segunda-feira, janeiro 25, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 6 - 1º trimestre 2010 - Suplemento do Professor

LEMBRA-TE DO SANTO DIA DO SENHOR
OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER  que o quarto mandamento  é um sinal do poder criador e santificador de Deus;
SENTIR desejo de santificar o sábado;
RESPONDER aprendendo a provar na Bíblia que o sábado é o sinal de Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós para que saibais que Eu sou o Senhor, vosso Deus”. Ezequiel 20:20.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: Opção A: quadro ou obra de arte com a assinatura do autor; Opção B: um desenho para ser pintado para cada aluno; Apresentando a Lição: tira com o quarto mandamento, gravuras que ilustrem os dias da criação, sete batatas, caneta hidrocor; Aplicando: cópia do quadro de textos sobre o sábado para cada aluno;  Contando aos Outros: cópia do estudo bíblico para cada aluno.  


MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Com antecedência, escrever o verso na lousa, dividido em quatro partes, mais a referência. Dizer: Os fazendeiros costumam colocar uma marca em seu gado para evitar que seja confundido com outros rebanhos. Os componentes de um time costumam usar uniformes para identificar seu grupo. As empresas criam logotipos e logomarcas e colocam-nos em tudo que lhe pertence. Deus também tem um sinal para identificar seu povo. É uma marca interior que só é visível através dos atos e está bem clara no texto que vamos aprender hoje. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado.  Dividir a sala em dois grupos (por exemplo, meninos e meninas). Um grupo deve levantar-se, dizer a primeira parte do verso e sentar-se. Em seguida, o outro grupo levanta-se e  diz a outra parte e senta-se. O primeiro grupo levanta-se novamente, fala a terceira parte e senta-se. O segundo grupo, levanta-se novamente e diz a última parte. Todos devem falar a referência juntos. Repetir o processo até que o verso tenha sido memorizado.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Opção A: Levar um quadro ou obra de arte (pode ser uma foto do quadro ou gravura)  que contenha a assinatura do artista.Deixar que os alunos observem a obra e comentem alguma coisa sobre o autor dela.Se possível, falar algo sobre o autor, o valor do quadro, e a importância da assinatura. Lembrar que o quadro só tem valor se o autor for identificado por seu autógrafo, porque é o nome do artista que deixa a obra de arte valiosa. Dizer: Na aula de hoje, falaremos sobre a assinatura mais importante de todas.
Opção B:  Com antecedência, fazer uma cópia de um  desenho simples para cada criança. Deixar que pintem ou colem papel no desenho e pedir que identifiquem seus trabalhos com o nome.Preparar um desenho também, mas sem colocar o nome. Pendurar os desenhos em um varal ou prendê-los em um mural, pendurar também o desenho sem assinatura. Formar duplas e pedir que cada componente procure o desenho de seu colega no mural. Ninguém deve dizer qual é o seu. Depois que encontrarem os desenhos dos colegas, perguntar: Como vocês conseguiram identificar o desenho de seu colega sem que ele tenha dado alguma dica? Pelo nome. Há aqui um trabalho que está sem nome. Assim não é possível identificar claramente quem é seu autor. Realmente a assinatura de vocês tem o valor de identificá-los. Hoje estudaremos sobre uma assinatura muito especial que seu autor colocou na maior obra de arte de todos os tempos.
Opção C:  Dividir a classe em dois ou três grupos. Dar um calendário para cada grupo e pedir que identifiquem os feriados nacionais em uma parte do ano e a razão pela qual foram estabelecidos. Dizer: Hoje estudaremos sobre um feriado que comemora o maior de todos os eventos.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Recapitular a criação e o que foi criado a cada dia. Se possível, mostrar gravuras de cada coisa que foi criada. Quando terminar de mostrar as gravuras de sexta-feira, mostrar a palavra SÁBADO. Dizer: Depois de terminar toda a Sua obra de arte, que foi a criação de tudo isso que vimos, Deus desejou colocar sua assinatura, algo que lembrasse a todos Quem é o autor de tudo. Colocar a tira com o quarto mandamento no visual. Esse “autógrafo” é o sábado, porque nele está bem claro quem é o autor da lei: o próprio Criador de todas as coisas.
Todos gostam de feriados e férias, quando se esquece o estudo e o trabalho e simplesmente descansamos. Geralmente saímos para um passeio nesses dias e fica mais gostoso voltar ao trabalho depois disso. Deus sabia que um feriado de vez em quando não seria suficiente para descansarmos por isso Ele providenciou 52 dias de descanso por ano: o sábado semanal. Nesse dia comemoramos o evento mais importante de todos os tempos: a criação de nosso mundo e homenageamos Aquele que Criou nosso mundo e tudo que nele há. O sábado nos faz pensar toda semana em quão poderoso é o nosso Deus e assim percebemos que somos totalmente dependentes dEle.
Mostrar sete batatas bem parecidas (ou outros sete objetos iguais).Dizer: Essas batatas são bem parecidas. Nenhuma delas se destaca das outras. Algumas pessoas dizem que todos os dias são iguais e que para guardarmos o quarto mandamento basta escolhermos um dia qualquer e descansarmos nele. Fazer um sinal em uma das batatas, usando uma caneta hidrocor. Mostrar as batatas e perguntar qual delas é diferente. Dizer: Deus tornou o sétimo dia diferente de todos os outros, colocando Sua assinatura nele. A Bíblia diz que “o sétimo dia é o sábado do Senhor”. É um dia diferente dos outros porque Deus mandou que o separássemos só para Ele.
Satanás não quer que os seres humanos reconheçam que Deus é o Criador de todas as coisas. Então Ele quis confundir as pessoas. Fazer um sinal em outra batata com outra cor de caneta. Dizer: O inimigo de Deus trouxe confusão fazendo com que as pessoas queiram guardar um dia que Deus não ordenou que guardássemos. Precisamos esclarecer aos outros qual o verdadeiro dia de guarda, mostrando pela Palavra de Deus e por nosso exemplo como fazer isso.
Uma forma de darmos um bom exemplo na guarda do quarto mandamento é obedecermos tudo o que ele diz. Inclusive a parte que diz que devemos trabalhar por seis dias. Se não trabalhamos durante a semana como as pessoas perceberão que estamos descansando no sábado? Portanto, trabalhar também faz parte do quarto mandamento. E no sábado devemos esquecer nosso trabalho e nos empenharmos em conhecer melhor o Grande Artista, autor da criação.

B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição. Formar seis grupos entre os alunos. Dividir as questões da lição entre os grupos. Sortear uma letra da palavra SÁBADO para cada grupo. Cada grupo terá dois minutos para escrever num papel algo relacionado ao sábado que esteja na resposta de sua questão e que tenha aquela letra (pode ser no meio da palavra).Escreva a palavra SÁBADO na lousa, na vertical. Cada grupo responde oralmente suas perguntas e depois um representante do grupo vai à lousa e escreve uma palavra ou frase que complete a letra que seu grupo sorteou.  Exemplo:
                                                 Santo
                                           SinAl
                                             OBedecer
                                           CriAdor
                                               Descanso
                                            JeO
C. APLICANDO:
Sendo um sinal de que pertencemos a Deus, é muito importante que as pessoas vejam esse sinal em nós. Então é preciso tomarmos cuidado com o que fazemos, pois disso depende se nosso sinal será  percebido ou não. Preencham o quadro Deus Está Satisfeito Com Seu Jeito De Celebrar O Dia Do Senhor? Não esqueçam de tentar memorizar os textos certos.

D. CONTANDO AOS OUTROS:  Dar uma cópia do Cartão Convite estudo bíblico da pág. ???? para cada aluno. Deixar que dobrem e montem o estudo. Enquanto trabalham, dizer: Vocês aprenderam hoje alguns textos importantes sobre o sábado. Muitas pessoas estão enganadas com relação ao dia do Senhor. Seus amigos já sabem que vocês são guardadores do sábado? Será que eles também sabem porque vocês guardam o sábado? Uma boa forma de falar-lhes da verdade é oferecendo um estudo bíblico. Por exemplo, quando convidarem vocês para uma festa ou um jogo no sábado, vocês podem agradecer o convite e dizer que já têm um compromisso muito importante neste dia e que não pode comparecer. Vocês podem dizer que têm um encontro marcado com Deus todos os sábados, por isso você não pode ir. Ofereça-lhe também este estudo bíblico e ore para que seu amigo sinta interesse em entender melhor esse assunto. Não esqueça de dar um bom  testemunho com relação aos outros mandamentos também. Com certeza vocês serão usados para mostrar a verdade a muitos.







Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!