domingo, janeiro 24, 2010

Tesouros Infantis, TI V3N1 Lição 9

Jesus, o amigo das crianças




Ao final da  lição a criança deverá:
SABER que Jesus ama e cuida das crianças
SENTIR desejo de se aproximar de Jesus.
RESPONDER fazendo de Jesus seu melhor amigo e falando dEle a outros.

PENSAMENTO CENTRAL: UMA CRIANÇA É MUITO IMPORTANTE PARA JESUS

VERSO PARA MEMORIZAR: “Deixai vir a Mim as crianças, e não as impeçais, porque das tais é o reino de Deus”. Lucas 18:16.       
        
LEITURA AUXILIAR: Mt. 19:13, 14; Mc. 10:13, 14; O Desejado de Todas as Nações, 511-517.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: figura de Jesus (abaixo), corda; Conquistando a Atenção:  Opção A: tapete ou plaquinha de boas-vindas (ver instruções abaixo), Opção B: cartolina, papel cartão ou papel manilha, tinta guache, pincel, toalhas de papel; Lição:  um copo descartável grande, vários copos descartáveis médios, vários copos descartáveis de café; Revisando: Opção A:  palitos de sorvete, Opção B: bexigas vermelhas, caneta para retroprojetor; Aplicando: palitos de sorvete, caixa rasa ou bandeja com areia, figura de Jesus colada em papel cartão (abaixo); Contando aos Outros: Opção A: Jesus e as crianças (bonecos); Opção B: atividade abaixo.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Conquistando a atenção:
  Preparar uma plaquinha de porta, um cartaz ou tapete dando boas-vindas às crianças. O tapete pode ser confeccionado colando as letras e alguma gravura em uma placa pequena de E.V.A. O mesmo pode ser feito na plaquinha. Para desenhar ou escrever em E.V.A. usar caneta para retroprojetor ou marcador permanente, cola colorida, cola glitter. Para colar é melhor usar a cola de contato (cola de sapateiro) ou a cola quente. Para o cartaz, usar o material que desejar (cartolina, papel cartão, isopor, etc.).




ATENÇÃO:
Pedir aos pais que, no próximo sábado, tragam um potinho ou caixa que possa se tornar um cofrinho (se quiserem podem trazer um cofrinho mesmo).












Exemplo de plaquinha:

Ideia e imagem extraída de http://blogtiale.blogspot.com.br/2015/05/jesus-e-as-criancas-fantoche.html


Contando aos outros (opção B): Cópia da figura abaixo. 




MEMORIZANDO:
             [Ler Lucas 18:16, na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Dizer:] Este verso quer dizer que Jesus tem muito prazer em receber as crianças e que ninguém deve impedi-las de ir até Ele. Na verdade, Jesus fica muito contrariado quando atrapalham as crianças de ir até Ele. Vamos memorizar este verso tão importante? [Colocar a gravura de Jesus à frente e fazer um caminho no piso com giz ou fita crepe. Dois adultos seguram uma corda atravessando o caminho. Um grupo de crianças deve ir até a figura recitando: “Deixai vir a Mim as crianças”. Quando chegarem na corda, devem dizer: “e não as impeçais”. Os adultos devem baixar a corda e as crianças continuam recitando o verso: “porque dos tais é o reino de Deus”. Ao voltarem, todas as crianças dizem a referência.]

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Escolher uma das opções abaixo.]

Opção A: [Com antecedência, colocar uma plaquinha ou confeccionar um tapete de EVA com as palavras “CRIANÇAS SÃO BEM-VINDAS” (ver modelo acima). Pedir às crianças que digam como podemos mostrar a uma pessoa que ela é bem-vinda em algum lugar. Deixar que respondam. Mostrar a plaquinha de bem-vindo ou o tapete de boas-vindas. Perguntar:] Como vocês se sentiram ao saber que vocês são bem-vindos neste lugar? Esta placa (ou tapete) foi colocada aqui para que vocês saibam que nós as amamos e vocês são especiais para nós. Nós queremos que vocês estejam aqui e recebam as bênçãos de Deus. Nossa história de hoje fala de pessoas que não sabiam receber bem as crianças. Elas não sabiam que UMA CRIANÇA É MUITO IMPORTANTE PARA JESUS. Repitam comigo.

Opção B: [Escrever em uma cartolina ou papel cartão a frase: “Crianças são bem-vindas”. Se o número de crianças for muito grande, usar uma faixa de papel pardo. Passar tinta guache nas mãos das crianças e deixar que carimbem o cartaz. Cuidar para que depois lavem e enxuguem bem as mãos. Colocar na entrada da sala e dizer:] Com este cartaz queremos mostrar a todos que desejamos a presença de vocês aqui. Queremos que vocês venham aqui para receber as bênçãos de Deus e aprender a Sua Palavra. Nossa história de hoje fala de pessoas que não sabiam receber bem as crianças.

Elas não sabiam que UMA CRIANÇA É MUITO IMPORTANTE PARA JESUS. Repitam comigo.

 APRESENTANDO A LIÇÃO:

[Havendo poucas crianças, convidá-las para sentarem-se sobre um tapete ou almofadas (não tendo estas coisas, usar um grande lençol ou colcha). Se o número de crianças for grande, colocar o material em cima da mesa. Colocar o copo maior no meio da mesa ou do círculo de crianças sentadas (fica melhor utilizar os copos com a boca para baixo). Dizer:] Jesus chegou a uma cidade. Ele estava acompanhado de seus discípulos. [Colocar os copos menores, que representam os discípulos, em volta do copo grande.] Logo muitas pessoas começaram a chegar para ouvir suas pregações. [Colocar mais copos menores em volta do copo grande.] E Jesus passou muito tempo ali, falando do Reino de Deus e contando Suas belas histórias.

Algumas mães que moravam ali ouviram falar que Jesus estava na cidade. Elas resolveram levar seus filhos para que Jesus os abençoasse e orasse por eles. As crianças ficaram muito felizes. Elas já tinham ouvido falar de Jesus e Sua bondade e desejavam ver Seu rosto e conversar com Ele. Então, se aprontaram rapidamente e saíram pelas ruas, felizes e ansiosas para chegar logo. [Colocar os copos de café ao redor dos outros.] Mas vocês sabem como as crianças são, não é? Eu penso que, pelo caminho, as crianças conversavam, riam, corriam e pulavam. As mães conversavam umas com as outras e chamavam a atenção das crianças: “Filho, cuidado! Não corra!”. “Aninha, fique perto da mamãe.” “João, pare de pular!”. Além disso, quando se aproximaram de onde estava Jesus, aquelas mães perceberam que não seria muito fácil chegar até Ele. Havia uma grande multidão escutando Jesus e era muito difícil passar por elas.

Então, elas foram pedindo licença para conseguir se aproximar um pouco mais. [Arrastar  alguns copos pequenos entre os maiores.] Enquanto pediam passagem, chamavam as crianças, que, por sua vez, chamavam suas mães e se apertavam entre as pessoas. Alguns começaram a reclamar. Eu imagino que tenha sido mais ou menos assim: “Moço, dá licença pra eu passar?” “Mãe, onde a senhora está?” “Ei! Não me empurre!” “Ai, você pisou no meu pé!” Toda essa agitação fez as pessoas olharem para as crianças. Alguns devem ter comentado: “Que barulho!” Jesus teve que parar de pregar. Quando os discípulos perceberam isso, devem ter pensado: “Essas crianças barulhentas vão atrapalhar Jesus de fazer Sua pregação.” Então, pensando que estavam fazendo um favor para o Mestre começaram a falar para as mães saírem dali com seus filhos. [Levantar um copo maior, mudar o tom de voz e dizer:] “Vocês não estão vendo como o Mestre está ocupado? Não há como atender vocês agora!” [Pegar outro copo maior e dizer:] “Jesus está fazendo coisas muito importantes agora. Vocês não devem atrapalhar. Vão para casa!” [Afastar os copos pequenos.] Aquelas mães e crianças começaram a sair, muito envergonhadas e tristes. Algumas até começaram a chorar.

Foi então que todos ouviram a voz de Jesus dizendo [levantar o maior copo e falar com voz solene, mas carinhosa]:  “Deixem vir a Mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas”. Era como se Jesus dissesse: “Deixem as crianças chegarem perto de Mim. Eu gosto delas. Nunca mandem embora os pequeninos, pois o Reino de Deus é das pessoas que têm o coração tão confiante como o destas criancinhas.” Os discípulos pensavam que as crianças atrapalhariam Jesus de fazer Seu trabalho, mas quem estava realmente atrapalhando eram eles. Quando entenderam isso, eles saíram do caminho e elas puderam aproximar-se de Jesus. [Colocar os copos de café bem perto do copo maior.] Jesus pegou algumas crianças nos braços e afagou a cabeça delas com muito amor. Depois, colocou a mão sobre elas e as abençoou.

Como aquelas mães e seus filhos ficaram felizes! Nunca mais esqueceram a bondade e o amor de Jesus e as coisas que Ele lhes ensinou naquele dia.  Aquelas crianças cresceram obedientes às palavras de Jesus e algumas delas, quando cresceram, foram até maltratadas por serem obedientes a Ele. Mas não se importaram com isso. Elas jamais deixaram de amar aquele que as tinha tratado com tanto amor. Elas descobriram que UMA CRIANÇA É MUITO IMPORTANTE PARA JESUS. Repitam comigo.

REVISANDO: [Escolher uma das opções abaixo.]

Opção A: [Ter vários palitos de sorvete dentro de um recipiente. Se quiser algo mais incrementado, recortar e colar rostinhos de crianças (meninos e meninas) em uma das pontas. Fazer uma pergunta a uma criança. Se acertar, ganha um palito que deve guardar para usar na próxima atividade. Dar pistas, se a criança tiver dificuldade para responder. Continuar até acabarem as perguntas.]

Opção B: [Com antecedência, encher bexigas vermelhas e desenhar nelas muitos corações. Numera-las ou colar nelas as perguntas.  Amarrá-las em um cordão ou prendê-las em um cabo de vassoura. Dizer:]  Como o verso fala de crianças, resolvi trazer o balão, porque é algo que as crianças gostam. Os corações lembram o amor de Deus por vocês, e a cor vermelha lembra que Jesus derramou o seu sangue  por todos nós, inclusive as crianças. Em cada balão desse há uma pergunta. Quem acertar a pergunta vai ter direito a um balão, que será entregue depois do culto, quando vocês estiverem indo embora.
[Pedir a uma criança para escolher uma pergunta. Se acertar a resposta, fica com o direito de levar a bexiga. Dar pistas, caso tenha dificuldade em responder. Continuar o processo até acabarem as perguntas.]

Perguntas: 

1.     Quantas pessoas juntaram-se para ouvir Jesus?
2.     O que fizeram algumas mães ao saberem que Jesus estava na cidade?
3.     Como ficaram as crianças ao saberem que iam ver Jesus?
4.     Quando as mães e seus filhos chegaram, havia bastante lugar perto de Jesus?
5.     O que os discípulos fizeram ao perceberem a presença das crianças?
6. Como se sentiram as crianças ao serem obrigadas a voltar?
7. O que disse Jesus aos discípulos?
8. O que Jesus fez com as crianças?
9. Como ficaram as mães e as crianças quando Jesus as chamou de volta?
10. Como aquelas crianças viveram depois de encontrar-se com Jesus?
11. Qual o valor que Jesus dá às crianças?

  
APLICANDO:
[Com antecedência, preparar uma caixa rasa com areia. Colocar a figura de Jesus bem no centro dela. Explicar:] Há lugares onde as crianças não podem entrar tais como: hospitais, delegacias, alguns clubes, fábricas, etc. Quando alguma criança resolve entrar logo aparece um segurança dizendo: “Aqui não entra criança”. É muito desagradável isso, mas realmente há lugares onde não são bons para as crianças. Mas, para Jesus nunca há um lugar ou momento em que Ele não possa receber uma criança. Vamos mostrar isso?
[Dar palitos de sorvete para cada criança, se não usou a opção A em “Revisando”. Mostrar a caixa para as crianças e combinar para que venham à frente quando forem chamadas, coloquem seu palito perto da figura de Jesus e digam:] “Meu nome é _______, e Jesus disse que eu poderia vir a e estar com Ele”. [Para cada criança que disser isso, dizer para ela:] “Jesus ama você,  ______[nome da criança].” [Depois que todas as crianças fizerem isso, dizer-lhes:] “Jesus nunca está cansado demais para estar com vocês. Ele diz que vocês podem ir a Ele a qualquer momento, através da oração e do estudo da Bíblia. Nada, nem ninguém pode impedir vocês de irem a Jesus. Graças a Deus por isso!”

CONTANDO AOS OUTROS:
[Ensiná-las a contar a história de hoje, usando os palitos  e o roteiro da página 88. Pode-se deixar que treinem sobre a mesa. Depois, guardar tudo dentro de um saquinho plástico e amarrar com fitilho ou em uma caixa de fósforo grande e enfeitada. Colocar dentro o roteiro da pág. 88. Incentive-os a pedir a ajuda dos pais para aprender o roteiro e depois contar a história para os amiguinhos, na escola, no quintal de casa. Dizer:] Um dia, lá no Céu, você poderá sentar no colo de Jesus e conversar com Ele. Fale sobre isso a seus amigos enquanto conta essa linda história.






Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!