre. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão que será ensinada. Escrever o verso na lousa ou em um cartaz para que seja visualizado. Mostrar o visual com o anjo e recitar o verso completo com a classe por três vezes. Esconder o cartaz com o verso ou apagar a lousa e pedir que recitem tudo. Pode-se dividir a classe em grupos para ver quem consegue recitar o verso sem errar. Terminar com todos  recitando o verso mais uma vez.

D. APLICANDO:
         Ismael era um rapazinho. Ele estava em grande dificuldade e levantou a sua voz, pedindo socorro a Deus. Jesus ama a você também e deseja vê-lo feliz. Cada dia você deve levantar a sua voz pedindo-lhe que o ajude em seus problemas. Se você estudar a Sua Palavra diariamente, com certeza receberá as respostas que precisa.  Entregar uma cópia da tabela abaixo para cada aluno. Preencham essa tabela e procurem lembrar-se  de que sempre podem pedir socorro ao Senhor.



E. CONTANDO AOS OUTROS:
       Dar uma cópia das figuras A,B e C para cada aluno. Deixar que pintem e montem tudo (se preferir cole as parte em cartolina ou papel cartão: ficará bem mais firme). Enquanto trabalham, dizer:  Quando puderem mostrem esta atividade para alguém e contem a história de Abraão e Ló. Tente mostrar a importância de ser hospitaleiro e de confiar em Deus.

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!