segunda-feira, outubro 22, 2012

Tesouros Infantis - V1N4 - lição 4


Lição 4
 Coração Voluntário

Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que Deus procura pessoas que confiam nEle, sejam voluntárias e obedientes;
SENTIR  desejo de estar entre os poucos que confiam em Deus, sendo voluntários e obedientes;
RESPONDER, estando pronta para servir a Deus sempre que receber o chamado.


VERSO DA LIÇÃO: “Não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias 4:6.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: um pouco de areia; Lição: bastante papel picado, de preferência em duas cores (pode ser confete, EVA picado, jornal picado, ou sagu, grãos de feijão, lentilha etc.); latas vazias de leite em pó (uma para cada aluno); trombetas de brinquedo ou feitas de recicláveis (ver abaixo); tochas feitas, coletes (opcional); Revisando: trombeta de brinquedo ou outro objeto da história; Contando aos Outros: as mesmas cornetas usadas na lição, sem estar enfeitada, adesivos para enfeitar as cornetas.

 COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição Opção 1  
Trombeta de recicláveis: Seguir o passo-a-passo das imagens abaixo (extraídas de http://blogdaebi.blogspot.com.br/2011/06/trombeta-o-grito-faixa.html - em 24/09/2012)

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Uma pessoa mostra uma vasilha com areia e pergunta qual criança conhece os números e já sabe contar. Chamar alguma criança para tentar contar os grãos de areia. Se houver dificuldade, chamar outra. Depois, perguntar:] É difícil contar quantos grãos de areia tenho aqui? E os grãos de areia da praia, dá para contar tudo? Na história bíblica de hoje teremos um povo que tinha tantos camelos que não dava nem para contar. Era como a areia do mar. Prestem atenção à história porque depois eu vou fazer perguntas.

MEMORIZANDO: [Ler o verso na Bíblia. Explicar o significado e ensiná-lo usando os gestos explicados na lição das crianças.]
Não por força, nem por violência [fechar as mãos e cruzar os braços em “x”]
Mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos [apontar as mãos para o céu]
Zacarias 4:6 [desabrochar uma flor e formar um livro].

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Antes de começar a lição, combinar como as crianças agirão no momento da batalha de Gideão. Dizer:] Quando chegar o momento da batalha vou dividir vocês em três grupos. O primeiro, que ficará comigo vai fazer tudo primeiro e, depois, os outros dois grupos repetirão tudo. Vocês farão os seguintes gestos [encarregar um ajudante de auxiliar as crianças] :
1. Segurar a lata com a tocha dentro na mão esquerda;
2. Segurar a trombeta na mão direita;
3. Segurar a tocha e deixar cair a lata;
4. Tocar a trombeta;
5. Gritar: “Espada do Senhor, e de Gideão.”
[Sentar as crianças no chão ou nas cadeiras, formando um semicírculo. Para ilustrar a grande quantidade de midianitas em comparação com os israelitas, colocar no chão, sobre uma folha de papel cartão ou papelão, uma grande quantidade de papel picado (não usar ventilador na sala e evitar corrente de ar...). Em outra folha de papel cartão, colocar uma quantidade bem menor de papel picado (de preferência, de outra cor). Começar a história dizendo:]
Somos muito fracos e pequenos para resolver a multidão de problemas que temos. Mas Deus quer que saibamos que podemos vencer pelo poder dEle. [Mostrar o monte de papel picado e dizer:] Vejam quantos pedacinhos de papel. Não dá nem para contar. Esses aqui são os midianitas. A Bíblia diz que eles tinham tantos camelos que nem dava para contar. [Mostrar a quantidade menor de papel e dizer:] Estes aqui são os israelitas que atenderam ao chamado de Gideão para lutar por Israel: trinta e dois mil. Mas, ainda assim, este é um grupo bem menor que o dos midianitas, não é?  Mas ainda assim era bastante gente. Deus sabia que se Ele ajudasse os israelitas a vencerem do jeito que estavam, eles poderiam pensar que tinham vencido a batalha por causa da força, da violência deles. Então o Senhor preparou um plano para que eles vissem que “Não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias 4:6.
Deus mandou que Gideão mandasse embora todos os que estivessem com medo de lutar. Sabem quantos homens voltaram? Vinte e dois mil! Muita gente, não é? [Dividir o papel picado “israelita” em três partes, separar duas partes e colocá-las em outros dois pedaços de papel cartão, no chão. Afastá-las, mostrando que os medrosos foram embora. Dizer:] Agora ficaram só dez mil homens para lutar com aquela multidão de midianitas.
Mas Deus deu ainda outra prova. Ele disse [fazer voz solene]: “Seu exército ainda é muito grande. Leve-os para onde há água e eu vou mostrar o que você deve fazer.” Pela manhã Gideão levou os homens para onde havia água. Eles pensaram que atacariam o inimigo. Uns poucos homens rapidamente pegaram um pouco de água com uma mão, enquanto seguravam as armas na outra e vigiavam em volta deles. [Abaixar uma mão e fingir que está pegando água e bebendo. Pedir que as crianças façam assim também.] Só que a maioria deixou suas armas de lado e se ajoelhou perto das águas para beber. Deus disse a Gideão [fazer voz solene]: “Com estes trezentos homens que beberam as águas às pressas, Eu darei a vitória a vocês. Mande todos os outros voltarem para casa.” Imaginem só: trezentos homens para lutar contra uma multidão que não dava nem para contar! [Retirar quase tudo da parte que sobrou de papel picado “israelita” e colocar em outro pedaço de papel cartão. Deixar só um pouquinho, para representar os trezentos.] Mas eles eram corajosos e tinham fé. Eles não adoravam ídolos. Para Deus é melhor ter poucas pessoas obedientes trabalhando para Ele do que milhares de desobedientes.
 Do alto de uma colina Gideão olhava para todos aqueles inimigos e ficou pensando no que aconteceria com eles. Para animá-lo, Deus o enviou junto com um soldado até o acampamento dos midianitas. Eles chegaram lá de madrugada, bem escondidinhos, e escutaram dois soldados conversando. Um deles dizia [usar voz um pouco assustada para a fala dos midianitas]: “Noite passada sonhei com um pão de cevada torrada rolando pela colina. Ele se chocava com nossas tendas e as derrubava.” O outro respondeu: “Isso significa que Deus está entregando o nosso exército nas mãos de Gideão.”  Quando ouviu isso, Gideão ficou todo animado. Voltou rapidamente para o acampamento, chamou seus homens e os animou. Depois, dividiu seu exército em três grupos. [Dividir as crianças em três grupos. Dizer:] Para cada homem ele entregou uma trombeta e um vaso com uma tocha acesa dentro. [Com a ajuda de um ou mais auxiliares, entregar uma trombeta e uma lata com a tocha dentro para cada criança, lembrando o combinado. Abrir mais o círculo para não ficarem muito perto do cenário.]
Gideão disse [fazer uma voz de comando]: “Sigam-me. Quando chegarmos ao acampamento do inimigo, façam o que eu fizer.” Silenciosamente Gideão levou seu pequeno exército montanha abaixo no escuro da noite. Eles cercaram o acampamento inimigo e todos de uma só vez tocaram suas trombetas e quebraram os cântaros. [As crianças devem tocar as trombetas, deixar as latas caírem e  erguerem suas tochas.] O acampamento ficou todo iluminado e, com um grito bem forte o exército de Gideão gritou: “Pela espada do Senhor e por Gideão!” [As crianças devem repetir a frase, com voz forte, várias vezes. Recolher rapidamente as latas, tochas e trombetas das crianças e pedir que se sentem novamente em semicírculo. Dizer:]
   Os midianitas acordaram e viram os israelitas ao redor deles. Luzes brilhando! Espadas luzindo! Trombetas soando! Os gritos dos trezentos homens! Eles ficaram muito assustados, pensando que estavam cercados por um grande exército. Ao invés de lutar, pensaram [falar com voz amedrontada]: “Vamos fugir logo daqui!” Mas, para onde eles iam viam as tochas. [Movimentar o papelão com papel picado que representa os midianitas, como se estivessem fugindo.] Então, confundindo seus próprios soldados com os israelitas, começaram a matar-se uns aos outros. Os israelitas que tinham ido para casa souberam do que estava acontecendo e voltaram para lutar. Assim, os midianitas que conseguiram fugir ficaram sem saída.  [Arrastar os papelões com os “israelitas” que tinham ido embora e cercar os “midianitas”.] Eles foram todos destruídos. [Pegar o papelão com os “midianitas” e jogar todo o papel picado no lixo.] Os poucos que restaram nunca mais quiseram brigar com o povo de Deus. Com essa vitória incrível Deus provou que podemos vencer “Não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias 4:6.

REVISANDO: [As crianças devem estar em círculo. Dar uma trombeta ou outro objeto para uma criança segurar. Elas devem passar a trombeta de uma para a outra, enquanto o professor canta de costas a música sugerida. A qualquer momento, parar de cantar e virar-se. Quem estiver com a trombeta deve responder a uma pergunta.]
Sugestões de Perguntas:
1. Por que Deus disse a Gideão que o exército era muito grande? Porque se eles vencessem com aquele exército poderiam pensar que tinham vencido sem a ajuda de Deus.
2. Quantos soldados tinha o primeiro exército de Gideão? Trinta e dois mil.
3. Quantos soldados medrosos voltaram para casa? Vinte mil.
4. Quantos soldados beberam a água sem soltar as armas? Apenas trezentos.
5. Como eram os trezentos homens que ficaram com Gideão? Corajosos, tinham fé, não adoravam ídolos e eram obedientes.
6. O que é melhor para Deus usar: poucas pessoas obedientes ou muitas pessoas desobedientes? Poucas pessoas obedientes
7. Por que Deus enviou Gideão ao acampamento dos midianitas? Para animá-lo.
8. O que ele e seu servo ouviram? Um soldado midianita contando um sonho e dizendo que Gideão os derrotaria.
9. Como Gideão ficou depois de ouvir o sonho? Muito animado.
10.  Em quantos grupos Gideão dividiu seu exército? Três.
11.  O que ele deu para cada homem? Um jarro de cerâmica e uma tocha.
12.  O que os soldados fizeram quando Gideão deu a ordem? Quebraram os vasos, ergueram as tochas e gritaram: “Pela espada do Senhor e de Gideão.”
13.  Que aconteceu aos inimigos? Ficaram com muito medo, começaram a lutar entre si e fugiram.
  



APLICANDO: [Dizer:] Deus precisa de pessoas como aqueles trezentos soldados: Que confiem no poder de Deus e sejam corajosos e rápidos para obedecer. O objetivo desta brincadeira é mostrar que só alcançamos a vitória se fizermos as coisas da maneira certa e confiando no poder de Deus. [Um adulto deve sentar-se em uma toalha, saco de pano ou caixa de papelão e uma criança pequena deve tentar puxá-lo. A seguir, duas ou três crianças tentam fazer o mesmo. Depois, outro adulto faz o mesmo (certificar-se de que o adulto que está sentado é pesado o suficiente para ninguém conseguir realizar a tarefa). Finalmente, dois adultos se juntam às crianças e alcançam o objetivo. Dizer:] Existem coisas que a gente não consegue fazer sozinho. Existem problemas que parecem grandes demais, pesados demais para nós resolvermos. Mas Deus promete nos ajudar, enviando Seu Espírito Santo para que possamos vencer a multidão de dificuldades. [Repetir o verso para memorizar.]

CONTANDO AOS OUTROS:
[Deixar que as crianças colem o verso para memorizar nas tochas. Elas também podem enfeitar as tochas, usando canetinha e adesivos. Orientá-las para que contem a história de Gideão, usando as tochas, para alguém que esteja enfrentando alguma dificuldade na vida.]


Que bom que você veio!

Volte Sempre!