domingo, janeiro 24, 2010

Tesouros Infantis, V3N1 Lição 5

Em busca do perdido


Ao final da lição a criança deverá:
SABER que Jesus dá Seu amor e perdão a todos os que estão perdidos no pecado.
SENTIR alegria quando alguém é “achado” por Jesus, inclusive ela mesma.
RESPONDER  reconhecendo que sem Jesus está perdida e ajudando Jesus a encontrar os perdidos.

PENSAMENTO CENTRAL: JESUS ME PROCURA PORQUE SOU PRECIOSO PARA ELE.
VERSO PARA MEMORIZAR: "Há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende." Lucas 15:10.
LEITURA AUXILIAR: Lucas 15:8-10.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais abaixo, preparados conforme instruções abaixo; Conquistando a Atenção:  bandeja, 10 objetos diferentes, toalha; Lição: enfeite de mulher palestina, vela ou lanterna, vassoura, vassourinha (opcional), tapete, mesa com cadeira, moeda; Revisando:  moedas, vale-moedas (abaixo); Contando aos Outros: papel sulfite, moedas, lápis grafite ou cinza ou moedas de brinquedo, saquinho, fitilho.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
Enfeite de mulher palestina:
- Fazer uma tira com um pedaço de cartolina de 2,5 de largura, que se ajuste à cabeça. Pregar em um dos lados um pedaço de filó, tule ou TNT de 76 cm. Veja o modelo ao lado.
- Fazer moedas, cortando círculos de um papel prateado. Costurar ou colar estas moedas na parte da frente do enfeite, assim como mostra o desenho.
- Colocar uma das moedas de tal maneira que possa ser removida facilmente, durante a lição (a moeda poderá ser colocada com fita durex para ser removida facilmente na hora certa).








Memorizando:
Copiar as figuras abaixo em cartolina ou papel cartão. Para usar no flanelógrafo, colar entretela no verso.

Ou, colar em papel cartão e em um palito de churrasco e espetar em uma placa de isopor (ou colocar cada palito dentro de uma garrafa vazia).











Veja abaixo como montar o verso usando garrafas. Para "esconder" um pedaço do verso é só virar uma "moeda".




Foto tirada na igreja de Artur Alvim.


Revisando: Fazer cópias da figura abaixo.







CONQUISTANDO A ATENÇÃO :
              [Colocar 10 coisas diferentes em uma bandeja coberta com uma toalha. Descobrir a bandeja e deixar que as crianças observem o conteúdo por um minuto. Pedir que fechem os olhos. Retirar um item da bandeja e entregar para um ajudante esconder na sala e pedir que as crianças observem outra vez. Perguntar:] O que está faltando? [Dar tempo para que respondam.] Como vocês sabem? Quando alguma coisa que vocês querem ou precisam está faltando ou está perdida, o que vocês fazem? Nossa história de hoje é sobre alguma coisa perdida. [Atividade extraída de Auxiliar para diretores e professores da Escola Sabatina - Primários, primeiro trimestre de 2011, p. 42, CPB.]
  
APRESENTANDO A LIÇÃO:
  [Mostrar o enfeite de mulher palestina. Colocar o enfeite na cabeça de uma menina, se quiser. Dizer:] No tempo da Bíblia, os noivos davam um presente à família da noiva antes do casamento. Isso era chamado de dote. No dia do casamento a noiva recebia esse dinheiro. Muitas vezes ela fazia um diadema como esse com suas moedas. As pessoas que viam o diadema sabiam que seu marido a amava muito. [Tirar o enfeite da cabeça da menina. Abrir a Bíblia na passagem certa e dizer:] Em Lucas capítulo 15, versos 8 a 9, Jesus contou a história de uma mulher que possuía 10 moedas de prata. Vamos imaginar que ela tenha feito com elas um diadema, assim como esse. Vamos contar quantas moedas esse diadema tem. [Apontar as moedas uma por uma e contar em voz alta com as crianças.] Essas moedas eram muito preciosas para ela, por isso era muito cuidadosa com seu diadema. Ela desejava dar essas moedas para suas filhas. [Tirar a moeda colada com fita adesiva, sem que as crianças percebam.] Um dia ela estava arrumando seu diadema quando percebeu que estava faltando uma. Ela contou tudo de novo, para ter certeza. Vamos contar de novo? [Apontar as moedas uma por uma e contar em voz alta com as crianças.] Realmente uma moeda sumiu! Ela ficou muito triste. Que diria o marido dela, seus vizinhos e amigos quando vissem que estava faltando uma moeda em seu diadema?
  É bem possível que o piso da casa daquela mulher fosse de terra seca batida e coberto com palha limpa. Além disso, a casa deveria ser bem escura porque a janela era bem pequena ou talvez nem tivesse janela alguma. Encontrar aquela moeda não seria fácil!
  A primeira coisa que ela fez foi acender a luz. [Acender uma vela ou lanterna.] E começou a procurar por toda parte. [Olhar dentro e embaixo de cada recipiente sobre, embaixo e ao redor da mesa.] Com muito cuidado ela verificou a palha espalhada no chão. Depois pegou uma vassoura e começou a varrer. Varram também, como a mulher varreu. [Varrer um pouco o chão. Deixar que as crianças façam movimentos imitando o ato de varrer ou dar uma vassourinha para que se revezem em varrer um pedaço do chão.] Ela continuou procurando. Mesmo tendo tanto trabalho, ela não desistia. Até que em um certo momento ela resolveu olhar debaixo do tapete. [Levantar uma ponta do tapete.] Então finalmente ela achou sua moeda perdida! Que alegria!  Ela ficou tão feliz que chamou suas vizinhas e falou: “Alegrem-se comigo porque achei a minha moeda perdida!”. 
E Jesus terminou a história dizendo que assim como aquela senhora e suas amigas ficaram muito contentes quando a moeda perdida foi encontrada, há alegria no Céu quando um pecador se arrepende. Os anjos cantam e tocam harpas de tanta felicidade!

MEMORIZANDO:
  [Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Depois, perguntar:] Quem fica feliz quando encontra alguma coisa perdida? A mulher ficou tão feliz ao encontrar sua moeda que saiu contando para suas amigas e todas se alegraram também. Lá no Céu, quando um pecador é salvo, há grande alegria. Sempre que vocês perceberem que alguém perdido foi encontrado por Deus, lembrem-se desse verso. Vamos aprendê-lo agora? [Mostrar o visual do verso e recitá-lo com as crianças por três vezes. Esconder uma das partes e recitar o verso inteiro novamente. Repetir o processo até esconder todas as partes. Misturar os pedaços do verso e permitir que uma ou duas crianças organizem tudo outra vez. Recitar mais uma vez com todas as crianças.]

 REVISANDO:
[Esconder algumas moedas pela sala antes da aula. Tomar cuidado para não colocá-las em lugares de acesso difícil. O número de moedas deve ser o mesmo de perguntas. Na sequência, chamar uma criança e fazer-lhe uma pergunta (abaixo). Se ela acertar ganha um vale-moeda (pág. 41) para ter direito de procurar uma moeda. Faça isto até acabarem as perguntas. Em seguida, deixar que as crianças com os vales procurem por suas moedas. Se algumas tiverem dificuldades, oriente-as com palavras como: está quente, está frio, congelando, etc. Somente as crianças com passes deverão procurar as moedas. As demais deverão assistir à procura. Quando todos encontrarem suas moedas, deverão correr até a frente e dizer juntos, levantando a moeda no ar: “Alegrem-se comigo, pois achei a minha moeda perdida.” Em resposta a classe deverá responder:] “Sim, ficamos alegre com vocês porque acharam a moeda perdida.” [Recolher as moedas.]

Perguntas:

1.     O que a mulher perdeu?
2.     Por que a moeda era tão importante para a mulher?
3.     Porque era tão difícil achar a moeda?
4.     O que a mulher teve de fazer para achar sua moeda?
5.     O que ela fez depois de encontrar a moeda?
6.     Que acontece no Céu quando um pecador se arrepende?
  

 APLICANDO:
  [Chamar uma criança à frente. Deixá-la de costas para as outras enquanto uma delas será escondida em algum lugar fácil da sala ou do pátio. Deixar que a primeira criança vire-se para as outras e descubra quem está faltando. Deixar que procure a criança perdida, orientando-a para que leve-a para a frente e diga as mesmas palavras usadas pela mulher da história, trocando a palavra “moeda” pela nome da criança, como no exemplo: Alegrem-se comigo porque achei o meu Paulinho que estava perdido, ou a minha Aninha que estava perdida”. Então todos devem bater palmas de alegria. Repetir a atividade por duas ou três vezes, trocando as crianças e os lugares. Dizer:] Aquela mulher não desistiu de procurar sua moeda porque era muito importante para ela. Assim também Deus não desiste de encontrar seus filhos que estão perdidos no pecado. Quando eu ou você pecamos é como se estivéssemos perdidos. Deus usa nossos pais, a Bíblia, os pastores e amigos para nos procurar para Ele. Quando nos arrependemos e aceitamos a Jesus como Salvador é como se fôssemos encontrados. E no Céu, Jesus, Deus e os anjos alegram-se muito!

CONTANDO AOS OUTROS:
  [Dar uma moeda, uma folha de sulfite branca e um lápis cinza ou grafite para cada criança. Elas devem colocar a moeda por baixo da folha e passar o lápis por cima até que apareça direitinho a moeda.  Se as crianças forem muito pequenas ou não houver tempo suficiente, entregar tudo semipronto, ou pedir ajuda para uma equipe de adultos ou adolescentes ajudarem na hora de recortar as moedas. Guardá-las em um saquinho e amarrar com fitilho. Pode-se dar também dez moedas de plásticos para as crianças contarem e guardarem em um saquinho ou caixinha. Enquanto trabalham, dizer:]  Usem estas moedas para contar a história para seus amiguinhos. Deixem uma delas escondida  e mostre as outras. Depois, saiam para procurá-la junto com os amiguinhos. Quando encontrar a moeda, explique para seus amiguinhos como Jesus procura por aqueles que estão perdidos e como fica alegre quando os encontra.






Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!