segunda-feira, janeiro 25, 2010

Tesouros Infantis, v3n1 Lição 13

Maria demonstra seu amor a Jesus





Ao final da lição a criança deverá:
SABER que demonstramos gratidão a Jesus quando lhe damos o melhor de nós.
SENTIR – se grata a Jesus por todo o seu amor.
RESPONDER oferecendo a Jesus seus melhores presentes.

PENSAMENTO CENTRAL: POSSO DAR PRESENTES DE AMOR A JESUS

VERSO PARA MEMORIZAR: “Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro”. 1 Jo 4:19.   
            
LEITURA AUXILIAR: Jo 12:1-8; Mt 26:6-13; Mc 14:3-9; O Desejado de Todas as Nações, 557-565.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: produtos perfumados (loções, sabonetes, perfumes, xampus, etc.); Lição:  Bíblia, bonecos, frasco de perfume, caixa para fazer a vez de mesa e retalhos de tecido para servirem de divãs, bolsa ou cofre com moedas; Revisando:  perfume infantil; Aplicando:  gravuras abaixo; Contando aos Outros: sachês preparados conforme instruções abaixo para cada criança, cartão da abaixo.

 COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Usando caixinhas de papelão de diversos tamanhos, criar um cenário com uma mesinha e os divãs em volta dela. Usar bonecos para serem os personagens.

Aplicando:
Copiar, recortar e pintar as figuras abaixo.
Colar em papel cartão, se preferir.





Sachê:
Como embalagem pode-se usar retalhos de TNT, ou qualquer tecido não muito grosso.
Como recheio usar sagu, ou algodão com gotas de perfume, ou sabonete ralado no ralo grosso.
Colocar o recheio dentro da embalagem.
Amarrar com fitilho colorido e prender ou colar o cartãozinho abaixo.


MEMORIZANDO: [Perguntar:] Márcia estava com muita dificuldade com as tarefas da escola quando sua amiga Paula ofereceu-se para ajudá-la. Com isso ela conseguiu tirar boas notas. Márcia ficou muito agradecida e, para retribuir, deu a Paula um grande pedaço de bolo que sua mãe havia feito. Ela fez isso porque Paula a ajudou primeiro. Jesus demonstrou Seu grande amor por nós morrendo na cruz em nosso lugar. Ele merece toda a nossa gratidão, não é mesmo? E, para retribuir o amor, nós também o amamos. [Ler o verso na Bíblia.] “Nós O amamos, porque Ele nos amou primeiro.” Isso é o que diz o nosso versículo para memorizar desta semana. Se decorarmos esse verso, sempre nos lembraremos de agradecer a Jesus. Repitam comigo: “Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro”. 1 João 4:19. [Pedir que apenas os meninos digam o verso. Depois só as meninas. Depois só quem estiver de sapatos. Quem estiver com algo azul na roupa. Quem estiver de cabelo preso. Quem estiver de casaco, etc. No final, recitar com todos juntos outra vez.] 

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Escolher uma das opções abaixo.]
Opção A: [Levar um ou mais frascos de perfume, talco, xampu ou sabonete, bem cheirosos. Deixar que as crianças sintam o cheiro e comparem os diferentes aromas (podem ser masculinos, femininos e infantis). Dizer:] É muito gostoso sentir o aroma de um perfume agradável.  Tudo que tem cheiro bom nos atrai. Pensem em outras coisas que têm cheiro bom, além dos perfumes. Quando a mamãe assa pão ou bolo, o cheiro se espalha por toda a casa, não é verdade? Quando estamos com fome, aquele cheirinho nos atrai e nos dá vontade de comer. Nossa história de hoje fala de um perfume que se espalhou por toda a sala.

Opção B: [Dizer:] Lá na Inglaterra ou nos Estados Unidos, quando alguém quer dizer “Muito obrigado”, diz “Thank you” (pronuncia-se, mais ou menos, tênquiu). Na Espanha as crianças dizem “Muchas gracias”. Na Romêmia falam “Multsumesc frumos” (multisumésc frumós). [Ensinar as crianças a pronunciarem essas expressões.] Algumas pessoas, quando querem agradecer a alguém mandam cartões, outras telefonam, outras mandam flores ou presentes. Na verdade, há muitas formas de agradecer. A história de hoje fala de alguém que demonstrou seu amor e gratidão de forma muito especial.
  
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Perguntar:] Quem aqui gosta de receber presentes? Geralmente damos presentes a pessoas que amamos. Jesus também ficava muito contente quando recebia um presente que alguém lhe dava com amor. Ele gostava quando as pessoas agradeciam. [Mostrar a Bíblia e dizer:] A Bíblia diz que poucos dias antes de morrer, Jesus estava em Betânia, bem perto de Jerusalém e foi convidado para uma festa na casa de um homem chamado Simão. [Mostrar um boneco que represente Simão.] Esse homem era rico e importante. Jesus o havia curado de uma doença terrível: a lepra. Como agradecimento, Simão preparou a festa para Jesus e seus discípulos. [Colocar alguns bonecos para representar os discípulos.] Naquela época havia um costume muito diferente de hoje. As mesas eram baixinhas e os convidados ficavam deitados em um móvel chamado divã. Eles comiam apoiados em um dos braços. [Colocar os bonecos em volta da mesa, sobre os “divãs”.] Na festa estavam também Lázaro, Marta e Maria, os amigos de Jesus. Lázaro estava ao lado de Jesus e Simão do outro lado. Marta, como sempre, estava muito ocupada servindo a mesa. Também havia outras pessoas, muito curiosas, que queriam conhecer Lázaro, o homem que ficara morto por quatro dias. Elas pensavam que Lázaro teria algumas histórias maravilhosas para contar sobre a morte, mas ele não tinha história alguma. A Bíblia diz que os mortos não sabem de nada. Em vez de contar alguma coisa, Lázaro louvou a Jesus e contou às pessoas que Ele era o Filho de Deus.
Maria estava sentada perto de Jesus, ouvindo Suas palavras. Enquanto ouvia, Maria lembrou-se de seus grandes pecados e da bondade de Jesus em perdoá-Los. Também estava muito agradecida porque Jesus ressuscitara seu irmão dentre os mortos. Algumas vezes ela ouvira Jesus falar que iria morrer. Pensando em honrá-Lo em Sua morte, Maria havia comprado um perfume muito, mas muito caro. Ela fez um grande sacrifício para comprá-Lo. Mas ali, naquela festa, muitas pessoas diziam umas às outras que Jesus seria coroado rei. Maria ficou muito feliz em ouvir essas boas notícias. Ele pensou então: “Por que vou demonstrar meu amor a Jesus quando Ele estiver morto? Vou mostrar-Lhe meu amor e gratidão agora mesmo.”
Então, enquanto todos estavam distraídos, comendo, Maria foi bem devagarinho para perto de Jesus e levou consigo o frasco de perfume caro. [Aproximar o boneco que representa Maria, do boneco que representa Jesus.] Bem quietinha, quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça e os pés de Jesus. [Derramar perfume sobre a cabeça e os pés do boneco.] Ela ficou muito emocionada e começou a chorar e a agradecer-Lhe por Sua bondade. Assim Maria lavou os pés de Jesus com aquele perfume tão caro e também com suas lágrimas. E sabem com que toalha os enxugou? Com seus próprios cabelos.
Maria não desejava que ninguém percebesse sua demonstração de gratidão a Jesus. Mas o perfume era tão forte que foi sentido por todas as pessoas da casa. Logo todos estavam olhando para Maria. Judas, um dos discípulos de Jesus, começou a reclamar daquilo e disse aos outros discípulos: “Por que esse desperdício? Ela devia ter dado o dinheiro aos pobres em vez de comprar um presente tão caro”. Mas sabem porque Judas falou isso? Porque ele era o responsável por guardar o dinheiro que era dado aos pobres. [Mostrar a bolsa ou cofre com moedas.] E, quando ninguém estava olhando, ele ia lá e pegava o dinheiro para si mesmo e não dava aos pobres coisa nenhuma. [Pegar algumas moedas da bolsa e guardá-las no bolso ou escondê-las em algum lugar.] Como Judas começou a reclamar, os outros também começaram e logo todos estavam reclamando de Maria. Ela ficou muito envergonhada e resolveu sair logo dali. Mas quando ela estava quase saindo Jesus falou para todos ouvirem: “Deixem Maria em paz. Ela praticou boa ação para Comigo. Porque os pobres estarão sempre com vocês e, quando quiserem, podem fazer-lhes bem. Mas Eu nem sempre estarei.”
Ele disse a todos ali que onde fosse contada a Sua historia, seria também contada a história da linda maneira que Maria usou para agradecer-Lhe. Jesus ficou muito feliz porque Maria demonstrou seu amor. Ele gosta quando Lhe demonstramos amor e gratidão, da mesma forma como gostamos de ganhar presentes.

REVISANDO: [Fazer uma pergunta para cada criança. Quem acertar deve receber uma gotinha de perfume infantil atrás das orelhas.]
1.     Quem deu uma festa para Jesus?
2.     Por que Simão quis dar uma festa para Jesus?
3.     Quem estava presente na festa?
4.     Por que as pessoas queriam conversar com Lázaro?
5.     O que Marta estava fazendo na festa?
6.     Por que Maria quis dar um presente a Jesus?
7.     O que Maria deu a Ele?
8.     Como Maria ofereceu seu presente?
9.  Por que todos souberam  que Maria derramou o perfume sobre Jesus?
10.  Quem não gostou do que Maria fez?
11.  O que Judas fazia com o dinheiro que estava na bolsa?
12.  O que Jesus disse quando Maria ia saindo?
13. O que devemos fazer a quem que nos ajuda?
  


APLICANDO: Maria amava a Jesus porque primeiro Jesus lhe dera amor, perdoando seus pecados e ressuscitando seu irmão. Quero que vocês falem agora de motivos que temos para agradecer a Jesus. [Deixar que falem.] Temos mesmo muitas razões para amar e agradecer a Jesus. Maria demonstrou seu amor a Jesus dando um perfume que custou muito caro.  Como podemos agradecer a Jesus? [Colocar os visuais ou objetos dentro de uma caixa de presentes. Pedir a algumas crianças que venham à frente e escolham um objeto ou visual e o segurem à frente, mostrando-o às outras crianças. Explicar o significado de cada visual ou pedir às crianças que digam como podem usar aquele item como presente para Jesus.]

Coração – Você poderá agradecer a Jesus dando-Lhe seu coração, para que Ele possa ali morar.
CriançaS cantando – Você poderá presenteá-lo com sua voz. Como você pode usar sua voz como presente para Jesus? [Poderá louvá-Lo de todo coração, em casa e especialmente na igreja. Também poderá falar do amor de Jesus a outros.]
DINHEIRO – Como você pode usar seu dinheiro para mostrar gratidão a Deus? [Entregando uma oferta sempre que for possível. Às vezes até deixando de comprar um doce ou um brinquedo, preferindo dar para o Senhor, do que gastar consigo mesmo.]
Mãos – Como você poderá dar suas mãos a Jesus? [Usando-as para fazer o bem, para servir aos outros, auxiliando os que estão à sua volta.]
Pés – Como você poderá dar seus pés ao Senhor? [Usando-os para ir em busca de quem precisa de seu auxílio e andando sempre no caminho do Senhor, sem ir aos lugares onde se faz o que desagrada a Jesus.]

CONTANDO AOS OUTROS: [Fazer um sachezinho para cada criança (ver modo de fazer em “Como Preparar os Recursos Necessários”). Deixar que amarrem a fita ou colem o cartãozinho. Enquanto trabalham, dizer:] Muitas vezes deixamos de agradecer às pessoas que amamos. Precisamos aprender a ser gratos a Jesus e àqueles que nos mostram seu amor. Levem este sachê e escolham alguém que merece sua gratidão para receber este pequeno presente. Contem-lhe a história de Maria e sua demonstração de amor a Jesus e diga-lhe que deseja mostrar também seu amor a Jesus e aos outros.








Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!