quarta-feira, maio 18, 2011

Tesouros Infantis - 2o. Trimestre 2.011 - Lição 9

Conhecendo
Sua Igreja
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER o que é a igreja de Cristo e como pode ajudá-la;
SENTIR que faz parte da igreja de Cristo;
RESPONDER cumprindo seus deveres na igreja com alegria.

VERSO PARA MEMORIZAR: Vocês são o corpo de Cristo.” 1 Coríntios 12:27

Nossa Crença: Cremos que a Igreja é o conjunto dos crentes em associação, segundo a vontade de Deus. É uma instituição criado pelo próprio Cristo. A autoridade administrativa dos negócios da igreja foi confiada por Cristo à igreja como um corpo, e não a um indivíduo apenas. Através da igreja, Cristo comunica Seus propósitos e Sua vontade. A organização da Igreja é necessária para a unidade de ação e o êxito dos seus empreendimento missionários. A igreja deve lealdade a sua cabeça que é Cristo. Sobre essa rocha foi fundada e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Para exercer um ministério mais eficiente, a igreja delega parte de sua autoridade a oficiais qualificados, como ministros, anciãos, diáconos, etc., não para dominar sobre a igreja, mas para servi-la, na edificação do corpo de Cristo. At 6:1-6; 20:28; 13:1-5. A condição de membros da igreja pode ser alcançada mediante batismo e profissão de fé. A separação de outra igreja é, semelhantemente, necessária para alguém ser aceito na comunhão desta Igreja. At 2:37, 38, 41; I Tm 6;12.  

Esta lição teve muitos trechos extraídos e adaptados do livro “Sugestões de Cultos para Crianças - Perguntas Importantes”.

RECURSOS NECESSÁRIOS:  Revisando: visuais usados na lição anterior; Memorizando: boneco do corpo humano, caneta hidrocor, cola ou fita adesiva; Conquistando a Atenção:  gravura ou foto de igreja, escola, supermercado, casa, pessoas lendo a Bíblia (não precisa ser dentro da igreja); Lição: maquete; Aplicando: Contando aos Outros: cópia das figuras da página 72 para cada criança, lápis ou caneta, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Conquistando a Atenção: colar feltro, lixa ou areia atrás das figuras para usar no flanelógrafo; ou colar rolinhos de fita adesiva para fixá-las na parede ou mural.
Lição:
Maquete: Em um pedaço de isopor ou em uma caixa de areia, fazer uma maquete bem simples com duas ou três cidades antigas, uma cadeia e um rio. Para as casas da cidade, fazer alguns cubos pequenos de cartolina e desenhar neles as portas e janelas ou usar a figura abaixo . Para o rio, colocar uma tira de papel celofane ou papel crepon azul.  Para a cadeia, usar uma caixinha encapada que tenha tampa; desenhar janelas e portas com grades. Os cristãos podem ser representados por tampas de garrafa ou de pasta de dente.



Memorizando: Ampliar a figura do corpo (abaixo) em papel cartão para o tamanho que desejar.



Contando a Outros: Copiar a figura abaixo em cartolina. Recortar em volta do cartão e dobrá-lo na linha pontilhada.


  
REVISANDO: Mostrar os visuais usados na lição anterior para fazer perguntas sobre o assunto. Quem acertar, recebe um adesivo ou outra coisa que “marque” que acertou a pergunta.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
[Colocar em um mural ou fazer um cartaz com gravuras ou fotos de escola, templo, supermercado, casa, grupo de pessoas (não precisa ser dentro de templo) com Bíblias na mão. Pedir às  crianças que digam qual das gravuras é uma igreja. Dar tempo para as respostas, sem comentá-las, mesmo que dêem a resposta errada. Dizer:] Em nossa lição de hoje vamos entender o que realmente é uma igreja.

 APRESENTANDO A LIÇÃO:
Dizer: A igreja é uma família especial de pessoas que aceitaram a Jesus Cristo. [Apontar para a figura do grupo de pessoas com Bíblias na mão, usada em Conquistando a Atenção.] Isto é igreja. Somos um grupo de fiéis, porque cremos nas mesmas coisas: cremos em Deus, cremos em Jesus Cristo como Filho de Deus, cremos que a Bíblia é o livro de Deus, que diz o que devemos fazer com nossas vidas, e o nosso chefe é Deus, através de Jesus Cristo. [Apontar para as gravuras enquanto fala.] Podemos ter uma igreja dentro de uma escola, se um grupo de crentes se reúne ali para demonstrar sua fé em Jesus. Podemos ter uma igreja dentro de um supermercado, se os funcionários dali são cristãos e se reúnem regularmente ali para orar e ler a Bíblia. Podemos ter uma igreja dentro de uma casa, quando os irmãos se reúnem ali para fazer um culto. Podemos ter uma igreja dentro de um templo quando nos reunimos ali durante a semana para juntos louvarmos a Deus.  A Igreja não são paredes, nem telhado, nem portão, nem sala do culto infantil, nem o púlpito do pastor. A igreja somos nós que cremos em Jesus e que temos a responsabilidade de ajudar outras pessoas a crer nEle. E cada um de vocês, que já aceitou Jesus, faz parte da igreja.
[Movimentar as tampas de garrafa (os cristãos) de acordo com a narração.] Quando Jesus esteve aqui na terra, organizou a primeira igreja cristã, que era formada pelas primeiras pessoas que aceitaram Jesus. E quando Ele foi para o Céu, eles continuaram organizando tudo. Todos ajudavam uns aos outros e se  tratavam com muito amor. Nenhum irmão se achava mais importante que os outros. Eles louvavam a Deus juntos, oravam juntos e estudavam a Palavra de Deus juntos. Eles não tinham um templo próprio. Eles se reuniam onde podiam: no pátio da sinagoga [colocar algumas tampinhas juntas, perto da sinagoga], à beira de um rio [colocar algumas tampinhas juntas, perto do rio], na casa de um deles [colocar algumas tampinhas juntas, dentro de uma casa]. Mas muita gente não gostava dos cristãos e queria acabar com a Igreja. Essas pessoas más iam de casa em casa, arrastavam homens e mulheres e jogavam-nos nas cadeias. [Juntar algumas tampinhas de onde estão e colocá-las dentro da “cadeia”. Muitos cristãos que estavam  sendo perseguidos, tiveram que fugir para outras cidades e foram se espalhando para muitos lugares. [Levar algumas tampinhas para outras cidades.]
Vocês acham que assim, a igreja acabou? De jeito nenhum. A Bíblia fala que “aqueles que tinham sido espalhados anunciavam a Boa-Notícia do Evangelho por toda parte”. Assim, novas igrejas surgiram, porque aqueles que fugiam começavam novas reuniões de crentes em outros lugares e cidades. [Colocar algumas tampinhas juntas, nas outras cidades.] Eles cumpriram bem a sua responsabilidade de falar de Jesus para as outras pessoas.
Hoje em dia, nós, que fazemos parte da Igreja, nos reunimos em um templo. Se este templo pegar fogo ou for derrubado, ele pode se acabar. Mas a Igreja nunca vai acabar, pois onde estiverem dois ou três irmãos juntos, o Senhor vai estar com eles, e ali a Igreja começará de novo.

MEMORIZANDO:
Às vezes nós recebemos apelidos ou nomes carinhosos. Por exemplo: uma mãe pode chamar sua filha de “docinho”, porque ela é muito meiga e carinhosa. Assim também, a igreja é chamada por outros nomes. E um deles é o nome de “corpo”. Vamos entender por quê? [Mostrar o boneco e dizer:]  Neste boneco podemos ver a cabeça e o corpo. A cabeça tem o cérebro e manda em todo o corpo. O corpo é formado de vários membros. [Apontar para cada item e perguntar, dando tempo para as respostas:  Para que serve o pé?  Para andar.] Para que serve a mão? E o ouvido? E a boca? E o nariz? Ainda bem que temos estas coisas todas. O nosso corpo é feito de muitas, muitas partes e todas são importantes. Até uma pequena unha ou um fio de cabelo tem a sua importância. A Igreja é chamada de corpo, porque, assim como cada parte do nosso corpo tem uma parte importante para fazer, na igreja todos os crentes têm uma função, ou seja, uma responsabilidade. É isso que a Bíblia diz aqui [Ler o verso na Bíblia.]: Vocês são o corpo de Cristo.” 1 Coríntios  12:27. Então, todos nós somos parte do corpo, mas a cabeça, ou aquele que manda em todos, é Cristo. [Recitar o verso três vezes com as crianças. Depois, elas devem apontar para as outras e recitá-lo repetidas vezes até que tenha sido memorizado.]


 APLICANDO:
[Dividir o mesmo boneco usado em Memorizando e escrever  em cada parte: braço direito - pastor (ou obreiro); braço esquerdo - dirigente, tesoureiro, secretário; perna direita - zelador, músicos; perna esquerda - professores; tronco - famílias da igreja; cabeça - Cristo. Embaralhar as peças, mostrá-las para as crianças e dizer:] Hoje aprendemos que a igreja é um corpo e cada um deve fazer a sua parte. Um órgão do corpo não pode fazer o trabalho de todos os outros. Por exemplo, a orelha não pode pegar a comida, quem pode pegar a comida? [A mão.] A orelha também não pode morder a comida. Ela precisa da boca e a boca precisa dos dentes e da língua para mastigar a comida e engoli-la.
Na igreja nós também precisamos uns dos outros. O pastor, não pode fazer todo o trabalho sozinho. Ele não pode fazer todas as pregações, passar todas as lições, tocar todos os hinos, limpar a igreja todos os dias, contar as ofertas, fazer os gastos, visitar os enfermos, cuidar dos pobres, ensinar as crianças... Cada um precisa fazer a sua parte. 
Em um corpo, cada parte também deve estar satisfeita com o que faz. Imaginem o pé com ciúme da mão, achando que ser pé não tem valor porque fica em baixo do corpo todo e dizendo: “Eu não sou mão e por isso não faço parte do corpo.” Pensem no que seria do corpo sem o pé! Assim como o pé não deve reclamar de ser pé, mas fazer o seu trabalho tranquilamente, nós precisamos fazer a nossa parte sem reclamar. [Repetir novamente o verso para memorizar e depois pedir que as crianças montem as partes do corpo, unindo-as com cola ou fita adesiva. Pedir que mencionem qual é a responsabilidade de função escrita nas partes do corpo. Depois, com hidrocor, sugerir uma parte do corpo que esteja faltando para cada criança desenhar (boca, nariz, ouvido,unha, dedo, sobrancelha, umbigo, cotovelo, etc). Quando ela desenhar uma parte pedir que fale uma coisa que ela pode fazer para ajudar a igreja.

CONTANDO AOS OUTROS: 
  Algumas crianças podem pensar que não há nenhuma tarefa na igreja para elas. Mas isto é um engano. As crianças podem fazer muitas coisas, como vocês falaram agora à pouco. Uma das coisa mais importantes que uma criança pode fazer é orar pelas pessoas da igreja. Hoje teremos oportunidade de ajudar várias pessoas com a nossa oração. [Entregar vários cartõezinhos (postado abaixo da lista de recursos necessários) para as crianças. Ajudá-las a escrever o nome de alguém que conheçam. Certifique-se que o zelador, o obreiro, o pastor, o dirigente, os diáconos, a diretora das dorcas, etc. estejam incluídos. Depois, pedir que todos ajoelhem-se e orem pela pessoa que escolheram. Depois do encerramento da aula, as crianças deverão entregar seus cartõezinhos para as pessoas escolhidas.]
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!