domingo, janeiro 17, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 4 - 1º Trim. 2010


DEIXAI OS ÍDOLOS (Cont.)
OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER a diferença entre falsa e verdadeira adoração;
SENTIR desejo de adorar a Deus com sinceridade;
RESPONDER rejeitando tudo que seja idolatria e procurando adorar a Deus pela fé.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Deus é espírito; e importa que Seus adoradores O adorem em espírito e verdade”.  João 4: 24.

LEITURA AUXILIAR:   Patriarcas e Profetas,  315-330.

 RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: lousa, cartaz com verso; Conquistando a Atenção: papeizinhos com as palavras “madeira”, “metal” e “pedra” escritas neles; Apresentando a Lição: foto de casamento, figuras sugeridas abaixo, figuras do sol, lua, estrelas, animais, etc. além de avião de brinquedo ou gravura de avião, objetos que representam a idolatria pagã de hoje (mapa astral, duendes, fitinhas, crucifixos, fotos de times de futebol e artistas famosos).; Contando aos Outros: cópia do Cartão da Verdadeira Adoração  para cada aluno.












COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição: Montar um quadro na lousa ou no flanelógrafo (ou confeccionar um cartaz), seguindo o modelo abaixo. Usar a figura do bezerro (recortada em papel dourado) e das mãos em oração para ilustrar o cartaz.  






MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Com antecedência, escrever o verso na lousa. Ligar um ventilador ou secador de cabelos e mostrar o efeito do vento em papéis ou cortinas. Perguntar: Vocês conseguem enxergar o vento? Não. Como então vocês sabem que ele existe? Por causa de seus efeitos. Nós não podemos ver o vento, mas sabemos que ele existe porque vemos o que ele faz. Nós não podemos ver a Deus, mas sabemos que Ele é real. Não podemos enxergá-Lo com nossos olhos mortais, mas com nossa fé vemos tudo que ele faz em nossa vida. Não precisamos enxergar a Deus para adorá-Lo, mas podemos reverenciá-Lo da forma correta. Isso está explicado em João 4:24 (ler o verso na Bíblia). Adorar a Deus em espírito quer dizer que devemos adorá-Lo sem o uso de objetos para representá-Lo, mas com nosso coração e fé. Adorar em verdade, quer dizer que devemos adorá-Lo porque O amamos e reconhecemos Seu poder, sem fingimento e não apenas por costume. Repetir o verso com a turma por três vezes. Apagar uma palavra e recitar o versículo todo; apagar outra palavra e recitar o versículo novamente e assim por diante.Depois de memorizado, coloque o cartaz com o verso na parede ou mural.







CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Com antecedência, escrever em papeizinhos diferentes as palavras madeira, metal e pedra. Colocá-los dobrados dentro de um recipiente.Deixar cada aluno escolher um papel e ler o que está escrito nele. Pedir que cada aluno diga o que é possível fazer com o tipo de material que sorteou. Procurar na sala alguma coisa que seja feita com aqueles materiais. Dizer: Existem muitas coisas que podemos fazer com estes materiais. Hoje vamos estudar sobre uma coisa que não pode ser feita com madeira, metal ou pedra. Prestem atenção.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Mostrar uma foto de casamento, com o noivo e a noiva, de preferência que apareça o pastor também. Perguntar: Vocês já assistiram a um casamento? Já ouviram o que o pastor fala aos noivos antes de os considerar casados? Ele diz mais ou menos assim: “Fulano, você aceita fulana como sua legítima esposa? Promete diante de Deus e destas testemunhas, que a amará, honrará e dela terá cuidado, sendo-lhe fiel enquanto viverem?” Depois que o noivo diz “sim”, o pastor faz as mesmas perguntas para a noiva e ela deve dizer “sim” também. Os noivos fazem um compromisso público de serem fiéis um ao outro.
Lá no Monte Sinai, Deus proferiu Sua Lei e todo povo ouviu atentamente. O segundo mandamento que eles ouviram foi “Não farás para ti imagem de escultura”. Os israelitas aceitaram novamente a vontade de Deus e se comprometeram em obedecer-Lhe. Quando Deus terminou de falar todos os mandamentos o povo estava aterrorizado com as grandes manifestações de Seu poder. Então pediram a Moisés que fosse falar com Deus e depois contasse-lhes Suas palavras. Eles estavam com muito medo de continuar ouvindo a voz de Deus. Moisés e seus ajudante, Josué, subiram então ao monte. Josué ficou a certa altura e Moisés entrou em meio à nuvem. O povo ficou esperando sua volta. Como se passaram muitos dias, o povo começou a ficar inquieto e logo esqueceu-se de sua promessa de fidelidade a Deus. Cansados de esperar pela volta de Moisés, foram a Arão e pediram-lhe que fizesse a imagem de um bezerro para que adorassem. Eles conheciam as festas dos egípcios na adoração de seus deuses e desejaram imitá-los. A multidão estava tão agitada que Arão ficou com medo de que o matariam se não cedesse. Por isso deixou que trouxessem brincos de ouro, os quais ele derreteu e moldou, formando um bezerro. Mostrar a figura de bezerro feita em papel dourado e colocá-la embaixo da frase “Falsa Adoração”. O povo então proclamou: “Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.” Ainda por cima fizeram um altar e marcaram uma grande festa. Nessa festa eles se entregaram à glutonaria, bebedeira e depravação. Deus os proibira de fabricar imagens porque sabia que isso prejudicaria Seu povo. A esta altura já deu para perceberem o que é que não podemos fazer com madeira, metal, pedra ou qualquer outro material. Nós não podemos fazer imagens para representar a Deus pois Ele não pode ser representado por nada, nada é suficientemente grande e poderoso para representar a Deus.
 Os israelitas desejavam algo visível para representar a Deus. Essa era uma forma errada de adoração.  O segundo mandamento nos ensina que não devemos usar objeto algum feito de madeira, ouro, prata ou pedra como auxílios em nossa adoração a Deus. Se assim fizermos, logo esqueceremos de quão grandioso e santo Ele é em verdade. Logo O identificaremos com os quadros e ídolos que adoramos.
Mostrar a gravura de um avião e de Santos Dumont. Dizer: O avião é uma grande invenção, não é mesmo? Temos que concordar que Santos Dumont foi um homem bastante engenhoso e inteligente. Se ele estivesse vivo hoje, e fôssemos comemorar a invenção do avião, quem vocês acham que deveríamos homenagear, o Sr. Santos Dumont, o criador do avião ou o avião que foi criado por ele? É claro que devemos honrar o criador e não a criatura. Vou mostrar agora, outras criaturas e gostaria que vocês me dissessem quem as criou. Mostrar gravuras do sol, lua, estrelas, animais, etc.). Quem é maior, Deus ou as coisas que Ele criou? Quem merece nossa adoração, nosso louvor, nossas orações: o sol, a lua, as estrelas e os animais ou Deus que os criou? Só Deus merece nossa adoração, pois Ele é maior que todas as coisas que criou.  
Mostrar figuras de grandes líderes religiosos e pessoas veneradas. Vejam estas figuras e digam-me quem criou estas pessoas. Essas pessoas são cultuadas e há muitos ídolos com suas imagens. Será que devemos cultuar o que foi criado por Deus? Apenas Deus merece nosso louvor. Infelizmente há muitos que têm se enganado quanto a isso e têm adorado as criaturas de Deus ao invés do Criador delas.
Mostrar gravuras ou objetos que representam a idolatria pagã de hoje (mapa astral, duendes, fitinhas, crucifixos, fotos de times de futebol e artistas famosos). Mapa astral ou horóscopo: Muitos cristãos, apesar de saber que isso é errado, olham os horóscopos só por curiosidade. A Bíblia condena o culto às estrelas e astrologia significa ser guiado por astros e estrelas. Duendes: Muitos desenhos animados e campanhas ecológicas falam de duendes, gnomos, poderes da água, do fogo, do ar e da terra, tratando a natureza como se fosse uma deusa e esquecem que Deus tem o domínio sobre a natureza. Amuletos para dar sorte: fitinhas para amarrar no braço, pedras coloridas, cristais, pirâmides, figa. O verdadeiro cristão sabe que não precisa de sorte, pois confia só em Deus e sabe que o futuro pertence a Ele. Time de futebol: os esportes e seus atletas fascinam muitas pessoas que se tornam “fãs” deles e se tornam seus adoradores. Se alguém aqui tiver algum ídolo como esses, rejeite-o imediatamente, pois tudo isso lhe impede de adorar somente a Deus.
Jesus esclareceu para sempre como deve ser a adoração a Deus quando conversou com a mulher samaritana e disse as palavras do verso que memorizamos. A adoração verdadeira, o culto aceitável a Deus é feito dentro do nosso coração, em espírito e pela fé. Sem fingimento ou falsidade. Nós não necessitamos ter uma imagem de nosso Pai Celestial. Com fé e sinceridade, podemos prestar verdadeira adoração a Deus. Colocar a figura da mão em oração no quadro da verdadeira adoração. Agindo assim seremos fiéis ao nosso Deus, cumprimento nossa parte do compromisso, assim como um casal cumpre seu compromisso sendo fiel um ao outro.
  
B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição dando oportunidade para os alunos darem suas respostas.

C. APLICANDO:
O segundo mandamento diz que Deus é zeloso. Ele visita a maldade dos pais nos filhos até a quarta geração. A desobediência traz maldição. Mas Deus é mais zeloso ainda na sua misericórdia, pois ele faz misericórdia até mil gerações daqueles que O amam e guardam Seus mandamentos! Quanta misericórdia e bondade de Deus, não é mesmo?
Como Adventistas do Sétimo Dia – Movimento de Reforma podemos dizer que obedecemos ao 2º mandamento porque não temos idolatria dentro de nossa igreja. Mas será que, como indivíduos, temos adorado a Deus da maneira correta? Vou mencionar algumas situações e quero que vocês digam se é verdadeira ou falsa adoração e qual o resultado disso, bênção ou maldição.
No momento da oração Luciano ficou cochichando com seu colega. Falsa adoração. Maldição.
Durante o culto Ana e Paula trocaram bilhetinhos e combinaram o que fariam durante a tarde. Falsa Adoração. Maldição.
Adriano foi convidado por seus colegas para sair da igreja na hora do culto. Ele recusou, pois queria estar atento à pregação. Verdadeira adoração. Bênção.
Renata canta muito bem. Ela procura sempre colocar uma roupa chamativa quando vai cantar e deseja que todos a admirem pela bela voz. Falsa adoração. Maldição.
Rodrigo gosta muito de cantar. Quando está cantando ele gosta de pensar nas palavras do hino e  procura demonstrar em sua vida que acredita no que está cantando. Pelo exemplo que ele dá em sua vida, as pessoas que o escutam desejam servir melhor a Deus.  Verdadeira adoração. Bênção.
Andréia está muito preocupada com seus trabalhos de escola. Mas quando chega na igreja ela não permite que suas preocupações a distraiam da mensagem, pois ela acredita que Deus tem algo a falar-lhe. Verdadeira adoração. Bênção.
Márcia não gosta muito de ir à igreja, mas como seus pais são reformistas, ela vai todos os sábados. Só que não presta atenção ao culto e quando não está conversando, está observando as roupas e maneiras dos irmãos e irmãs. Falsa adoração. Maldição.
Por que participamos do culto? Por costume ou por amar a Deus? Por que viemos encontrar nossos amigos ou porque desejamos encontrar a Jesus?
Se os israelitas tivessem obedecido aos Dez Mandamentos, hoje Israel seria o país mais poderoso do mundo, com o povo mais rico, mais sábio, mais saudável e mais feliz da Terra. Se vocês querem ser abençoados assim, obedeçam aos mandamentos. Mas não porque alguém os obriga, mas porque desejam fazer isso por amor a Deus.


D. CONTANDO AOS OUTROS:
Dar uma cópia das duas partes do Cartão da Verdadeira Adoração (abaixo) para cada aluno. Deixar que recortem, dobrem ao meio e colem um lado no outro. Enquanto trabalham, dizer: Guardem o Cartão da Reverência dentro de suas Bíblias ou outro lugar onde possam encontrá-lo com facilidade.  Quando algum colega estiver atrapalhando vocês de prestarem atenção ao culto ou de serem reverentes, mostrem-lhe o lado do cartão que repreende e mais tarde conversem com ele sobre o que aprenderam hoje na Escola Sabatina. Com certeza vocês vão ajudá-lo a se comportar melhor na Casa de Deus. 
Quando se sentirem tentados a apresentarem uma adoração falsa ao Senhor, olhem para o lado do cartão que fala das bênçãos e procurem mudar o comportamento. Com certeza receberão as maravilhosas bênçãos de Deus.



  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!