domingo, abril 04, 2010

Projeto Missões - Tesouros Infantis






2º Trimestre




Projetos Missionários

Os projetos missionários são desenvolvidos para que as crianças se envolvam com missões:
- através de suas ofertas, suas orações e de seu testemunho.
Em “Missões” as crianças também conhecem um pouco mais sobre a nossa obra mundial, sendo desafiadas a cooperar com a causa do Mestre em todo o mundo.

Condições para o êxito:
- Preparar o material com antecedência;
- Seguir o projeto corretamente (ou aprimorá-lo);
- Mostrar entusiasmo (o professor deve avaliar também seu envolvimento com missões).


Oferta do 1º sábado (03 de abril)

Conclusão da Escola Missionária Ebenézer em Honduras.
Honduras é um país da América Central com 112.492 quilômetros quadrados e 7.792.854 habitantes. A população é composta principalmente por mestiços, que perfazem 90%; 7% são nativos (miskitos, pechs, jicaques, lencas); 2% negros e 1% brancos. O espanhol é a língua oficial, e existem também línguas indígenas. A principal religião é o catolicismo romano, que conta com 85% de adeptos; há também 10% de protestantes e 5% de adeptos de outras crenças.
A mensagem da Reforma veio a Honduras no ano de 1960, quando o irmão Silvestre Cabanillas e outros colportores começaram aqui o trabalho de colportagem. No ano de 1963, a igreja foi registrada em agências governamentais e, desde então, Honduras vem sendo o “semeador” da semente em toda a América Central.
Tendo em vista a grande necessidade de preparar jovens para ser cooperadores na vinha do Senhor, a União Central-Americana iniciou a construção de um edifício para a "Escola Missionária Ebenézer". A propriedade está localizada na cidade de Siguatepeque, a cerca de duas horas de distância de Tegucigalpa, a capital. Até o momento, dois grupos de jovens já completaram os dois anos de curso prático. Isso foi conseguido com a ajuda de vários irmãos da Conferência Geral. Mas o projeto de construção precisa ser concluído, e fazemos um apelo à generosidade dos nossos irmãos, irmãs e amigos da verdade presente em todo o mundo.
"A igreja de Cristo na Terra foi organizada para fins missionários, e o Senhor deseja ver toda a igreja em busca de formas e meios pelos quais grandes e pequenos, ricos e pobres, possam ouvir a mensagem da verdade. Nem todos são chamados para o trabalho pessoal em campos estrangeiros, mas todos podem fazer algo por meio de suas orações e ofertas para ajudar o trabalho missionário." — Counsels on Sabbath School Work (Conselhos sobre a escola sabatina), p. 135. Agradecemos antecipadamente sua generosa contribuição para este valioso projeto.

Seus irmãos e irmãs da União Central-Americana.

Curiosidades sobre Honduras

Três versões explicam o nome de Honduras. Segundo a lenda, ao ali aportarem, os descobridores, na quarta viagem de Colombo, deram graças a Deus por tê-los livrado das Honduras (profundidades) por que haviam passado. A segunda versão diz respeito à profundidade das costas nessa região e à conseqüente dificuldade que os espanhóis encontraram para ancorar seus navios, em 1523. A última pode relacionar-se à profundidade dos vales da região.
Nas planícies costeiras o clima é geralmente quente e úmido, mas ameniza-se com a altitude. Distinguem-se no país três regiões climáticas: a do litoral do Atlântico, quente, úmida e insalubre; a dos montes e vales interiores, de clima temperado; e a das planícies e da vertente do Pacífico, muito quente e relativamente seca. Nas partes mais quentes a temperatura oscila entre 26 e 28o C, e cai para 10o C nas grandes elevações.
A economia hondurenha depende muito da produção e exportação de bananas, café, açúcar e madeira, sobretudo mogno e pinho. A principal indústria é a do açúcar.
Os garifunas, ou negros caribenhos, são descendentes de escravos trazidos da África no século XVII, por navios ingleses e espanhóis. Algumas vezes, estes barcos naufragavam e os escravos escapavam. Outros escravos eram libertados por seus donos. Muitos deles estabeleceram-se na Ilha de São Vicente, onde misturaram-se com os índios caribenhos.
Eles trouxeram consigo o costume de adorar espíritos, o que misturaram ao catolicismo. A maioria das crianças garifunas são batizadas na Igreja Católica Romana, mas protegidas dos espíritos maus através de uma tira amarrada ao pulso. Quase todas as casas possuem uma cruz do lado de fora da porta, para proteger a família do mal, que acreditam ser causado pelos muitos espíritos, os quais pensam viver ao redor deles. Eles crêem que o uivo dos cachorros é um presságio.
Quase todo o povo garifuna fala espanhol, a língua dos países nos quais vivem. Eles também possuem sua própria linguagem, que falam entre si. Apenas algumas outras pessoas a aprenderam. Agora, o Novo Testamento foi traduzido para a língua garifuna, e a tradução do Antigo Testamento já foi iniciada. Esse é um povo que precisa muito conhecer o evangelho de Cristo e libertar-se da superstição.
Os Miskito são um povo ameríndio da América Central. Seu território vai de Honduras até o Rio Grande, na Nicarágua.
Motivos de Oração por Honduras.



Querido Jesus,



1 Obrigado pelo Novo Testamento na língua garifuna. Que a tua Palavra na linguagem deles, possa falar aos corações das pessoas.
2 Que o Antigo Testamento fique pronto rapidamente. Por favor, usa-o para ensinar mais a todos que o lerem sobre o teu cuidado por aqueles que seguem a ti.
3 Dá paciência aos missionários que pregam o evangelho a esse povo e ao restante do povo de Honduras.
4 Ajuda os nativos cristãos a escreverem histórias e livros que ajudem o povo a compreender mais sobre si mesmos e sobre o Teu amor por eles.
5 Ó Por favor, envia pessoas para treiná-los, para que se tornem pastores, líderes e evangelistas que ensinem o Evangelho claramente em suas igrejas.
6 Obrigado por cada novo cristão. Ajuda-os a testemunhar para suas famílias e amigos sobre como o Senhor mudou as suas vidas.
7 Ajude que as ofertas recolhidas no dia 3 de abril sejam mais que suficientes para terminar a Escola Missionária naquele lugar e mais hondurenhos venham a se preparar para a volta de Jesus.


Faça um cantinho das missões na sua sala e use-o para falar sobre Honduras durante 1 ou 2 minutos, antes da oferta. Lembre suas crianças de prepararem uma bela oferta para 03/04.
Coloque um cartaz com um mapa de Honduras, sua bandeira e algumas gravuras que lembrem o país. Escreva ORE POR HONDURAS e os motivos citados acima para orarem.
Mostre a localização de Honduras no mapa e a distância do Brasil até lá.
Faça um cartaz com o alvo de ofertas a serem recolhidas no primeiro sábado de abril.
Vista uma boneca com um traje típico de Honduras (ou faça um desenho em um cartaz).
Coloque uma cesta com bananas, leve um pacote de café, um pacote de açúcar e alguns pedaços de madeira e fale sobre os principais produtos vendidos no país (saliente que eles não conhecem os prejuízos à saúde causados pelo café e pelo açúcar).
Enfeite uma caixinha ou cesta com figuras de banana ou miniaturas de bananas e use-a como coletor de ofertas.
Comente sobre o povo garifuna, que não conhece a Palavra de Deus e por isso, vive com medo de espíritos maus. Diga que já temos garifunas que entenderam a Palavra de Deus, mas que é preciso mais missionários ali para pregar-lhes.
Faça uma escola inacabada em uma caixa de papelão e coloque-a junto aos itens acima. Explique que aquela é a escola missionária, onde jovens estudantes vão aprender como ensinar a Bíblia para as pessoas que ainda não conhecem a Jesus. Diga que nossos irmãos de Honduras precisam terminar a construção, para que mais missionários possam estudar ali e depois saírem para pregar o evangelho em Honduras.
Se o alvo das ofertas for alcançado, troque a escola inacabada por uma pronta. Se não for alcançado, deixe a mesma escola. Em todos os casos, agradeça a contribuição de todos.
A cada sábado fale um pouco sobre Honduras e a necessidade de pregar o evangelho por lá. Fale sobre os maias, povos que moravam em Honduras antes dos espanhóis chegarem, que adoravam ídolos e tinham rituais terríveis. Ainda hoje se vê grandes construções deixadas por eles.
Fale sobre a beleza do litoral e do oceano muito azul.
Leve uma travessa de baleadas ou de tamalitos (veja receita abaixo) e explique que essa é uma comida comum em Honduras (deixe as crianças experimentarem, mais tarde).
Quando falar dos garifunas, mostre que eles não conhecem a Bíblia por isso têm muitas superstições, como medo dos espíritos.

A BALEADA é um dos pratos mais representativos da gastronomia hondurenha. Em geral se come no desjejum ou no jantar.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara de água ou leite morno; 1 ovo; 1/2 colher de café de sal; 1/2 xícara de óleo
Misturar todos os ingredientes em um recipiente grande. Amassar a farinha até que solte das mãos. Divida a masa em bolinhas do tamanho de uma bola de pingue pongue. Deixe repousar por uns 30 minutos. Unte uma frigideira e esquente-a. Amasse e estique as bolinhas até tomarem a forma de uma panqueca, não muito grossa. Coloque a massa esticada na frigideira quente, deixe assar de um lado e depois vire-a para assar do outro lado (mais ou menos 2 minutos de cada lado).
Recheie as baleadas depois de assadas com feijão e manteiga ou ricota (também pode-se acrescentar, ovo, abacate, glúten, etc.). Dobre cada círculo ao meio dando o formato de meia lua.

TAMALITOS


Ingredientes: 8 espigas de milho verde; 2 colheres de óleo; 1 cebola picada em cubinhos; 1 pimentão verde moído; ½ xícara de de coentro picadinho; sal a gosto
Para o recheio: 250 g de glúten; 2 ovos cozidos; 3 azeitonas pretas
Vai usar também palhas de milho passadas pela água fervendo para “embalar” os tamalitos.

Modo de fazer: Moer os grãos de milho no liquidificador com um pouco de água. Esquentar o óleo em uma panela com a cebola durante 2 minutos. Acrescente o alho, o pimentão e o sal. Separar um terço e reservar. No restante, acrescentar o coentro e o milho processado, mexendo sempre para que não grude no fundo da panela. Picar o glúten e colocar no condimento reservado, juntamente com os ovos picados e as azeitonas.
Abrir a palha e colocar uma debaixo da outra (com as pontas em direções opostas). Colocar no centro um pouco da mistura de milho e apertar um pouco com a colher. Colocar um pouco do recheio bem no meio e cubrir com mais uma colher de massa de milho. Dobrar uma palha sobre a massa e depois a outra. Dobrar também as laterais, formando um pacotinho (como pamonha) completamente fechado e amarrar com um tira fina da mesma palha. Colocar os sabugos do milho no fundo de uma panela com uns 3 cm de água, e por cima colocar os tamalitos para serem cozidos ao vapor por uns 20 minutos (com a panela fechada).

Bom apetite!


Oferta do 1º sábado (01de maio)



Para estabelecimento de missões ao redor do mundo .
Nosso maior desafio hoje é: como podemos dar a advertência a territórios ainda não desbravados em nosso planeta. Ao olhar um mapa, podemos ver que não temos muitos centros de missão no Caribe, nas ilhas do Pacífico, na Ásia, na África, e até mesmo no rico Continente Europeu. Embora tenhamos recentemente inaugurado muitas novas missões, o custo de mantê-las e desenvolvê-las até que se tornem campos auto-suficientes é muito desafiador, quase impossível para nós. Mas não podemos desanimar. Temos de ir em frente com fé. Com Deus no leme e com a união de esforços de todos os crentes, podemos cumprir nossa parte da comissão!

Seus irmãos do Departamento Missionário da Conferência Geral .


Sugestões:


Amplie um mapa mundi bem grande, pelos menos uma parte da parede da sala. Não precisa colocar as fronteiras dos países, nem as linhas de localização. Recorte só o contorno, em papel colorido (de uma só cor) e monte-o na parede da sala. Observe a lista (página 6) de países ainda não atingidos com a luz da 3ª mensagem e procure-os em um mapa com o nome dos países. Pinte-os de escuro no ser mapa mundi. Cole rostinhos de crianças com roupas típicas destas regiões. Acima do mapa, escreva uma faixa com o verso: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15. Embaixo do mapa escreva a frase: ELES AINDA NÃO CONHECEM A JESUS. A cada sábado fale sobre alguma região do mundo e incentive as crianças a economizarem durante todo o mês para mandarem uma boa oferta. Amplie, em cartolina, as figuras da página 6 (mão, do pé e da nota de dinheiro) para ensiná-las que todos os servos de Deus devem cumprir a ordem de IR e pregar o evangelho. Quem não pode ir aos lugares distantes, deve DAR ofertas para que outros possam ir até lá. E todos devem ORAR pelos missionários e pelas pessoas que ainda não conhecem a Jesus.

Obs.: Se não puder fazer um mapa do tamanho da parede faça-o do maior tamanho que conseguir. Mas não deixe de mostrar o mapa para enfatizar a necessidade de enviar missionários.






Lista de países não alcançados pela mensagem do Movimento de Reforma:

Afeganistão
Albânia
Argélia
Andorra
Antiga e Barbuda
Armênia
Azerbaijão
Bahamas
Bahrain
Benin
Butão
Brunei
Burquina Fasso
Camboja
Cabo Verde
Chade
Chipre
Comores
Congo (Brazzavile)
Coréia do Norte
Costa do Marfim
Cuba

Djibuti
Dominica
Egito
Eritréia
Etiópia
Gabão
Gâmbia
Geórgia
Granada
Guiné
Guiné – Bissau
Guiné Equatorial
Iêmen
Ilhas Marshall
Islândia
Irã
Iraque
Irlanda
Jamaica
Jordânia
Kiribati
Kuwait
Laos
Líbano
Lesoto
Libéria
Líbia
Lichtenstein
Lituânia

Luxemburgo
Madagascar
Maláui
Mali
Malta
Mauritânia
Maurícia
Micronésia
Mônaco
Marrocos
Nauru
Níger
Noruega
Omã
Palau
Quirguistão
República Centro-Africana
São Cristóvão e Neves
São Vicente e Granadinas
San Marino
São Thomé e Príncipe
Senegal
Serra leoa
Ilhas Salomão
Somália
Sudão
Suriname
Síria
Tajiquistão
Timor-Leste
Tonga
Trindade e Tobago
Tunísia
Turquemenistão
Tuvalu
Vaticano








IR













ORAR






Oferta do 1º sábado (01 de maio)


Para um local de cultos na Índia
A oferta do primeiro sábado de junho vai ajudar alguns grupos em Maharashtra que necessitam de locais apropriados para prestar culto. Maharashtra é um estado na costa central ocidental da Índia. A sua capital é Bombaim, o centro económico da Índia. A população de Maharashtra é de 96 752 247, o que o torna o segundo estado indiano mais populoso. Apenas onze países no mundo têm uma população superior à deste estado.
Em todo o país temos apenas 1.018 reformistas (para uma população que alcança mais e 1 bilhão de pessoas). Mas, mesmo com dificuldades, devido a leis que impedem as conversões, nossa mensagem está alcançando um bom progresso na região. A Índia tem sido um celeiro de missionários e pastores em nossa obra mundial. Os mais conhecidos deles são irmão Suresh-Kumar, atual presidente da Conferência Geral, irmão Natarajan e irmão Samy Doss. Incentive suas crianças a colaborarem com a causa indiana. É importante que as crianças conheçam a vida na Índia, mas que também vejam como os indianos precisam conhecer o evangelho de Jesus. Na pág. 23 temos uma breve introdução ao hinduismo. Procure mostrar que nesta religião, como em toda religião falsa, há uma busca por ganhar a salvação através das obras (rituais, banhos purificadores, meditações, etc.). O indiano é altamente religioso, mas sua religiosidade não é capaz de trazer-lhe paz à alma e também não o torna salvo. Deixe claro que apenas os que aceitam a Jesus como seu salvador, crendo que sua morte na cruz foi o pagamento pelos seus pecados, é que poderão ter a vida eterna (João 3:16). Pela fé em Jesus há um novo nascimento interior, nesta vida. Isso contraria completamente o hinduismo que acredita na reencarnação. É também muito importante que as crianças sejam avisadas dos perigos dessas religiões pagãs serem introduzidas de maneira disfarçada: a ioga, por exemplo, tem sido vista como exercícios de relaxamento, quando na verdade são posturas e atitudes inteiramente relacionadas à idolatria.



Sugestão: um diálogo entre dois professores e um boneco indiano contando como é seu país. Faça uma maquete em isopor . Sinalize bem a localização de Bombaim, capital de Maharashtra. Amplie as figuras da página 25, cole-as em cartolina e espete um palito atrás delas. Espete-as na maquete à medida em que for contando a história. Se possível, mostre objetos ou gravuras de alimentos, trajes e costumes indianos. Você também pode preparar Samosas (um prato indiano) e dar um pouquinho para cada criança experimentar (receita na página 24)
Faça um coletor de ofertas como sugerido na pág. 24. No momento de recolher a oferta, chame um casal de crianças. Coloque um lenço indiano na menina e dê o coletor de ofertas para um garoto segurar . Eles também podem fazer a oração de agradecimento pela oferta. Estabeleça um alvo para esta oferta.

Sábado, 08 de maio de 2010.

Professor 1: Oi, gente. Vamos pra Índia para conhecer o Sonu?
Professor 2: Eu, hein. Eu lá quero ir pra Índia para dormir!
Professor 1: Não, não é sono. É Sonu. É o nome do menino indiano.
Professor 2: Ah! Entendi. Então vamos embora pra Índia!

Os dois se dirigem para a maquete da Índia.
Ensine as crianças a falarem “namasté”, que quer dizer “Oi!” em umas das línguas indianas.

Sonu: (Mostrar a figura do menino indiano , pág. 25 e agitá-la enquanto fala) Namasté! Meu nome é Sonu. Eu moro na Índia, um país que fica na Ásia. Mostrar o mapa mundi e fazer uma linha com o dedo indicador, mostrando a Índia em relação ao Brasil. Minha cidade se chama Bombaim. Ela é a capital de Maharashtra, um estado da Índia. Quem nasce na Índia é indiano.
Professor 1: Você sabia que na Índia existem 16 idiomas diferentes?
Professor 2: Nossa que confusão! Como é que eles se entendem?
Sonu: A maioria dos indianos é da religião hinduísta, por isso são chamados de hindus. Eu e minha família somos hindus. Na índia a religião é muito importante na vida das pessoas.
Professor 1: Você sabia que os indianos adoram muitos, muitos deuses?
Professor 2: É mesmo? Mas não existe um só Deus? Que deuses são estes?
Professor 1: São deuses falsos, que eles mesmos inventaram. Nenhum deles é de verdade. Além disso, eles adoram vários animais e plantas: o elefante, o macaco, a vaca e até mesmo o rato! Colocar as figuras espetadas em palitos no mapa da Índia.
Professor 2: Adorar um rato! Ui! Que nojo! Já pensou? Fazer oração para um rato!
Professor 1: Pois é. Eles não conhecem o verdadeiro Deus, que criou todas as coisas, inclusive os animais que eles adoram. É por isso que precisamos mandar missionários para a Índia para que eles conheçam o verdadeiro Deus, que deu Seu Filho Jesus para nos salvar.
Professor 2: Então vamos mandar logo um missionário!
Professor 1: Calma! No primeiro sábado de março, todos os irmãos reformistas do mundo vão mandar uma oferta especial para a Índia. Então nossos irmãos de Maharashtra vão construir uma igreja para reunir as pessoas que querem ouvir da Palavra de Deus. Vamos economizar também para que o Sonu possa receber a visita de um missionário e conhecer a Jesus.
Professor 2: É. Já vou começar a economizar desde agora.

Sábado, 15 de maio.

Sonu: O pavão é o pássaro símbolo da índia. Espetar a figura do pavão. Os indianos dizem que quando ele abre sua cauda vai chover. Eles acreditam nisso porque o pavão abre sua cauda e começa a dançar sempre que tem nuvens escuras no céu.
Sonu: A Bandeira da Índia tem 3 listras horizontais iguais nas cores laranja, branca e verde. Espetar a figura da bandeira. No meio da listra branca existe uma mandala.
Professor 2: O que é mandala?
Professor 1: Os indianos acham que tudo tem um poder mágico. Até um círculo com desenhos dentro. Mas se esse círculo que está na bandeira fosse mesmo mágico acho que não haveria tanta pobreza na Índia.
Professor 2: E o povo da Índia é pobre?
Professor 1: A maioria deles vive em grande miséria, passando fome e sem casa para morar. É muito triste!
Professor 2: Nossos irmão de lá também são muito pobres. Mas ainda assim eles dão tudo que podem para ajudar os missionários. Mas o dinheiro deles ainda assim não é suficiente.
Professor 1: Então vou parar de gastar com bobagens e vou guardar o que puder para ajudar os irmãos indianos no primeiro sábado de junho.
Professor 2: Eu também!

Sábado, 22 de maio de 2.010.

Professor 1: Você sabia que os indianos adoram um rio?
Professor 2: É mesmo? Como eles podem acreditar que um rio vai atender as orações deles?
Professor 1: Eles acham que se tomarem banho nas águas do rio Ganges, estarão limpos de seus pecados.
Professor 2: Mas será que limpando o corpo dá pra limpar o coração?
Professor 1: É claro que não. Só Jesus pode limpar nosso coração e para isso não é preciso fazer nenhuma cerimônia. Basta orar e pedir perdão dos pecados. Nossos pecados são apagados na hora. Além disso, o Rio Ganges tem lugares muito sujos e, mesmo assim, as pessoas continuam tomando banho nele.
Professor 2: Que esquisito! Tomam banho num rio sujo para tentarem ficar limpos!
Professor 1: É por isso que temos de dar uma boa oferta no primeiro sábado de junho. Assim nossos missionários poderão ensinar as pessoas sobre nosso querido Jesus.

Sábado, 29 de maio de 2.010.

Sonu: A maioria dos indianos é vegetariana ou não come carne de vaca. Eu gosto de comer arroz e dhar, que é o iogurte. Depois têm os doces do mercado feitos de coco, caldas e castanhas. Uhnn! São muito bons. O triciclo é um dos meios de transporte da Índia. Muitas pessoas andam de triciclo levando suas coisas. É uma bicicleta com três rodas. Mas o trânsito está cheio de ônibus e carros também. Alguns animais são muito importantes para a cultura das Índia. Eles geralmente estão ligados aos deuses hindus e são sagrados para os indianos.
Professor 1: Você sabia que na Índia as vacas são animais sagrados e andam pelas ruas, soltas no meio do trânsito? Colocar vaquinhas e carrinhos de brinquedo no mapa.
Professor 2: Poxa! Deve ser a maior confusão!
Sonu:O elefante é um animal muito importante na Índia. Eles transportam as pessoas e são adorados pelos indianos. Os indianos acreditam que as vacas são animais sagrados porque elas dão o leite, que é usado para fazer muitos alimentos. É por isso que na Índia não matam vacas nem comem sua carne.
O tigre de bengala tem esse nome porque habita a região de Bengala, na Índia. Colocar um tigre de brinquedo numa região isolada da maquete. De tanto ser caçado é considerado um animal em extinção. Ele tem mais ou menos 3 metros de comprimento e pode pesar de 180 a 280 quilos. Ele pode comer o equivalente a 200 x-burguers em uma única refeição.
Professor 1: Lá na Índia nós temos alguns missionários. Mas eles estão precisando de ajuda. Em Maharashtra os irmãos não têm onde se reunir. E eles já deram tudo que podiam para construir uma igreja...
Professor 2: É pra lá que vai nossa oferta, sábado que vem?
Professor 1: Isso mesmo! Se trouxermos uma boa oferta no próximo sábado eles vão construir uma igreja e assim os indianos que quiserem ouvir a Palavra de Deus terão uma chance. Já pensou se o Sonu se converter?
Professor 2: Com certeza ele ficará feliz quando descobrir que não precisa tomar banho em um rio sujo, nem fazer oração para um rato!

Sábado, 05 de junho de 2010.

Professor 1: Hoje é o dia de entregarmos a oferta para ajudar nossos irmãos da Índia.
Professor 2: É verdade! Acho que eles precisam muito dessa oferta, né?
Professor 1: Sim. Ainda mais que as pessoas da Índia não gostam muito dos cristãos. Elas às vezes maltratam nossos missionários e não dão emprego para nossos irmãos.
Professor 2: Então eles realmente precisam muito de ajuda.
Professor 1: É verdade. Mas eles são corajosos e fiéis a Jesus. Eles não desistem de servir a Jesus. O que eles desejam é que as pessoas compreendam que Jesus é o único caminho para a salvação. Eles desejam muito que seu povo seja salvo.
Professor 2: Bom, eu não posso ir lá na Índia pessoalmente falar de Jesus, mas posso mandar minha oferta para que outros façam isso em meu lugar.
Professor 1: Isso mesmo! Vamos fazer isso agora!
Recolher a oferta e verificar se o alvo foi alcançado. Se não foi, arrumar colocar uma figura de igreja pela metade e dizer que nossa oferta dá pra construir só uma parte da igreja. Se o alvo foi alcançado, colocar uma figura inteira de igreja. Se foi superada, além da figura da igreja, coloque várias pequenas Bíblias espetadas em palitos por todo o mapa e diga que a Palavra de Deus será espalhada na Índia com ajuda das ofertas das crianças.

Curiosidades sobre a Índia (textos extraídos de vários sites da internet, na íntegra)

A Índia sempre foi uma nação extremamente religiosa e milhares de deuses são por adorados em todo o país. O hinduísmo representa a maior parte da população do país, abrangendo 82% dos indianos. O islamismo é a religião de cerca de 12% da população, enquanto o número de cristãos é de 3%, aproximadamente.
Dos mais de 30 milhões de cristãos, cerca de 16 milhões são protestantes ou pertencem a igrejas independentes e 14 milhões são católicos. As campanhas evangelísticas têm obtido êxito apesar da notável tendência de crescimento da perseguição.
A sociedade indiana continua à viver de acordo com o rígido sistema das castas no que cada pessoa está incluída em um grupo de acordo com o trabalho que realiza para a sociedade. Embora esta classificação seja mais flexível na atualidade, por ser impossível mantê-la nos tempos modernos, já que por exemplo todo o mundo mistura-se nos transportes públicos. Porém, no seio das famílias ainda mantém-se, pondo especial cuidado na troca de alimentos, a eleição dos matrimônios ou a situação da maioria das mulheres indianas.
É seu maior paradoxo, a Índia é um país altamente tecnológico que, porém, segue guardado nos costumes mais tradicionais. Nas cidades as mulheres tem conseguido ocupar os mais altos cargos políticos como Indira Gandhi, ou trabalhar em bancos, indústrias e profissões liberais, mas nas zonas rurais sua situação segue sendo precária. Ainda afogam-se meninas ao nascer ante a impossibilidade de pagar o dote ao futuro marido e ainda pode-se ver a imolação de viúvas jovens em fogueiras funerárias ao morrer seu marido e não poder pagar a “dívida” contraída com seu dote à família do finado.
Na Índia as condições de vida são duras. A esperança de vida é de 59 anos para os homens e um mais para as mulheres. Morrem 78 crianças de cada 1.000 nascidos. Existe um médico por cada 2.471 habitantes e a alfabetização da povoação é 48%. Porém, talvez por sua maneira de entender a vida harmonizando todos os aspectos dela, os indianos são um povo que desfruta dos aspectos positivos com intensidade, transmitindo este sentimento a todo aquele que visitar seu país.

Hinduísmo



Denominação do conjunto de princípios, doutrinas e práticas religiosas que surgiram na India, a partir de 2000 a.C. Está fundamentado nos quatro livros dos Vedas que, para os hindus, contêm as verdades eternas reveladas pelos deuses e a ordem que rege os seres e as coisas, organizando-os em castas. Cada casta possui seus próprios direitos e deveres espirituais e sociais. A posição do homem em determinada casta é definida pelo seu carma (conjunto de suas ações em vidas anteriores). A casta à qual pertence um indivíduo indica o seu status espiritual. O objetivo é superar o ciclo de reencarnações, atingindo assim, o nirvana, a sabedoria resultante do conhecimento de si mesmo e de todo o Universo. O caminho para o nirvana, para o hinduísmo, passa pelo ascetismo (doutrina que desvaloriza os prazeres do corpo), pelas práticas religiosas, pelas orações e pela ioga. Assim a pessoa alcança a “salvação”, escapando dos ciclos da reencarnação.

Prática de Fé do Hinduísmo


Nos cultos védicos, os pedidos mais solicitados aos deuses são vida longa, bens materiais e filhos homens. São várias as divindades. Animais como a vaca, rato, e serpentes, são adorados por serem possivelmente, a reencarnação de alguns dos familiares. Existe três vezes mais ratos que a população do país, os quais destroem um quarto de toda a colheita da nação. O rio Ganges é considerado sagrado, no qual, milhares de pessoas se banham diariamente, afim de se purificar. Muitas mães afogam seus filhos recém-nascidos como sacrifício aos deuses.
As quatro castas na Índia são: os brâmanes são os sacerdotes, considerados puros e privilegiados; os xátrias, são os guerreiros; os vaicias, são os lavradores, comerciantes e artesãos; e sudras, são os servos e escravos. Os párias são pessoas que não pertencem a nenhuma casta, por terem desobedecido leis religiosas. Estes não podem viver nas cidades, ler os livros sagrados, nem se banharem no Rio Ganges.
As características principais do hinduísmo são o politeísmo, ioga, meditação e a reencarnação. Estima-se que atualmente existam mais de 660 milhões de adeptos em todo o mundo, com um panteão de 33 milhões de deuses e 200 milhões de vacas sagradas.

TAJ MAHAL


O Taj Mahal é uma das construções mais belas do mundo e teve início no fim de uma linda história de amor. O príncipe persa Shah Jahan apaixonou-se por uma linda jovem chamada Arjumand Begum. Eles casaram-se e tiveram 13 filhos. Mas quando o 14º filho de Shah Jahan e Arjumand estava nascendo, ela não suportou as dores do parto e morreu. O príncipe se desesperou e quase morreu também, de tristeza e desgosto. Para abrigar o corpo de sua amada, ele decidiu construir um palácio, todo em mármore e decorado com pedras preciosas, para ser o mais belo túmulo que alguém poderia ter. O Taj Mahal demorou 22 anos para ser construído e ficou pronto em 1653. Quando Shah Jahan morreu, também foi enterrado no Taj Mahal, ao lado do seu amor.
Receita Indiana - SAMOSAS (pasteizinhos indianos, fritos por imersão, em sua versão original. Nessa versão não ortodoxa eles levam farinha integral e vão ao forno.)

Ingredientes da massa

1 e ½ xícara de farinha de trigo normal
½ xícara de farinha de trigo integral
3 pitadas de sal
4 colheres de sopa de óleo de canola
125ml de água

Preparo da massa


Misture em uma tigela as farinhas, o sal e o óleo, fazendo uma farofinha. Adicione a água e sove a massa por cinco minutinhos. Unte com óleo, cubra a tigela e deixe descansar enquanto faz o recheio.
Ingredientes do recheio

2 batatas médias
100g de abóbora
1 cebola roxa
150g de ervilha (fresca ou em lata)
1 e ½ colher de sopa de curry em pó
sal e azeite

Preparo do Recheio Descasque e corte as batatas e a abóbora em cubinhos bem pequenos (quase do tamanho da ervilha). Cozinhe as batatas, na água ou no vapor, até ficarem macias, porém firmes. No fim do cozimento coloque a abóbora junto. Enquanto termina de cozinhar as duas, pique a cebola. Aqueça um pouco de azeite em uma panela e refogue a cebola, até dourar levemente. Junte à panela a batata, a abóbora e a ervilha. Tempere com curry e sal e cozinhe, mexendo de vez em quando até as batatas desmancharem levemente, formando uma espécie de purê com pedaços. Reserve.

Montagem

Divida a massa em duas metades e abra bem fininha com ajuda de um rolo. Use uma xícara gigante para fazer grandes círculos de massa. Corte cada círculo ao meio e coloque um pouquinho do recheio sobre cada metade. Feche cada samosa juntando as pontas e depois o outro lado (não se preocupe com o formato, vai ficar ótimo de qualquer jeito). Umedeça as bordas levemente com água para grudarem melhor. Disponha os samosas em uma assadeira, pincele com um pouquinho de óleo e asse em forno médio preaquecido até dourarem, o que acontece em cerca de 15 minutos.

Sirva os samosas com chutney de manga ou faça este molhinho rápido: 1 xícara de leite de coco light, 3 colheres de sopa de polpa de tamarindo, 1 colher de sopa de açúcar mascavo e uma pitadinha de sal. A polpa de tamarindo é vendida em garrafinhas, nas lojas de produtos japoneses.

Obs.: Essa receita foi tirada da Internet na íntegra. O molho doce sugerido acima foi colocado apenas para mostrar o costume indiano de misturar coisas salgadas com molhos doces. Se quiser fazer a receita, dê uma “provinha” do molho para as crianças e deixe que levem os pasteizinhos para comer em casa.


Copie e amplie e a silhueta deste palácio indiano em uma cartolina e recorte.
Cole na borda de uma caixa de
sapatos e use-a como
coletor de ofertas para a Índia.






Receita de Massa de modelar caseira

1 medida de farinha de trigo
3 medidas de sal
água apenas até dar o ponto.

Misture todos os ingredientes cuidadosamente. Se ficar muito seca (sem liga) acrescente um pouco mais de água. Cuidado para não ficar mole.



Índia










Bandeira da Índia















Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!