quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Tesouros Infantis - 1º Trimestre de 2012 - Lição 7

O Arco-Íris
  
OBJETIVO:  Acreditar na aliança que Deus fez com seu povo.
VERSO DA LIÇÃO: Porei o Meu arco nas nuvens e será por sinal da Minha aliança com a Terra.” Gênesis 9:13.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: Despertador, conta de luz ou água, sinete etc.; Lição: maquete sugerida na lição anterior, nuvens escuras, tecido azul, arco-íris; Memorizando: Opção  B - figuras abaixo; Contando aos Outros: cópia da atividade da abaixo  para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Fazer um arco-íris em isopor ou EVA ou, ainda, cartolina colada em papelão. Colar varetas ou cabos de vassoura nele (dependendo do tamanho) para poder erguê-lo. Fazer nuvens em cartolina preta.

Memorizando: Fazer três cópias ampliadas da figura abaixo em cartolina (pode ser uma  cópia por cartolina).  Pintar as cores do arco-íris (de baixo para cima, vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil, violeta). Dividir o verso em seis partes e escrevê-las nas nuvens: “Porei o Meu arco / nas nuvens / e será por sinal / da Minha aliança / com a Terra.” / Gênesis 9:13. Se for fixar na parede, colar rolinhos de fita crepe atrás de cada figura (usar a fita crepe Adelbrás, que não danifica o material, nem a parede). Se quiser fixar no  flanelógrafo, colar areia ou lixa atrás das figuras. Se as crianças forem segurar as partes, não precisa colar nada atrás.

Contando aos Outros: Fazer uma cópia da figura abaixo para cada criança.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Mostrar a conta de luz e perguntar porque a empresa de luz manda a conta. Dar tempo para as crianças responderem e depois explicar que a empresa quer nos lembrar do compromisso que temos de pagá-la; se na igreja houver uma campainha, tocar a campainha e perguntar o que ela nos lembra (que está na hora de começar o programa); fazer um despertador tocar e perguntar o que o toque do despertador quer nos lembrar (da hora de levantar). Depois, dizer:] Na lição de hoje vamos falar de um lembrete muito, muito lindo.

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Relembrar resumidamente a lição da semana anterior. Depois, dizer:] Depois que Noé entrou na arca tudo ficou normal durante sete dias. Não choveu, nem aconteceu nada. As pessoas continuavam em seus pecados e na vida normal. Eles riam ainda mais de Noé. [Contar essa parte da história com muita veemência. Desmanchando o cenário enquanto conta.] Mas no oitavo dia o céu escureceu com nuvens bem escuras. [Mostrar as nuvens.] Houve trovões e relâmpagos e a chuva começou a cair com muita força. O povo ficou apavorado! Nunca haviam visto uma coisa como aquela! Alguns perguntavam: “Será que Noé estava certo?” Além da chuva, vinha água de baixo da terra, saindo em jatos bem fortes, que derrubavam tudo!
As pessoas viram tudo ser destruído: as casa lindas, os jardins, os ídolos. [Destruir as árvores e construções do cenário.] Com a força da chuva e dos jatos de água árvores, rochas e construções eram jogados em todas as direções. A água subia e subia. As pessoas gritavam de horror! [Imitar um grito de horror] Muitos blasfemavam de Deus. Alguns foram correndo até a arca pedir socorro. Outros se agarraram a ela. Mas o balanço das ondas jogavam as pessoas para longe. Algumas pessoas se amarram em árvores enormes, pensando que conseguiriam escapar. Mas, mesmo essas árvores foram arrancadas e engolidas pelas ondas.
As  águas do dilúvio continuaram subindo  até que todas as casas, todas as florestas e todas as montanhas desapareceram. [Colocar um tecido azul sobre a maquete, com a arca em cima.] Foram quarenta dias e quarenta noites de dilúvio. Enquanto isso, a arca era sacudida pelo vento e pelas ondas fortes. Mas as pessoas fiéis que estavam protegidas. Deus enviou anjos poderosos para protegerem a arca. Ele não se esqueceu de Noé nem por um momento.
 Depois, que parou de chover, Noé e sua família esperaram muito tempo até que a água secasse. Quando tudo estava seco outra vez, Deus mandou um poderoso anjo abrir a porta da arca e Noé pode sair. Que felicidade! Depois de doze longos meses eles pisaram na terra outra vez. Os animais saíram correndo e pulando, alegres pela liberdade.
              O que vocês acham que foi a primeira coisa que Noé fez ao sair da arca? Um almoço para comemorar? Ou uma tenda para dormir? Ele não fez nada disso. A primeira coisa que Noé fez foi construir um altar e oferecer sacrifícios ao Senhor. Ele não tinha muitos cordeiros, mas ficou alegre de oferecer o melhor cordeiro a Deus. O Senhor ficou contente com a demonstração de gratidão de Noé. Depois disso, Deus fez a Noé uma promessa especial [falar com voz solene:] “Prometo que nunca mais enviarei outro dilúvio para destruir a Terra. Coloquei Meu arco-íris nas nuvens como sinal da Minha promessa.” E apareceu um lindo arco-íris no Céu. Aquilo trouxe tranqüilidade para o Noé e sua família. E até hoje, cada vez que vemos o arco-íris lembramos da maravilhosa promessa do Senhor.

 MEMORIZANDO (opção A - gestos): [Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e ensiná-lo, usando os gestos como estão descritos na lição:]
Porei o Meu arco nas nuvens  - com uma mão, fazer um arco no céu;
e será por sinal  - apontar para a sua cabeça;
da Minha aliança com a Terra - bater uma palma e apontar para as pessoas;
Gênesis 9:13  - desabrochar uma flor e formar um livro.

MEMORIZANDO (Opção B - visuais): [Pode-se fixar os visuais na parede, no flanelógrafo ou pedir que algumas crianças segurem os visuais. Recitá-lo com as crianças por três vezes. Depois, esconder uma das partes do verso e pedir que as crianças recitem-no outra vez. Em seguida, recitar o verso novamente. Continuar o processo até que o verso tenha sido memorizado.]

REVISANDO: [Fazer uma pergunta. Se a criança acertar, mostrar o arco-íris. Se errar, escondê-lo. Fazer o mesmo com as outras perguntas.]  

APLICANDO: [Dizer:] Quando as pessoas viram a chuva lembraram-se de Noé. Ficaram com vontade de ouvir a voz dele e suplicaram por mais uma oportunidade de entrar na arca. Mas eles não ouviriam mais a voz de Noé. Jesus não pode esperar para sempre as pessoas escolherem obedecer-Lhe. Ele espera e chama por muito tempo. Então Ele precisa parar e se as pessoas não obedecem estão perdidas.
Jesus nos diz: “Hoje é o dia da salvação. Se ouvirdes hoje a Minha voz nãos endureçais os vossos corações.” Endurecer o coração? Como assim? Toda vez que você desobedece à mamãe ou ao papai, você desobedece a Deus. Cada desobediência torna seu coração um pouco mais duro. Se você desobedece hoje, será mais fácil desobedecer amanhã e depois de amanhã. Finalmente seu coração fica duro como pedra. [Mostrar uma pedra ou tijolo. Deixar que as crianças a apalpem.] Quando o coração fica duro a pessoa não consegue mais escutar a voz de Jesus ou da mãe e do pai para obedecer. Ela fica perdida como o povo do tempo de Noé.
É melhor vocês escolherem obedecer a cada dia. Se vocês obedecer hoje, será mais fácil obedecer amanhã e depois de amanhã. Toda vez que você obedece seu coração se torna mais macio até se tornar mole como o barro. E fica cada vez mais fácil obedecer. [Mostrar um pouco de argila ou massa de modelar marrom ou cinza. VARIAÇÃO: Dar um pedacinho de massa de modelar para as crianças e dizer que elas têm dois minutos para moldarem alguma coisa. Depois, observar o que cada uma fez e dizer:] A massa de modelar permite que façamos o que queremos com ela. Quando você é obediente e tem o coração macio como o barro, Jesus toma seu coração e modela  um belo vaso para Ele. [Mostrar um vasinho de argila ou massa de modelar.] Jesus quer usar vocês, meninos e meninas, como ajudantes para Sua obra de salvar outros. Então, sejam obedientes, para ter um coração bem macio.

CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar as cópias da atividade para cada criança. Se elas forem muito pequenas, entregar tudo recortado e ajudá-las a montar. Depois, elas devem colorir cada parte com uma cor diferente. Incentivá-las a usar sua atividade para contar a outros a história de hoje.]

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!