segunda-feira, maio 10, 2010

Tesouros Infantis 2°Trim. - Lição 12

Olha Para O Cordeiro de Deus


Ao final da lição a criança deverá:
SABER que Jesus entregou-Se voluntariamente para sofrer no lugar dos pecadores.
SENTIR gratidão, amor e desejo de imitar a paciência e bondade de Jesus.
RESPONDER , imitando as atitudes de Jesus e louvando-O por Seu infinito amor.

PENSAMENTO CENTRAL: DEUS E JESUS PREPARARAM O PRESENTE DA SALVAÇÃO PARA MIM.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna ”. João 3:16.                 
LEITURA AUXILIAR: Mt 27:31-56; Lc 23:32-43; Jo 19:25-27; Sl 69:20; 22:16-18; O Desejado de Todas as Nações, 745-749.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: três caixas de presente, visuais preparados conforme instruções abaixo; Conquistando a Atenção: Opção A - madeira, mourão ou cruz em tamanho grande, Opção B - Coroa de espinhos ou galho com espinhos; Lição: maquete do Calvário,  tecido escuro e transparente, copo descartável, mochila ou livro bem pesado; Revisando: papeizinhos com perguntas, caixa de presentes; Aplicando: figura da pág. 114 a 116, caixa de presente, corações; Contando aos Outros: cópias da caixinha de presente da pág. 118 para cada aluno, lápis de cor, fita ou lã, cola, tesoura.


 COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:


Memorizando:
Copiar as figuras  e pintá-las com giz de cera ou lápis de cor.
Recortá-las e colá-las em EVA de 2 ou 3 mm de espessura ou papel cartão.
Recortá-las novamente.
Perfurar as figuras nos pontos pretos e prendê-las uma na outra com presilhas “bailarina”, conforme o esquema 
Dobrar cada círculo para trás do posterior e juntar as duas metades do coração.















Lição:

Fazer uma maquete do Calvário usando uma caixa de madeira ou de camisa (ou uma bandeja grande). Com areia úmida ou argila, fazer o monte e uma parte do caminho para chegar até ele.
Colar palitos de sorvete em formato de cruz e pintá-los de marrom. Usar gravetos, no lugar dos palitos de sorvete, se preferir. Nesse caso não é necessário pintá-los, mas devem ser amarrados e colados um ao outro para que as cruzes não se desmanchem.







Aplicando:
Copiar as figuras. Pintá-las e recortá-las.Colar entretela ou flanela atrás das figuras para fixá-las no flanelógrafo, enquanto vai mencionando.
Copiar a figura de Jesus . Colorir com giz de cera ou lápis de cor e recortá-la. Colar entretela ou flanela na parte de trás. Fixá-la no flanelógrafo. Colocar a caixa de presente aberta na frente da figura de Jesus. Se preferir fixar a figura de Jesus em outro lugar, cole-a em papel cartão, fixe um palito de churrasco atrás e espete-o em argila ou areia. 




Corações: Recortar um coração em cartolina vermelha para cada criança. Fixar com fita adesiva ou alfinete, no momento da chegada das crianças.

cruz como essa por um longo percurso? Como vocês se sentiram ao receberem ajuda? Se vocês estivessem com os ombros e costas muito feridos e também estivessem sem comer e sem dormir vocês desejariam que alguém carregasse para vocês? O que vocês fariam se vissem alguém sofrendo assim? Como será fazer tudo isso estando sem dormir e sem comer? Em nosso história de hoje veremos como Jesus carregou uma cruz muito mais pesada do que essa.

Opção B: Mostrar um galho de planta, com espinhos (melhor ainda se for uma coroa confeccionada com galhos espinhosos). Deixar que as crianças toquem levemente os espinhos para terem uma idéia. Perguntar: O que aconteceria se apertássemos com força esses espinhos? Eles nos feririam. Quando nossa pele é perfurada o que acontece? Sai sangue, dói. Foi isso que aconteceu quando os soldados malvados colocaram a coroa na cabeça de Jesus e a apertaram. Doeu muito e saiu bastante sangue.  Mas Jesus deixou que eles fizessem isso porque nos ama. Em nossa lição de hoje estudaremos sobre Seu grande amor.

Opção C: As crianças devem se levantar e esticar os braços bem abertos, sem dobrar os cotovelos, com as mãos um pouco acima da altura dos ombros (como se estivessem em uma cruz). Ver quem agüenta ficar mais tempo nessa posição. Verificar quanto tempo as crianças ficaram com os braços erguidos. Perguntar: O que acontece quando ficamos muito tempo nessa posição? É fácil ficar assim muito tempo? Durante algumas horas Jesus ficou nessa posição, com pregos atravessados nas mãos e nos pés, sentindo muita dor e cansaço. Ele passou por isso porque queria nos salvar. Em nossa lição aprenderemos um pouco mais desse grande amor.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO: Com antecedência, preparar a maquete do Calvário e as três cruzes. Colocar a cruz de Jesus e as cruzes dos ladrões à medida que for contando a história.
Logo depois que Pilatos deu ordem para que os soldados crucificassem Jesus, foi trazida uma cruz muito grande e pesada. Mostrar a cruz.  O corpo de Jesus estava coberto de sangue e todo ferido por causa das chicotadas que levou. Ele estava muito fraco e abatido, mas, mesmo assim, a cruz foi colocada em Seus ombros e Ele começou a caminhar arrastando-a. Arrastar a cruz na maquete, pelo caminho. Mas Ele estava tão fraco que cambaleou e caiu. Derrubar a cruz. Quando os soldados perceberam que Jesus não agüentaria carregar a cruz, obrigaram um homem chamado Simão, que estava passando por ali, a carregá-la. Levantar a cruz e carregá-la até o monte, enquanto fala. Simão nunca tinha visto Jesus, mas ficou muito feliz e agradecido por poder carregar a cruz para Ele. Daquele dia em diante tornou-se discípulo também.
 Dois ladrões também foram condenados a morrer na cruz naquele dia. Quando chegaram ao monte Calvário os ladrões tentaram fugir para não serem crucificados. Mas Jesus não tentou fugir. Colocar a cruz deitada. Os soldados jogaram-No sobre a cruz e com o martelo e os pregos prenderam suas mãos e pés na madeira. Mostrar os pregos e bater o martelo sobre a mesa para fazer barulho. Sabem o que Jesus disse enquanto os soldados faziam seu terrível trabalho? Ele orou a Deus para que tivesse misericórdia daqueles homens maus. Ele disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Que amor maravilhoso o de Jesus. Orando até por aqueles que O torturavam!
Os soldados levantaram a cruz com Jesus e a jogaram em um buraco. Colocar a cruz em um buraco na areia. Isto lhe causou grande dor. E, além da grande dor, Ele ainda teve que ouvir maldições e zombarias. Os sacerdotes e o povo diziam (falar com voz de escárnio): “Salvou a outros mas a Si mesmo não pode salvar. Se Ele é o Cristo, desça agora da cruz para que creiamos nEle”. Jesus ouvia aquilo em silêncio. Ele poderia realmente descer dali e destruir a todos, mas suportou tudo e preferiu ficar  e morrer por você e por mim.
A cruz de Jesus foi colocada entre as cruzes dos dois ladrões. Colocar uma cruz de cada lado da primeira cruz. Um deles (apontar para uma das cruzes) viu o julgamento de Jesus e ouviu Pilatos dizer várias vezes que Ele não tinha feito nada de errado. Viu também a bondade de Jesus para com os soldados que o pregaram na cruz. Assim, quando o outro ladrão começou a zombar de Jesus, ele disse: “Como você tem coragem de zombar dEle? Nós merecemos morrer assim, mas Ele não”. O ladrão pensou nas coisas maravilhosas que Jesus tinha feito e dito e compreendeu que Jesus era o o presente, aceitando a Jesus como nosso Salvador.  Se todas as crianças da sala já fizeram um concerto com Cristo, pular as próximas instruções e seguir as orientações do próximo parágrafo. Neste momento vou fazer uma oração. Todos devem fechar os olhos. Depois que eu orar, todos devem ficar de olhos fechados e, quem ainda não aceitou esse presente e desejar aceitá-lo agora deve ficar com a mão levantada por alguns instantes. Orar agradecendo a Deus e a Jesus pelo precioso presente da salvação, pedindo que Seu Santo Espírito trabalhe no coração das crianças para que O aceitem. Ao terminar, verificar quem ficou com a mão levantada e combinar para se encontrar depois da Escola Sabatina. Escolher um lugar silencioso e tranqüilo. Seguir os passos indicados em “Levando a Criança ao Salvador”, pág. 13.
Se todas as crianças já receberam a Jesus como Seu Salvador, dizer: Pode alguém dar a Deus algo suficientemente grande para conseguir o perdão dos pecados e a vida eterna? Não a salvação é um presente de Deus, pago com o sangue do Senhor Jesus Cristo. Mas, uma vez que receba o perdão de Deus e se torne Seu filho, você pode dar algo a Deus: VOCÊ MESMO! Mostrar as três caixas de presente. Lembram-se das três caixas de presente? Uma é o presente de Deus, outra o presente de Jesus e a outra é o nosso presente para Eles. A consagração é o presente da gratidão. É dar a si mesmo e tudo que possui ao Senhor,  sem reter nada, para que Ele use como quiser. Mostrar a figura “A qualquer lugar”. Isso significa que você estará disposto a ir a qualquer lugar que Deus mandar para falar dele, até na casa de alguém que aborreça você. Mostrar a figura “A qualquer tempo”. Obedecer e seguir a Jesus em todo momento, mesmo quando estamos no meio da brincadeira preferida ou quando está chovendo ou quando temos que ir sozinhos. Mostrar a figura “Qualquer coisa”. Fazer coisas difíceis ou fáceis para Deus. Pedir a Deus que mostre o que Ele deseja de sua vida e pedir também o poder necessário para realizar Seu desejo.
Agora que já sabemos o que podemos dar, aqueles que desejam oferecer o presente da consagração a Jesus devem vir à frente e colocar o coração que está preso na roupa de vocês dentro desta caixa. Deixar que as crianças venham e coloquem seus corações na caixa de presentes. Depois, colocá-la perto da figura de Jesus com braços abertos . Dizer: Jesus ficou muito contente com nosso presente. Ele percebeu que valeu à pena todo o Seu sofrimento na cruz, porque vocês estão se entregando para Ele. Que vocês façam isso todos os dias para que Ele continue feliz.
Professor, antes de fazer este convite a outros, examine seu coração. Você pode dizer sinceramente: “Senhor, irei a qualquer lugar, a qualquer tempo, farei qualquer coisa que Lhe agrade”? – Não tente guiar uma criança por um caminho que você se recusou a seguir.
Baseado na Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, pág. 1356.

E. CONTANDO AOS OUTROS:
Dar uma cópia da caixa de presentes  para cada criança. Deixar que pintem e enfeitem e montem. Enquanto trabalham, dizer: Contem a todas as pessoas do grande presente que Deus nos deu: o perdão dos pecados e a vida eterna. Contem de seu amor e bondade e do grande sofrimento de Jesus para pagar este presente. Usem essa caixinha de presente para contar tudo isso a alguém que ainda não recebeu o presente da salvação ou a alguém que ainda não deu a Jesus o presente da consagração.







2 comentários:

Tia Andrea disse...

Irmãos,Deus abençoe a vida de cada um envolvido neste trabalho.vocês são uma benção,e espero profundamente que recebamde Deus muitíssimas e ricas bençãos da parte de Deus.Andrea /Guarulhos.S.P.

Mayara Souza disse...

Amei está história a maneira como foi organizada. Estou pesquisando sobre este tema e agradeço a Deus pela sua vida, continue sendo um canal de bênçõa!

A Paz do Senhor!

Que bom que você veio!

Volte Sempre!